Projeto "12 meses com Clarice 2019" 








        Esse ano, o Leitura Enigmática, junto com os blogs parceiros "Café com leitura", "Conduta literária" e "Blog sobre a leitura" iremos estar realizando esse lindo projeto em homenagem a escritora Clarice Lispector, que possui vários contos  publicados. A cada mês, um conto será lido e resenhado nos blogs para que conheçam as histórias dessa magnífica personalidade. 


A ideia surgiu no final do ano passado, quando a Ana Cláudia, do "Café com leitura" disse que tinha o livro "Todos os contos" (foto ao lado) da escritora e desejaria demais ler, só que gostaria de fazer isso coletivamente. Então  partir desse bate papo, nascia o projeto em questão que nos deixou muito motivados.

Esse projeto está aberto durante todo o seu tempo em que estiver em vigor para todos que desejarem participar, será uma imensa alegria tê-los conosco.

A seguir um pouco de sua vida e obras.





         Clarice Lispector (1925-1977) foi uma escritora e jornalista brasileira, de origem judia, foi reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX. Fez parte do Terceiro Tempo Modernista, que com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, põe em cheque os modelos narrativos tradicionais. "A Hora da Estrela" foi seu último romance, publicado em vida.

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1925. Filha de Pinkouss e Mania, de origem judaica, que chegaram ao Brasil em março de 1926, fugindo do antissemitismo disseminado na Rússia durante a Guerra Civil Russa. Fixaram residência em Maceió, Alagoas, onde morava Zaina, irmã de sua mãe. Clarisse tinha apenas dois meses de idade. Por iniciativa de seu pai, todos mudaram o nome. Nascida Haia Lispector, passa a se chamar Clarice.

          Em 1929, mudou-se com a família para a cidade do Recife onde passou sua infância no Bairro da Boa Vista. Fez o primário no grupo escolar João Barbalho. Aprendeu a ler e escrever muito nova e logo começou a escrever pequenos contos. Estudou inglês e francês e cresceu ouvindo o idioma dos seus pais o iídiche. Com 9 anos ficou órfã de mãe. Terminou o primário e ingressou no Ginásio Pernambucano, o melhor colégio público da cidade. Com 12 anos, Clarice mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, indo morar no Bairro da Tijuca. Ingressou no Colégio Sílvio Leite, onde era frequentadora assídua da biblioteca.

         Em 1941, terminado o segundo grau, Clarice ingressa na Faculdade Nacional de Direito, e emprega-se como redatora da Agência Nacional. Depois passa para o jornal A Noite. Em 1943 casa-se com o amigo de turma Maury Gurgel Valente. Nesse mesmo ano, termina o romance "Perto do Coração Selvagem", que retrata uma visão interiorizada do mundo da adolescência. Em 1944 publica o livro que teve calorosa acolhida da crítica, recebendo o Prêmio Graça Aranha.

         Ainda em 1944, Clarice Lispector acompanha seu marido – diplomata de carreira, em viagens fora do Brasil. Sua primeira viagem foi para Nápoles, na Itália. Com a Europa em guerra, Clarice trabalha como voluntária de assistente de enfermagem no hospital da Força Expedicionária Brasileira. 

         Continuou escrevendo, e em 1946 publicou “O Lustre”. Nesse mesmo ano, passa a residir em Berna, na Suíça. Em 1949 publica “A Cidade Sitiada”. Nesse mesmo ano, nasce seu primeiro filho, Pedro. Dedica-se a escrever contos e em 1952 publica “Alguns Contos”. Passa seis meses na Inglaterra e em seguida vai para os Estados Unidos, onde nasce seu segundo filho, Paulo, em 1953. Em 1954, Perto do Coração é publicado em francês.

         Em 1959, Clarice se separa do marido e retorna ao Rio de Janeiro, acompanhada de seus filhos. Logo começa a trabalhar no Jornal Correio da Manhã, assumindo a coluna "Correio Feminino". Trabalha no Diário da Noite com a coluna "Só Para Mulheres" e nesse mesmo ano lança "Laços de Família", livro de contos que recebeu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Em 1961 publica "A Maçã no Escuro" pelo qual recebe o prêmio de melhor livro do ano em 1962.

