Resenha do livro "Mistérios da bússola azul"





Título Original: Mistérios da bússola azul: o despertar da magia.
Autor: Claudia Pucci Abrahão
Ano: 2018
Editora: Presságio
Páginas: 468
Onde comprar: Amazon


 
Obra gentilmente cedida pela editora.

Mistérios da bússola azul é um livro que irá te fazer viajar em um mundo descontraído, diferente e muito divertido, mas que ao mesmo tempo te fará refletir o mundo real, onde veremos até que ponto o homem chega por dinheiro e ascensão, que o deixa cego a ponto de cometer atos inescrupulosos. 

        A história conta quando Marina acordou com a suave lembrança de um tempo onde tudo era vivo. Quando o futuro que se imaginou não se realiza e o presente é somente um eco do que já foi o passado, só há uma saída: uma carta de demissão. A partir dessa decisão, ela começa a ver um círculo azulado, convocando-o para retornar à Comunidade de Rio das Pinhas, onde há dez anos conhecera a luta dos moradores contra a construção de uma usina. Contudo, sua viagem traz à tona muito mais que memórias. Instigada por sucessivos desaparecimentos e um amor que pensava haver deixado na floresta, Nina descortina o portal para outras realidades jamais sonhadas, onde descobre que seu verdadeiro propósito está entrelaçado à história de muita gente.

 


        Uma das temáticas do livro foi mostrar que o comportamento do ser humano perante o destaque social e financeiro, onde mesmo não havendo necessidade de implantar uma hidrelétrica, a ganância fala mais alto, sem se preocupar com os impactos ambientais, nem nas pessoas que moram naquele local, onde mesmo contra sua vontade, precisariam deixar suas terras, nem que fosse necessário haver derramamento de sangue. 


“Precisamente devido a abundância de recursos naturais naquele lugar, em especial de água, era necessário separar as iniciativas bem intencionadas dos ‘lobos em pele de cordeiro’”.


        Narrada em primeira pessoa, o livro traz um enredo não só polêmico, mas mágico, a fantasia está presente a partir do momento em que Marina fica sabendo de desaparecimentos de pessoas, misteriosamente e também começa a ver uma luz em forma de disco azul brilhando no céu. Certo dia, após uma tempestade, ela, junto de Madalene, uma pessoa que encontra durante a tormenta, ao se abrigarem em um tronco de árvore, onde havia uma fenda, essa se fecha com as meninas dentro e as levam para outro mundo, onde vão achar respostas e também se aventurar com as pessoas que encontrarão pela frente.
 
 

 

        Há a presença de vários personagens, durante a narrativa e dentre elas, a que mais me cativou foi Dona Catarina, uma idosa doce, mas sábia, onde sua disposição e alegria envolvia todas as cenas em que estava presente. Suas cantigas, às vezes, me lembrava um pouco do livro “O Hobbit”. E também gostava das descrições que Marina fazia das coisas que via, entre elas a bússola azul.


“As inscrições pareciam mais claras e, dentro daquela roda, alguma coisa pulsava. Era uma... estrela... uma rosa dos ventos... com uma coisa brilhante no centro.”


        E o que é a bússola azul? Ah, para saber, só lendo a obra e descobrindo você mesmo, mas uma coisa eu digo: valerá muito a pena investir nessa história, pois você não imagina a aventura que está por te esperar. É uma leitura contagiante e emocionante. Recomendo para todos.


@Gustavo Barberá – 17/03/2019.

 

44 comentários:

  1. Puxa, amigo, que história diferente! Até comentei isso lá no instagram! Nos leva a refletir sobre questões do dia a dia, não é? Parece inclusive ser característico da editora, estou errada? Não,é? Sua resenha está, como sempre, o máximo! Parabéns!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, por se tratar de uma fantasia, essa obra nos faz refletir sobre confiarmos em nós mesmos.

      Excluir
  2. Oi, Gustavo!

