Resenha do livro "Amityville"





Título Original: The Amityville Horror
Autor: Jay Anson
Ano: 2016
Editora: Darkside
Páginas: 240
Onde comprar: Amazon, Darkside



A mais famosa casa infernal dos Estados Unidos, agora com sua história registrada em um livro para que os curiosos fiquem sabendo realmente o que aconteceu nesse imóvel sombrio e diabólico que está até hoje está localizado na 112, Ocean Avenue em Amityville. Esse lugar e suas histórias fizeram tanto sucesso, que virou uma sequência de filmes aterrorizantes e perturbadores.

          A história conta que no dia 13 de novembro de 1974, a polícia do condado de Suffolk foi surpreendida por um crime brutal que chocou os EUA e se tornou assunto em todo o mundo envolvendo a pacata família Defeo. Alguns dias depois, Ronald Defeo Jr. admitiu ter matado seus pais e quatro irmãos com tiros nas costas, alegando ter sido influenciado por vozes que ouvia dentro de sua cabeça. O crime chocou a população, que começou a tecer teorias; algumas pessoas estranhavam o fato de que todas as vítimas foram encontradas de bruços, outras questionavam como nenhuma delas acordou com os barulhos dos tiros. Não demorou muito para a casa ser considerada mal-assombrada, virando inclusive objeto de estudo dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren.
  







          Treze meses depois da chacina, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa.


“Quando aspergiu as primeiras gotas de água benta e proferiu as palavras que acompanham o gesto, o padre Mancuso ouviu uma voz masculina dizer com terrível clareza: ‘Saia daqui’”.


          A leitura dessa obra foi simplesmente sensacional, para os amantes do sobrenatural, será um prato cheio, quanto mais você lê, mais quer saber o que acontecerá e mais aguçada fica sua curiosidade. E em momento algum a leitura se torna exaustiva ou arrastada, pois sempre algo surpreendente acontecerá em algum momento.


  


          Narrada em terceira pessoa, o livro traz um enredo que praticamente te insere na narrativa, parece que estamos participando dos acontecimentos e nos despertam sensações reais de medo e perturbação e outras cinestesias. As cenas e relatos são aterrorizantes e o escritor acertou em cheio se o objetivo era impactar o leitor, o que deixa esse livro ser fenomenal.


“Bem atrás da filha, assustadoramente visível para George, havia a cabeça de um porco! Tinha certeza de que podia ver os olhinhos vermelhos o encarando”.


          Portas e janelas se abrindo e sendo arrancadas, móveis que se movem, entidades e sons se dissipando e tempestades acontecendo do nada, estão presentes na história, mas o que me pegou de surpresa foram a participação de Lorraine e Ed Warren, pois já estavam trabalhando nessa área do sobrenatural, desde aquela época. Foi incrível.


 
     

           O livro tem uma capa muito bonita, por dentro também possui mapas da casa para nos auxiliar com a leitura, seu miolo é confeccionado com papel de qualidade e possui uma diagramação bem confortável, que não cansa nossa leitura, quando a mesma está sendo intensa.


“Kathy tentou abrir a boca para dizer alguma coisa para o marido. Não conseguiu. Não conseguiu afastar os olhos do demônio com chifres e capuz branco pontiagudo sobre a cabeça. A criatura estava ficando maior, crescendo em sua direção”.


           Nossa, nem sei expressar o que senti ao ler esse livro de tanto que gostei, posso afirmar que ele será uma das minhas melhores leituras de 2019. Queria escrever muito mais, mas a resenha ficaria muito extensa, mas recomendo essa leitura para todos, podem comprar esse livro que será um investimento que valerá muito a pena e será uma leitura e tanto, pois a cada página lida, uma nova emoção e um fato novo surgirão. A tradução é de Eduardo Alves.


@Gustavo Barberá – 06/03/2019

41 comentários:

  1. oi!
    Eu gosto de livros baseados em fatos reais e melhor ainda se for de terror :D Adorei o livro!!

    ResponderExcluir
  2. Acho essa edição maravilhosa mas sendo da Darkside não poderia se esperar menos. Enfim eu não leria esse livro de forma alguma, pois sou uma pessoa muito medrosa, e com certeza não iria conseguir dormir após ler essa história, que possui muito terror, mortes, e acontecimentos sobrenaturais. Porém para os bons amantes do gêneros não podem deixar de ler essa obra, já que vão amar essa trama.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gustavo,

    Uau, parece ser realmente uma obra e tanto, daquelas que nos deixam de queixos caídos e querendo mais ao final. Fiquei muito feliz por saber que foi uma obra tão boa para você, e todos os pontos que citou me agradaram. Mesmo não sendo um gênero que leio assiduamente, fiquei aqui desejando, já que tenho me arriscado mais e saído da minha zona de conforto. Adorei conhecer a trama!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. A capa do livro já me deixa bastante curiosa pelo livro, gostei de saber que o livro possui mapas da casa achei bem legal isso, o livro é bastante interessante, fiquei muito curiosa que bom saber que você gostou do livro, abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem ? A temática me assusta um pouco , mais gosto do fato de ser baseado em fatos reais .

