Projeto #12MesesComClarice2019 - Resenha do conto “Gertrudes pede um conselho”







Conto: Gertrudes pede um conselho
Livro: Clarice Lispector – Todos os contos
Autora: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Ano: 2015
Páginas: 656
Onde comprar: Amazon

Hoje é dia de mais uma etapa do projeto #12MesesComClarice2019, onde estou participando com três blogs parceiros, o “Café com leitura” da Ana Cláudia, o “Sobre a leitura” da Amanda e o “Conduta literária” da Fernanda.

          Nesse conto, iremos conhecer Gertrudes, uma adolescente sonhadora e que se sentia de lado e ignorada pela sua família. Cansada de levar essa vida, ela vai a procura de um emprego , o que seria, segundo ela, uma das soluções para seus problemas.

          E nesse emprego ela desejaria ter uma “doutora” que pudesse ser seu refúgio, sua forma de poder se desabafar sobre seus problemas, queria deitar no divã e ser analisada. Estava tão atônita pela entrevista que até imaginava como seria o momento da mesma.






          Ela desejava mudar, mas não sabia como fazer e isso a fazia brigar com sua insegurança e com suas fraquezas, deixando-a colérica e chateada. Até que certo dia, ela se cansa dessa “novela”, descarta a “doutora” e resolve seguir sua vida de forma independente.


“Ela era igual a Amélia, a Lídia, a todo mundo, a todo mundo”.


          Clarice passou de forma explícita a vida de algumas pessoas que são inseguras, solitárias e que desejam se abrir para alguém e que ao passar do tempo, se cansam dessa ladainha, chutam o balde e vão seguir sua vida de forma autônoma, sem mais a necessidade de outra pessoa em seu caminho. 
 
 
 
 
 

          É um conto em que mais uma vez o papel da mulher está presente e novamente Lispector prova que ela não é considerada sexo frágil, pois quando decide tomar uma decisão, não há nada que a faça voltar atrás. É um conto que fará o leitor refletir o tema ficção x realidade. Vale muito a pena conferir quem ainda não leu.


@Gustavo Barberá – 22/10/2019.

 
Menu

8 comentários:

  1. Olá!
    Clarice sempre me inspirou muito, principalmente por esse quesito: trazer as mulheres como tudo, menos frágeis.
    Amei a resenha, vou comprar esse livro com certeza, fiquei muito interessada.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  2. Amo demais a escrita da Clarice, tenho essa seleção de contos e procuro ler um por mês, ainda não cheguei a esse mas já vi aqui será um dos próximos!

    Parabéns pelo post

    Bjs Aruom Fênix

    Blog leituLei de Aruom

    ResponderExcluir
  3. Ou, amigo! A-do-rei sua resenha e suas considerações sobre esse conto de Clarice! O ano está acabando e o projeto indo com sucesso, não é? E, como disse no seu Instagram, super me identifiquei com esse conto! Eu meio que era assim como ela na adolescência!🤦🤩 Tô amando seu blog cada dia mais!!

    ResponderExcluir
  4. Adoro a escrita da Clarice Lispector e as obra delas são espetaculares e sempre trazem uma riqueza enorme embutida em suas leituras. Esse projeto está arrasando. E eu estou adorando poder conferir e acompalhar tudo bem de pertinho através do blog, principalmente. Acredito que o melhor de tudo é esse empoderamente feminino presente na obra. Gostei bastante de conhecer mais sobre esse conto. Perfeito. Já estou aqui desejando ler, com certeza rsrs'.

    ResponderExcluir
  5. Adoro a escrita da Clarice Lispector e as obras dela são espetaculares e sempre trazem uma riqueza enorme embutida em suas leituras. Esse projeto está arrasando. E eu estou adorando poder conferir e acompalhar tudo bem de pertinho através do blog, principalmente. Acredito que o melhor de tudo é esse empoderamente feminino presente na obra. Gostei bastante de conhecer mais sobre esse conto. Perfeito. Já estou aqui desejando ler, com certeza rs'.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Primeiro queria dizer que achei a ideia desse projeto bem legal. Estou acompanhando os posts do Café com leitura e achando bem legal. Gosto muito da escrita de Clarice apesar de ainda não ter lido esse. Gostei também das suas considerações. Esse foco na mulher e seus questionamentos deixa a leitura mais agradável. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Amei esse projeto! Eu sou louca para conhecer mais a fundo a escrita da Clarice Lispector. Eu li algumas coisa na época da escola e mais nada. Hoje sou louca com muito a dos livros dela, inclusive esse.

    ResponderExcluir
  8. Ah, que lindeza. Nunca li nada de Clarice mas ela já está na minha meta de leitura de 2020.

    ResponderExcluir