        Em 1967 publica "O Mistério do Coelhinho Pensante". Nesse mesmo ano, Clarice Lispector sofre várias queimaduras no corpo e na mão direita enquanto dormia com um cigarro aceso. Passou por várias cirurgias e viveu isolada, sempre escrevendo. No ano seguinte publica crônicas no Jornal do Brasil. Passa a integrar o Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Livro. Era considerada uma “pessoa difícil”. Em 1976, pelo conjunto de sua obra, Clarice ganhou o primeiro prêmio do X Concurso Literário Nacional de Brasília. Em 1977 Clarice Lispector escreveu "Hora da Estrela", sua última obra publicada em vida, onde conta a história de Macabea, uma moça do interior em busca de sobreviver na cidade grande. A versão cinematográfica desse romance, dirigida por Suzana Amaral em 1985, conquistou os maiores prêmios do festival de cinema de Brasília e deu à atriz Marcélia Cartaxo, que fez o papel principal, o troféu Urso de Prata em Berlim em 1986.

Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu aniversário. Seu corpo foi sepultado no cemitério Israelita do Caju.


Obras

  • Perto do Coração Selvagem, romance, 1944
  • O Lustre, romance, 1946
  • A Cidade Sitiada, romance, 1949
  • Alguns Contos, contos, 1952
  • Laços de Família, contos, 1960
  • A Maçã no Escuro, romance, 1961
  • A Paixão Segundo G.H., romance, 1961
  • A Legião Estrangeira, contos e crônicas, 1964
  • O Mistério do Coelho Pensante, literatura infantil, 1967
  • A Mulher Que Matou os Peixes, literatura infantil, 1969
  • Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres, romance, 1969
  • Felicidade de Clandestina, contos, 1971
  • Água Viva, romance, 1973
  • Imitação da Rosa, contos, 1973
  • A Via Crucis do Corpo, contos, 1974
  • A Vida Íntima de Laura, literatura infantil, 1974
  • A Hora da Estrela, romance, 1977
  • A Bela e a Fera, contos, 1978
 (Fonte de pesquisa, clique aqui).


Acompanhe as resenhas dos contos, clicando aqui.


      E vocês? Gostam de Clarice Lispector? Deixe seu recado logo abaixo nos comentários. Até uma próxima!!!


@Gustavo Barberá - 20/02/2019.

25 comentários:

  1. Adorei a iniciativa, se eu tivesse blog literatura certamente pediria para participar do projeto,seu blog agora tem um template ótimo, em cor clara, eu tenho um pouco de dificuldade com o tema escuro. Sucesso com o blog e seu novo projeto.

    ResponderExcluir
  2. É uma iniciartiva linda, ousada e enriquecedora. Clarice não é apenas um clássico, ela é uma diva! E tudo que escreveu a tantos anos continua atual.
    Quero acompanhar essa trajetória

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Amei o projeto, espero que consiga, tentei participar de vários ano passado, mas foi bem ruim hahaha Então Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana esse projeto de vocês em homenagem a Clarice, com certeza vamos apreciar maravilhosas resenhas dos contos, já estou ansiosa pra pelas resenhas gosto muito da Clarice Lispecto parabéns pelo projeto abraços.

    ResponderExcluir
  5. Clarice é uma diva atemporal. Amo as obras dela. O projeto de vocês parece incrível, eu mesma se tivesse um pouco mais de tempo não hesitaria em participar.

    ResponderExcluir
  6. Uau!!! Vou adorar estar engajada com vocês em 2019! Vai ser um lindo projeto, tenho certeza!

    ResponderExcluir
  7. Clarice é maravilhosa!!! E achei o máximo o projeto... Parabéns pela iniciativa...
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. A história da Clarice é muito triste. Ela é um símbolo da literatura e uma das mais importantes escritores que existiram. Amei o post <3

    ResponderExcluir
  9. Olá, como vai? Estou realmente muito triste agora, é a primeira vez que venho visitar o seu blog e, encontro um projeto incrível como esse em andamento e, me pergunto: como não soube dele antes????
    Eu também tenho esse livro com todos os contos da Clarice e, adoraria participar com vocês porque, me sinto mais animada quando estou lendo uma obra em conjunto com outros leitores vorazes.