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gustavo.
    Apesar de ser apaixonada por história policiais, sou super cagona para histórias de terror. Rs!
    Acho que se eu leio um livro desses passo uns três dias sem dormir!!
    A edição é linda e tudo o mais, mas o conteúdo não é para mim! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gustavo!
    Como sempre, as edições da Darkside são de arrasar! Sempre me apaixono pelo capricho deles, mas esse é um dos livros que não tenho interesse em ler. A premissa me lembra um pouco "O Exorcista", um filme que me causou muito incômodo quando assisti. Sou muito medrosa, ainda mais com histórias que envolvem mortes violentas (não sei se é o caso, mas as fotos me passaram essa impressão). De qualquer forma, adorei a resenha, pois não tinha muita ideia de como seria o livro. Fico feliz que tenha gostado! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Uau! Histórias com esse toque paranormal sempre me chamam a atenção apesar de não conseguir acompanhar pela falta de coragem rsrs. Dessa casa eu passaria bem longe! Kkkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu amo histórias nesse estilo, mas acredita que ainda não li nenhuma da Dark? Bem triste!
    Conheço a história de Amityville por causa dos filmes, que por sinal, tem um que é incrível e me deixou com bastante medo desse lugar. Ter Ed e Lorraine investigando essa casa deve ser um máximo. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  10. Nossa sua resenha me deixou bem empolgada, adoro histórias com essa pegada de terror e sendo baseada em fatos reais fica mais impactante! O enredo me lembrou o filme Atividade Paranormal. Deve ser um livro que causa frenesi, uma mistura de medo e curiosidade que não nos deixa desgrudar das páginas. Já adicionei Amityville na minha lista.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não curto livros voltados para terror ou coisas do tipo. Mas já enviei seu post para uma amiga que ama

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da criatividadecda foto, confesso qie livros de terror eu não leio com frequência, porém me despertou interesse.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo blog e infelizmente não sou fã deste gênero pois quando vejo fico um pouco assutado rs
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Tenho bastante vontade de ler esse livro. Adoro esse gênero. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  15. AMO ESSE ESTILO DE LITERATURA, já vi esse livro em algumas livrarias e é meu sonho de consumo, sua resenha ficou ótima, fiquei mais interessado ainda em ler

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho muito medo de ler literaturas assim. E olha suas fotos que incríveis? essa do sangue com o machado deu medo mesmo.Para quem curte o genero literário com certeza vai se amarrar nessa indicação.

    ResponderExcluir
  17. Suas fotos estão incríveis! Terror não é meu forte em leitura, mas esse livro parece ser maravilhoso! Tua resenha tá muito boa.

    ResponderExcluir
  18. Já assisti muitos filmes de terror, mas confesso que ainda não li nenhum livro do gênero. A sua empolgação pela leitura me deixou curiosa. A capa é bem chamativa!

    ResponderExcluir
  19. Oi Gustavo,
    Sempre tive vontade de ler Amityville, mas já li algumas criticas dizendo que ele é meio arrastado. Isso me desanimou um pouco mas não desisti dele. Sua resenha me animou novamente. Obrigado.
    Com amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  20. Tenho muita curiosidade pela história dessa casa, estou há um tempo querendo ler o liro!

    ResponderExcluir
  21. Minha filha é apaixonada por filmes de terror e ela já me falou muito sobre a historia dessa casa. Não sei se ela já leu o livro, mas mesmo assim, vou mostrar sua resenha pra ela.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Eu sou apaixonada por filmes e livros de terror, e já vi as adaptações dessa história muitas vezes. Saber que o livro é tão bom, e deixa a gente preso a leitura assim, é muito empolgante! A edição da Darkside é um caso a parte, e já estou muito curiosa pra conferir a trama completa.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  23. Não sou muito fã de história de terror, mas esse livro me deixou bem curiosa.

    ResponderExcluir
  24. Oi! Eu sou bem fã de terror, e muito fã dos Warren, então foi bem legal ter essa história publicada de novo, nessa edição super caprichada da Darkside. Eu gosto de como a história é apresentada, mostrando a casa e os acontecimentos de uma maneira mais próxima e bem assustadora. Parabéns pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥ ~

    ResponderExcluir
  25. Olá!Pelo seu entusiasmo com a leitura,estou certa que é maravilhosamente assustador para quem aprecia histórias de terror,confesso que já fiquei assustada só com a resenha que por sinal bem detalhada e convidativa,mas não tenho esta coragem toda para ler rsrsrs,achei incrível e já vou indicar para minha sobrinha que é fascinada em histórias de terror.
    Excelente resenha! Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Carambaaaaa! Que vontade de ler esse livro! Eu fiquei pensando enquanto lia sua resenha que embora tenha tido uma epoca que eu estava a louca dos suspenses (harlan coben adoidado), nunca li um livro de terror mesmo! Li dexter mas acho que considero ele suspense tbm. A sua resenha nos da a curiosidade, sem spoilers, eu amei! Com certeza entrará na minha lista de 2019 (o plano é pelo menos 1 por mês mas ja to no quinto!).

