Psicologia






          Amo Psicologia. É uma faculdade que pretendo cursar em breve, pois nas outras graduações que fiz, essa disciplina entrou e me deixava cada vez mais apaixonado. Desde então venho por conta própria lendo algumas obras sobre diversos assuntos dessa magnífica área. Hoje irei mostrar m box que comprei há uns três anos atrás que traz o essencial sobre alguns assuntos. 

 


 

a) Carl Gustav Jung: Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura e áreas afins.

b) Sigmund Freud: Sigmund Schlomo Freud, mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista criador da psicanálise. Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco.

c) Psicologia aplicada ao cotidiano: Esse livro fala um pouco de tudo o que representa o conhecimento da Psicologia: os pioneiros Freud e Jung, os sonhos e distúrbios do sono, amor e paixão, os ídolos e a idolatria, casamento, família e crises, a adolescência e seus conflitos, os mitos (e crises) dos super-heróis e os efeitos psicológicos da cores e dos pets na vida das pessoas.Muitos aspectos da vida moderna contribuem para o desequilíbrio psicológico da população. Podemos dizer que vivemos numa sociedade carente, estressada, hostil, ansiosa, angustiada e cheia de medos e incertezas muitas vezes infundados, isto é, vivemos a realidade de uma sociedade emocionalmente doente.

          Há vários outros estudiosos desse ramo que curto demais e já li muito sobre eles, como Piaget, Pavlov, Skinner, Vygotsky, Wallon , entre outros. Para quem gosta como eu, essas leituras fluem tão rápidas que nem se nota quando a obra chega ao final. E sempre estou curioso em ler mais e mais.

          E vocês pessoal, gostam de Psiciologia? Leem assuntos relacionado a essa área? Tem alguma obra que possa indicar? Deixe logo abaixo, nos comentários. Até mais!!!


@Gustavo Barberá - 11/05/2019.

2 comentários:

  1. Olá!

    Estudo Psicologia e adoro esses dois teóricos, são meus favoritos. Freud estudou muito a sexualidade e os nossos desejos inconscientes, enquanto Jung também estudou a Psicologia por trás dos mitos.

    Tem alguns textos no meu blog sobre Freud e Jung que podem te interessar, vou linkar eles abaixo ❤

    Obrigado pela dica, vou comprar esse livro!

    Bruxo ou cientista? Carl Gustav Jung [Especial teóricos - Parte 1]
    O Significado dos sonhos para a Psicologia
    Abrace seu lado malvado - Psicologia Analítica (Reflexão)
    Psicologia & Psicanálise



    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  2. Psicologia também seria uma faculdade que gostaria de fazer, apesar de ter me graduado em uma área totalmente diferente, esse é um assunto que me fascina e gosto sempre de saber mais. Esse box é maravilhoso, vou procurar pra ver se acho ele ou algo parecido, certamente é uma leitura que vai aprofundar os conhecimentos de quem gosta do tema.

    ResponderExcluir