    Beijos e Abraços Vivi
    https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Confesso que sou bem leiga com relação a Clarisse, gostei da iniciativa 🤗

    ResponderExcluir
  11. Olá!Parabéns pelo novo template,ficou maravilhoso!
    Sou fã da Clarice,além de grande escritora ela foi uma grande mulher.
    Com certeza é um excelente projeto e uma linda homenagem a escritora Clarice Lispector.
    Uma bela iniciativa.Sucesso! Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Será um prazer acompanhar por aqui conteúdos inspirados nessa magnífica escritora que para sempre embelezará a literatura, suas palavras a eternizaram, seus versos a fizeram imortal!

    Uma observação: Fiquei feliz por saber que tem lido Amor na Guerra e gostado, muito obrigado!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Oie amore,

    Amo a Clarice e seus pensamentos que nunca morrem.
    Curiosa já pra acompanhar esse projeto maravilhoso de vocês!
    Li somente A hora da estrela e me encantei!


    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ah, já fui leitora de Clarice, mas depois que a internet a transformou em viral, com textos que nem pertencia a autora... me afastei dos livros dela, mas gosto do estilo de Clarice e esse projeto tem me feito pensar em voltar a leitura de seus contos, que é o gênero de Clarice que mais me agrada.

    abraços e parabéns pelo projeto

    ResponderExcluir
  15. Esse projeto é maravilhoso, nos estimula a conhecer mais e nos deliciar com a rica literatura de Clarice Lispector. Uma escritora atemporal, que merece todas as homenagens e reverências sempre.

    ResponderExcluir
  16. Um belíssimo projeto, parabéns aos envolvidos! A Clarice Lispector é, sem dúvida, merecedora dessa homenagem.

    ResponderExcluir
  17. Muito legal o post. Foi bom saber mais sobre a vida dessa incrível autora.
    Não sabia que ela tinha ido para a Europa bem durante a Segunda Guerra Mundial. Já deve ser complicado no geral, imagina ela que era judia.

    É uma iniciativa bem bacana mesmo

    ResponderExcluir
  18. Que interessante o teu post. Acredita que eu não imagina tudo isto? Para ver como é bom ler sobre a vida dos autores. Se me perguntassem eu nunca ia dizer que ela tinha morado aqui! Que vergonha!

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro estes projetos de leitura pois eles ajudam a gente a ler alguns livros que as vezes sozinho a gente não se anima. Queria muito participar mas no momento estou em varias leituras coletivas. Mas quem sabe ao longo do projeto ainda entro. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Uau! Que projeto interessante. Sempre bom fazer novas leituras. Eu tenho curiosidade de conhecer o trabalho da autora, mas ainda não deu.

    Laura Militão

    ResponderExcluir
  21. Eu aprecio o apego a essa autora, eu, particularmente, ainda não encontrei uma obra que me cativasse, mas tenho certeza de que ainda vou encontrar. Gostei do projeto.

    Beijos,
    Estante da Josy

    ResponderExcluir
  22. Olá, Gustavo!
    Que pena que estou com um monte de projeto para esse ano, pois tenho esse livro e achei o iniciativa muito legal. Tenho um receio de começar e não conseguir.
    Boa sorte para essa grande iniciativa!

    ResponderExcluir
  23. Que projeto mais incrível! Eu só li A hora da estrela da autora e curti bastante. Quero ler mais obras da Clarice, e acho que vou tentar participar do projeto.
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem?

    Adorei o prejeto. Gosto bastante das obras da autora.
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pela iniciativa,
    morro de vontade de ler algum livro dela, super me identifico com algumas frases e pequenos trechos a que tive acesso e adoraria poder conhecer pelo menos uma obra completa da autora. Infelizmente não vai ser dessa vez, pois já estou organizando alguns projetos pessoas que vão tomar muito do meu tempo. Então só me resta desejar boas leituras e sucesso ao projeto.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir