Novos rumos em 2019






        Nada é como planejamos. Estava planejando para escrever esse post ontem, mas não consegui e hoje tive uma ótima notícia em que me fará mudar um pouco o rumo do que desejava escrever.

        No começo do ano, abre-se inscrição para parceria com editoras, o que deixa os blogueiros literários na expectativa de conseguir uma resposta positiva. E ao começarem os feedbacks das mesmas, comecei a receber um não atrás do outro, me deixando bem chateado. Confesso que chegou um momento em que pensei até em encerrar os meus canais que possuo e seguir a vida, mas concluí comigo mesmo que não seria as negativas de editoras que me faria desistir do que mais gosto.

         Resolvi tomar umas decisões que iria postar hoje e como já disse, irei mudar um pouco, pois ao acordar e entrar no whatsapp, vi que tinha saído o resultado da parceria da Editora Novo Conceito e fui selecionado. Juro que fiquei sem reação. E antes já tinha também sido aceito na Editora Presságio e alguns escritores me procuraram também para ler suas obras. E isso para mim já está de bom tamanho.

          Fiquei bem feliz de ter ganhado essas parcerias e sei que algumas negativas que recebi foi de vacilo meu com o blog e ig, mas já está sendo reparado. Esse ano o blog do Leitura Enigmática passará por uma reformulação geral no meio do ano e estará de cara nova. Outras decisões também foram tomadas por mim e são:

- Não irei ficar me matando mais em querer ler seis, sete livros por mês. Eu não consigo, tenho um ritmo lento de leitura e irei ler quatro livros por mês, incluindo os de parcerias;

- Irei ler os livros parados na minha estante;

- Terei mais comprometimento nos grupos de interação e de leitura coletiva que participo;

- Distribuirei meu tempo com mais atividades como assistir filmes e séries. Ano passado fiquei somente em prol dos meios canais literários e não foi legal, pois não tive quase vida social, nem momentos de lazer e esse ano não quero isso; 

- Quero me preparar para as parcerias de 2020, pois já percebi onde que falhei na minha conduta;

- Desejo me dedicar ao máximo nas minhas parcerias atuais, grupos de interação e de leitura coletiva que participo e aperfeiçoar qualitativamente as minhas resenhas, fotos e matérias literárias.

        É isso aí pessoal, quero que 2019 seja um ano produtivo e com novos rumos melhores do que foi 2018 e isso dependerá somente de mim. Irei me fazer o máximo para que dê certo. Até uma próxima.


@Gustavo Barberá - 09/02/2019.

41 comentários:

  1. Olá!
    Esse período nunca é fácil para nós blogueiros. Mas independentemente com os resultados das parcerias, e entendo, que todos querem passar nas editoras que são suas queridinhas, muitos outros também querem, porém a minha prioridade será sempre o prazer que a leitura me proporciona, por isso diminui meus parceiros independentes para focar nas leituras dos livros da minha estante e dos meus ebooks, afinal compro muitos e por assumir compromissos acabo deixando de lado. E confesso que já estou vendo meus resultados, consegui ler vários livrinhos empacados.
    Espero que consiga cumprir suas metas e desejo sucesso em suas parcerias.
    Não desanime, faça no seu ritmo, afinal tudo tem seu tempo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Parabéns pela conquista, e espero que consiga cumprir suas metas, eu realmente nunca fui muito de ir atrás de parcerias, sei lá, acho que isso tira um pouco minha liberdade de falar que não gostei do livro.

    ResponderExcluir
  3. Aos poucos você vai entendendo que quantidade nem sempre é qualidade mesmo! Eu também estou recebendo muitos nãos e sempre fui de ter parceria, então aprendo que tenho que seguir em frente! Parabéns pelas conquistas.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gustavo.

