A forma da água





          A dica de leitura de hoje é uma obra que li ano passado e gostei demais. A forma da água foi um sucesso tão grande que acabou virando adaptação para o cinema. Vamos saber mais da obra:

            Sinopse: Richard Strickland é um oficial do governo dos Estados Unidos enviado à Amazônia para capturar um ser mítico e misterioso cujos poderes inimagináveis seriam utilizados para aumentar a potência militar do país, em plena Guerra Fria. Dezessete meses depois, o homem enfim retorna à pátria, levando consigo o deus Brânquia, o deus de guelras, um homem-peixe que representa para Strickland a selvageria, a insipidez, o calor — o homem que ele próprio se tornou, e quem detesta ser.
 
         Para Elisa Esposito, uma das faxineiras do centro de pesquisas para o qual o deus Brânquia é levado, a criatura representa a esperança, a salvação para sua vida sem graça cercada de silêncio e invisibilidade. Richard e Elisa travam uma batalha tácita e perigosa. Enquanto para um o homem-peixe é só objeto a ser dissecado, subjugado e exterminado, para a outra ele é um amigo, um companheiro que a escuta quando ninguém mais o faz, alguém cuja existência deve ser preservada.
 
        Mistura bem dosada de conto de fadas, terror e suspense, A forma da água traz o estilo inconfundível e marcante de Guillermo del Toro, numa narrativa que se expande nas brilhantes ilustrações de James Jean e no filme homônimo, vencedor do Leão de Ouro em 2017. Uma história cinematográfica e atemporal sobre um homem e seus traumas, uma mulher e sua solidão, e o deus que muda para sempre essas duas vidas.

            Quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo. É uma história e tanto. Quem já leu, diga o que achou logo abaixo nos comentários. Até mais. 


@Gustavo Barberá - 18/09/2019.

8 comentários:

  1. Adorei a dica de leitura.
    Ainda não li mas desde o lançamento do filme achei o enredo muito diferente e curioso, o livro deve ser melhor ainda!

    Beijos,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais da dica de leitura!! Ainda não li e anotei para comprar..

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  3. Essa história parece ser muito instigante, a sinopse é complexa e diferenciada, a relação entre os protagonistas parece ser muito intensa. Bela sugestão de leitura!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu assisti a adaptação, um filme incrível com efeitos maravilhosos!
    Ainda que eu tenha gostado do enredo, acho que o filme foi bem completo e não tenho curiosidade a respeito do livro, mas tenho certeza que é uma leitura bem fluida!

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Vou te dizer que não tenho vontade de ler esse livro e nem o filme baseado na obra eu assisti, achei tudo muito bizarro sabe?
    Mas dizem que a moral dele é boa.
    Misturar fantasia e suspense sempre dá certo porque fica uma coisa criativa. Mas não é para mim.

    ResponderExcluir
  6. Essa mistura de conto de fadas, terror e suspense quando bem dosadas na maioria da vezes dá uma excelente história. Eu assistir o filme e achei ótimo, mas acredito que o livro seja ainda melhor

    ResponderExcluir
  7. Oi Gustavo,

    Ainda não li essa obra e nem vi a sua adaptação, pois quero de fato ler antes. Eu gosto bastante dessa mistura de gêneros existente na história, pois são coisas que normalmente me conquistam e que possivelmente me fascinariam nessa história. Arrasou na dica e me deixou com mais vontade de ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu nunca li mas esse livro está na minha estante faz muito e muito tempo.
    Eu também estou doida pra assistir o filme, mas prefiro ler primeiro. Assim que eu ler, eu volto aqui e conto.

    Beijos.

    ResponderExcluir