    ResponderExcluir
  27. Amo livros com fatos reais, essa resenha só faz querer ler o livro completo. O blog está recheado de ótimas resenhas.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Caramba pra ser a melhor de 2019 o livro realmente deve ser bom.
    Adoro as edições da Darkside e esse enredo cheio de terror também é bem instigante.
    Tenho certeza que é uma leitura que me cativará.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  29. Este livro para quem gosta de ação e suspense e sentir o medo na espinha vão ficar acordado anoite doda até devorar todo o livro.Vã sentir um pouco de medo até você passar para a próxima página, amas sabendo que essas coisas realmente aconteceram com essa família. Como é uma história "verdadeira", sabemos que tudo correu bem, mas um epílogo que incluísse esses detalhes teria sido bom para aqueles que não estavam familiarizados com a história.

    ResponderExcluir
  30. Eu vi um dos filmes e ja fiquei morrendo de medo kkk não sei se iria conseguir ler um livro de terror, mas os amantes com certeza amarão ler

    ResponderExcluir
  31. Oi Gustavo!
    Fiquei impressionada com sua resenha e super curiosa para ler o livro, adoro suspense/terror e mistério. Não conhecia o autor, mas o livro já tinha ouvido falar, sendo uma história real acho que isso mais me choca, parabéns pela resenha, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  32. Apesar de estar tentando mergulhar mais em livros do gênero terror, detesto essa coisa de sobrenatural, que envolve espíritos. Porque isso me apavora demais.rs

    Já tinha ouvido falar na história desta casa e da chacina ocorrida ali, inclusive creio que assisti algum filme sobre esta casa, mas não tenho interesse em ler o livro. Não agora, pelo menos.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  33. Sua resenha está muito boa! Eu também li este livro e gostei muito de todo o enredo.

    Abraços,
    blogmetamorfoses.com

    ResponderExcluir
  34. Olá Gustavo!!!
    Apesar de ser uma medrosa quando o assunto são gêneros voltados para o horror não posso simplesmente ignorar e não querer saber acerca mais de livros do gênero e não deu pra resistir aos trechos e não colocar o mesma na minha lista de livros que quero ler ainda.
    Admito que fiquei arrepiada com alguns quotes selecionados e com um tantinho de medo, e adorei saber que tem a presença da Lorraine e do Ed aí.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Esse livro é um clássico, né? Estou com ele para ler já deve uns 4 ou 5 anos, mas admito que me falta coragem. E olha que eu adoro livros de terror e sobrenatural, mas com esse, por algum motivo, tenho um bloqueio. Acontece o mesmo com O Exorcista. Cada vez que leio uma resenha como a sua a curiosidade e a vontade de ler aparecem de novo, mas quando pego o livro pra ler, acabo desistindo. Vamos ver se dessa vez vai.

    ResponderExcluir
  37. Eu nunca li nenhuma obra de terror baseada em fatos reais, e as essas publicações da DarkSide são maravilhosas, então não vejo a hora de ler alguma dessas obras. Minha única preocupação é o fato de ser meio biográfico e focar nas partes de como foram feitas as investigações. Mas preciso conferir para tirar minhas próprias conclusões. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  38. Olá!
    Eu particularmente morro de medo de histórias desse tipo, não sei se teria coragem para ler, especialmente essa. Mas parece uma opção arrepiante se um dia eu quiser sair da zona de conforto. rs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  39. Adoro livros de Terror ( e filmes também)! Mas tive que fazer uma pausa, porque apesar dos meus gostos, sou uma pessoa muito impressionável e, preciso confessar, medrosa hahahah O problema não está na hora de assistir - no caso de filmes - mas na hora de dormir kkk Fico imaginando todo tipo de coisa e relembrando o que vi em filmes. Já de livros, os únicos do gênero que li são do Stephen King, mas depois de tentar ler It A Coisa, precisei fazer uma pausa também, porque fiquei muito agoniada (e olha que não era nem o monstro em si que me assustava, mas as próprias pessoas, acho que o terror dele é muito mais psicológico do que as formas macabras em si). Mas, assim que sentir que o meu estômago para esse tipo de leitura voltou, gostaria muito de ler o livro do Ed e da Lorraine (adorei eles nos filmes) e o de Amytiville.

    ResponderExcluir
  40. Olá!
    Ai, sou doida pra ler este livro (e ver o filme baseado nele) desde que ele foi citado na série Gilmore Girls (e também porque na época já tinha deixado de medo de ler/assistir livros, filmes, séries e afins de terror XD); e saber que o Ed e a Lorraine estudaram sobre este caso... nossa, só aumentou minha curiosidade de conhecer esta história! (Me amarro nos filmes da franquia "Invocação do mal")
    Enfim, parabéns pela resenha.
    Abraços, boas leituras e boa semana.
    Isabelle
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  41. Essa sua foto do machado tá muito forte... rs Já ouvi falar bastante desta história, mas claro que nunca teria coragem em ler porque morro de medo de livros de terror.
    Beijos

    ResponderExcluir