    Te falar, desde que eu entrei na blogosfera (e isso tem mais de 7 anos) eu tento parceria com a Novo Conceito, mas nunca consigo. Eles sempre foram uma editora que eu amei, e apesar de eu não me inscrever em outras editoras, eu fico bem triste, hahaha.
    Mas esse ano eu reconheço que não passei neles pois ano passado não dei tanta atenção ao blog quanto deveria, quem sabe ano que vem?!
    Parabéns pelas parcerias e boa sorte nessa nova caminhada para com o blog!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela vitória você merece essa parceria, fico feliz por você, que o seu 2019 seja um ano de muitas conquistas, e torço pra você realizar todas as metas, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi,tudo bem ?

    Super me identifiquei com o post, ano passado me lotei de livros e percebi que cada um tem um tempo de leitura, algumas histórias devoramos e outras não. Além da pilha de parados aumentar, juntamente com a de desejados...estou focando em acabar as leituras pendentes esse ano.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelas conquistas. Que 2019 seja repleto de coisas boas.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Primeiro parabéns pela parceria. A Novo Conceito é uma editora muito amor.
    As parcerias são muito legais, mas sempre tenha em mente a motivação por você ter criado o blog. Eu pelo menos criei o Livreando para compartilhar as diversas leituras que faço, parcerias vem como consequência.
    Espero que consiga alcançar suas metas e seu propósito para 2020.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Ola parabéns pela parceria, eu já passei por isso também e ficava muito chateada questionando sobre o Blog. Ano passado foi um ano bem corrido e meu ritmo de leitura caiu muito. Mas continuo com minha paixão pelos livros e cada ano é diferente. abraços

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  10. Uau!!!
    Meus parabéns que venha muito mais parcerias
    Mas não se cobre tanto afinal de contas existe publico para todos os gostos!!!
    Bjs,

    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olha só, as negativas só te ajudaram a enxergar melhor muitas coisas e avaliar suas metas e propósitos. As negativas tem um ponto positivo de nos impulsionar e a lutar pelo que queremos. Parabéns pela atitude.

    ResponderExcluir
  12. bem, te desejo sorte pra conquistar todas essas metas... sobre parcerias, eu tenho tanta coisa pfa ler n estante que nem sinto falta de editora, maaaas queria ter tentado com a Cia das Letras [queridinha da vida], mas perdi o periodo de inscrição... de qualquer forma, independente de ter parceria ou nao, nunca vai faltar coisa pra ler nessa vida iahsahsuahsu queria ser imortal xD

    sei que desanima, mas foca em projetos que te façam bem.

    bjs :D

    ResponderExcluir
  13. parabens pela parceria e pelo blog, bjs

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela parceria e que bom que ela veio na hora certa. Acho que todos nós já passamos pela frustração de ser recusado em uma seleção de parceiros, mas os critérios avaliados nem sempre condizem com o trabalho que gostamos de fazer. Através de parcerias, já tive o prazer (e desprazer) de conhecer pessoas maravilhosas (outras nem tanto). Contudo o lado positivo é bem maior e isso nos anima a continuar.

    ResponderExcluir
  15. Essa coisa de receber um não nas propostas de parceria é bem chata mesmo, mas a gente não pode desanimar. Muito legais as tuas resoluções de melhoria, te desejo sucesso nelas e no blog!

    ResponderExcluir
  16. Isso aí, não desista! Só de você já ter noção de quais são os pontos a melhorar, certamente fará com que em 2020 você esteja bem mais organizado e consiga novas parcerias.

    ResponderExcluir
  17. Oi Gustavo!!
    Esse é o período mais tenso para os blogueiros literários. Lá no blog a gente estava com expectativas altas para uma das nossas preferidas, mas acho que não rolou. A gente fica triste, mas não pode desanimar. Também já recebemos muitos não, mas a cada sim a gente comemora como se tivesse ganhado na loteria.
    Parabéns pelas conquistas e siga com o blog independente de parceria!!
    Bjs
    Adriana Cardoso
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Gustavo. Primeiramente, parabéns por essa conquista incrível. Acho que esses resultados de parceria são as coisas que os blogueiros mais esperam nesse início de ano. Muitos nãos, alguns sins, mas acho que nunca devemos desistir. Muita sorte nesse ano! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Isso aí, ótimas metas! Também não quero me matar para ler mais do que posso, ando bem seletiva com os livros, sabe, quero explorar coisas novas, autores e histórias novas, a gente que tem um site/canal sempre se cobra muito para ter conteúdo e acabamos não lendo direito e não sentindo a história, não se envolvendo. Esse ano pretendo também ler os livros parados, me desfazer dos que não quero ler. Que seja um ano super produtivo para nós!

