Trilogia "Fronteiras do Universo"






       Fronteiras do Universo é uma série de livros fantásticos escritos pelo autor britânico Philip Pullman, consistindo em uma trilogia principal, uma trilogia adjacente e quarto livros complementares.


Trilogia principal

      A trilogia principal é protagonizada por uma menina de 12 anos de um mundo paralelo ao nosso chamada Lyra Belacqua, e a partir do segundo livro também por Will Parry, um menino também de 12 anos do nosso mundo, que seguem uma jornada entre mundos paralelos onde se desenrolam conflitos políticos e religiosos. Os mundos apresentados na trilogia são habitados por várias criaturas fantásticas, como panserbjornes, anjos, espectros, fantasmas, harpias, mulefas e muitos outros. São eles:

A Bússola de Ouro (1995)
A Faca Sutil (1997)
A Luneta Âmbar (2000)



Obras complementares


      Os livros complementares são histórias mais curtas do universo de Fronteiras do Universo que giram em torno de personagens da trilogia principal. No Brasil, apenas A Oxford de Lyra foi lançado.

A Oxford de Lyra (2003)
Once Upon a Time in the North (2008)
The Collectors (2014)
O Livro Verde (a ser publicado).



Trilogia The Book of Dust


      Em fevereiro de 2015 foi anunciada uma nova trilogia de Fronteiras do Universo, anteriormente conhecida como um único livro apenas, The Book of Dust (O Livro do Pó, em tradução livre).

The Book of Dust (Volume 1) (2017)
The Book of Dust (Volume 2) (a ser publicado)
The Book of Dust (Volume 3) (a ser publicado)



Títulos da série e dos livros


      O nome original da série, His Dark Materials (seus materiais obscuros, em tradução livre), tem origem no poema épico Paraíso Perdido de John Milton, obra que também inspirou o enredo da trilogia.

      O título do primeiro livro, A Bússola de Ouro, é baseado na versão do Estados Unidos do livro, The Golden Compass. No reino Unido, onde o livro foi originalmente publicado, o título é Northern Lights (Luzes do Norte, em tradução livre. Apesar disso, o título de The Golden Compass também foi pensado por Pullman a partir de Paraíso Perdido.

      O nome da série no Brasil, Fronteiras do Universo, provavelmente foi escolhido em referência ao multiverso apresentado pela história.



Adaptações

      A série de livros já foi adaptada para audiolivros, peças teatrais, um filme (apenas o primeiro livro) e atualmente está sendo produzida uma série de televisão pela Bad Wolf e New Line.


Quando conheci e adquiri a trilogia, ainda não haviam lançado o filme. Assim que o mesmo chegou ao cinema, relançaram o livro "A bússola de ouro" com outra capa - belíssima - o que me levou a comprá-lo novamente.









Menu 

8 comentários:

  1. Boas dicas para quem curte este segmento literário. Sequências de histórias como está tem adquirido cada vez um maior número de fãs, até por isso se fazem cada vez mais presentes no cinema e TV.

    ResponderExcluir
  2. Esse universo dos livros é mesmo mágico, eu amo ler.
    http://www.colecionandosaudades.com

    ResponderExcluir
  3. Interessante trilogia, gosto muito deste tipo de leitura, mas confesso que não conhecia, vou pesquisar melhor e começar a ler um dos livros.

    ResponderExcluir
  4. Eu achou muito bom quando acontece esta trilogia pois nos impulsiona a ler os seguintes livros que as vezes sequências.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Uma amiga minha lê esta trilogia TODOS OS ANOS, pois são os livros favoritos dela. Sempre tive curiosidade em saber o que ela vê de tão especial neles, mas não encontrei para comprar ainda. A descrição é muito boa... parece mesmo ser maravilhosa essa trilogia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha visto esses segmentos mas gostei bastante, espero um dia chegar a ler parece muito interessante. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Gustavo, tudo bem?

    Não conhecia a trilogia, mas já anotei a indicação. É o tipo de trilogia que gosto, principalmente por envolver um mundo paralelo com conflitos políticos e religiosos, e ainda por cima ter vários seres sobrenaturais. Adorei a dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Não é o tipo de leitura que leio com frequência, mas certamente a trilogia será sinônimo de sucesso entre os fãs do gênero!!

    Abraço!

    ResponderExcluir