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelas parcerias! Mas evita ter esse objetivo de "ter parceria", Parcerias com editoras não são esse mar de rosas todo não. Priorize produzir um bom conteúdo para os seus leitores, para criar uma audiência bacana e ser notado pelas editoras e autores para que eles venham "atrás" de você e não ao contrário, dessa forma você vai poder ler muito mais coisas que gosta e porque quer invés de ler por "obrigação"

    Abraços
    desconstruindooverbo.com.br

    ResponderExcluir
  21. É sempre muito importante fazermos uma autocrítica e entendermos que a evolução pessoal se faz necessária em muitos momentos. Desejo boa sorte nesse recomeço!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Sobre aquele seu ponto de começar a ler só 4 livros por mês, olhe eu andei nesse dilema sabe? Sentia que para estar neste mundo era preciso ler ler ler ler e ler mais ainda para ser reconhecida. Mas olha, no último ano apercebi-me que chegava a alturas em que estava muito cansada e não vale a pena sabe? Mais vale ler com qualidade do que em quantidade! :)

    Gostei do seu cantinho! Parabéns pelas parcerias (também ando a tentar aqui em Portugal e recebo não atrás de não :/ )

    Beijinhos, Brenda
    http://momentosdeataraxia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  23. Oi, Gustavo.
    Em primeiro lugar, parabéns pelas parcerias!
    No mais, acho tão triste ver o quanto as parcerias com as editoras influencia a vida de vocês, mais jovens na blogosfera! Torço, de coração, que você entenda que parceria não é selo de aprovação e tampouco de qualidade!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  24. Receber respostas negativas é realmente chato, mas eu penso assim 'senão tentar então o não já tenho, vou tentar ganhar um sim' dessa forma o que vier fico muito feliz e as editoras que não fecharem parceria tudo bem, vou tentar no ano seguinte, confio no meu trabalho e uma hora vai!

    E parabéns pelas parcerias que conseguiu!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Você pode ter parcerias com os editores, a questão são os critérios e regras ... Mas, sempre há blogueiros que se submetem para trabalhar de graça, em troca de "livros de graça". Eu não sou a favor disso, porque para mim isso é incentivar o consumismo, se eles quiserem eu farei a revisão mas vão pagar pelo espaço no meu blog, eu não faço para receber um livro, acho que devemos nos valorizar mais ...

    ResponderExcluir
  26. Que bom Gustavo, percebo que vc está bem animado e motivado! Desejo que 2019 seja um ano super produtivo para o blog e repleto de realizações. Parabéns pelas parcerias, tenho certeza que muitas outras virão!

    ResponderExcluir
  27. É muito bom que você tenha pegado os "nãos" que recebeu e transformado numa coisa boa. Me inscrevi em alguma seleções, mas mantive bem claro na minha cabeça que um "não" não significa o fim pra mim. Eu faço as coisas no meu tempo, do meu jeito, e como me fazem bem <3 Ah, e parabéns por sido selecionado pela Novo Conceito!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelas parcerias!

    E receber "não" de algumas editoras nunca deve nos desanimar. Eu geralmente nem concorro. Este ano de 2019 foi o primeiro em que me inscrevi para tentar parcerias com as editoras em geral, para ver no que dava, mas eu já sabia que não seria selecionada, pois não sou focada em redes sociais, meu Ig não serve de nada, não tiro essas fotos que as editoras gostam e nem tenho intenção de fazer nada disso. Gosto do meu blog como ele é e do jeito que resenho os livros que li.

    Fico feliz que você tenha resolvido fazer mudanças que te agradarão, pois a leitura nunca pode ser uma dificuldade e sim um prazer. Ler no nosso ritmo, os livros que queremos ler e não algo por obrigação, é sempre o melhor. Desejo sucesso em suas mudanças e escolhas!

    ResponderExcluir
  29. Oi Gustavo, eu nunca me lancei ao mar das parcerias, embora tenha parceria com alguns blogues que me procuraram e confesso que não me esforço para alcançar parceiros. Sou uma pessoa meio chata para isso. E meu blogue (catarina) é uma gaveta aberta para o meu mundo (quase uma narnia) e não tem espaço para nada além de minhas insanidades mesmo.
    Mas, acho interessante perceber os erros e acertos e buscar melhorar para conquistar o que deseja.
    Gostei dos novos ares.
    bacio

    ResponderExcluir
  30. Realmente a vida é cheia de opções que em muitos momentos até ficamos sem saber em que lado seguir.
    Ficamos felizes ao surgir do nada uma válvula de escape....
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem Gustavo?

    Então cara, leia no seu ritmo, não tente dar passos maiores do que a perna e parabéns pela parceria conquistada com a Novo Conceito. Desejo boas leituras e espero pelo layout novo no blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Respeite seu ritmo, seus gostos literários e se aventure em novos caminhos sem pressão. estamos juntos na Novo Conceito e eu espero que seja um ano glorioso para todos nós.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Amei suas metas, também quero ler meus livros parados na estante e realmente não vale a pena ficar se matando pra ler uma certa quantidade de livros.

    ResponderExcluir
  34. Oi Gu, esse período é realmente muito complicado, quem não passa em parcerias se sente muito mal, eu também recebi um não seguido do outro e pensei em encerrar meu blog, mas a gente faz isso por amor aos livros, não pelas editoras, receber o sim dessas parcerias deveria ser só um bônus, não meta. Espero que o ano só melhore pra nós!

    ResponderExcluir
  35. Muito legal de sua parte reformular as coisas, já que sentiu essa necessidade. Adequar tudo ao seu ritmo para você não se sobrecarregar e nem inforcar sua rotina foi a escolha mais acertada. Ter essa autocrítica que você teve e ter tido a coragem de compartilhar isso com a gente sem se preocupar com o que iriam pensar foi incrível de sua parte. Parabéns pelas parcerias com as editoras e com os autores que te procuraram! Vou ficar de olho para ver as novidades que virão. Boa sorte, sempre!

    ResponderExcluir
  36. É sempre uma sensação de fracasso levar vários nãos, eu mesma esse ano levei vários e só renovei com uma editora. Mas, bola para frente, eu percebi que o que faço é por amar livros e compartilhar com outras pessoas. E esse ano meu ritmo de leitura diminuiu bastante, e já aceitei isso.
    beijos

    ResponderExcluir
  37. Olá, tudo bem?
    Essa época de parcerias sempre mexe com a gente né? Não é fácil receber as negativas e eu também já senti vontade de acabar com o blog. Porém, achei muito bacana você também ter feito uma auto-avaliação e percebido coisas que poderiam ser melhoradas. Se você sentiu que essas mudanças eram importantes, tenho certeza que elas virão para melhor.
    Parabéns pela parceria com a Novo Conceito e desejo que esse seja só o início de um ano de muito sucesso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Primeiro quero parabeniza lo pela mudança de pensamentos. Confesso que também ja passei por isto. As vezes não sentimos nosso trabalho com o reconhecimento que desejamos. Porem a mudança e a reformulação é muito importante para continuar e agradecer as primeiras portas que estão se abrindo.

    ResponderExcluir
  39. Oi tudo bem?
    Parabéns pelas parcerias que vc firmou esse ano, qndo as demais seleções, não fique triste, as seleções desse ano deixaram bastante a desejar (perfis com seguidores comprados e plagiadores aprovados em várias delas foram bem decepcionantes).
    bjo

    ResponderExcluir