    Não conhecia o livro e achei a capa linda demais! Achei interessante a ideia da trama de tratar sobre a ganância do ser humano e mostrar uma protagonista que tem a missão de evitar uma catástrofe, mas particularmente achei um pouco confusa. Fiquei muito curiosa para saber o que significa a luz azul que a protagonista vê, então imagino que talvez se eu lesse poderia gostar da história e compreender melhor os mistérios. Adorei conhecer o livro! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A protagonista está revoltada porque querem construir uma usina de energia elétrica e isso iria desabrigar muitas famílias, além de haver um desastre ambiental no local. E em meio a essa problematização, ela ao se proteger de um temporal acaba presa em uma fenda de uma árvore, onde irá levá-la a outro mundo onde se passa a história.

      Excluir
  3. Olá!
    Não conhecia essa obra mas gostei de saber mais sobre a trama. Gosto dos elementos usados na narrativa e imagino que os detalhes fizeram toda a diferença para deixar a leitura ainda mais envolvente.
    Adorei a dica!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      A história é muito envolvente sim, recomendo para todos!!!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia esse livro, achei bacana essa capa e também achei interessante tratar sobre a ganância, algo que consome o ser humano. Parabéns pela resenha, ficou bem legal e vou anotar a sua dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e você?

      Obrigado, e pode ler sem medo que irá adorar.

      Excluir
  5. Adoro leituras de fantasia, e essa me deixou bem curiosa viu! Sou viciada em leitura, então já foi pra lista. Ótima resenha! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é fã de fantasia, então esse livro é um prato cheio, recomendo.

      Excluir
  6. Olá tudo bem ? Quero entra nessa viagem descontraida , com o ministério da bussula azul. A ganância é um tema muito do nosso dia a dia. Fiquei bastante curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e você?

      Então vamos partir para essa viagem e descobrir qual o mistério da bússola azul... =)

      Excluir
  7. Oi, Gustavo! Gostei da premissa desse livro, embora ele tenha um jeito de fantasia, ele parece também ficção científica. Parece uma boa opção de leitura.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Não, é apenas fantasia mesmo. E uma história muito boa, recomendo sua leitura.

      Excluir
  8. O tema de ganância é algo que temos visto atualmente e gera muitos fatos lamentáveis. Parece ser uma ótima leitura, gostei de sua opiniao e resenha do livro. Nao conhecia.

    ResponderExcluir
  9. A premissa da obra não poderia ser mais atual em comparação com as últimas tragédias ambientais que tem acontecido no nosso país como em Mariana, Brumadinho e as enchentes que tomaram conta de várias cidades... O homem, em nome de sua torpe ganância, agride sua própria casa e não percebe que quanto mais o tempo passa sem nada ser corrigido, maior é a cobrança... Ótima sugestão de leitura!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando iniciei a leitura e vi esse assunto no livro, relacionei com essas tragédias na hora. Acho que um dos motivos de ter me envolvido tanto com a leitura foi essa, mas a história em si também é sensacional.

      Excluir
  10. Não conhecia o livro, mas parece bastante interessante. Essa mistura de temas tão sérios e atuais, envolvendo o elemento fantasia tem tudo para render uma ótima trama. Dica anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler sem preocupação que irá gostar muito,recomendo!!!

      Excluir
  11. Gostei muito da proposta da obra em apresentar uma narrativa que mescla a fantasia com a ganância, um sentimento que infelizmente permeia a sociedade do mundo real. Parabéns pela resenha, a dica já está anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, que irá gostar muito. É uma história e tanto!!!

      Excluir
  12. Oi, Gustavo.
    Eu sempre curti uma boa fantasia e, apesar de ultimamente estar viciada em livros policiais, sua resenha me fez querer dar uma chance para essa história! Fiquei curiosa!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Vale muito a pena ler essa obra, sua história é fantástica. Recomendo.

      Excluir
  13. Gostei primeiramente da capa, sou dessas que fica fascinada na capa. É um estilo de leitura que curto e quero ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda, né? Assim como a história, ambas me fascinaram.

      Excluir
  14. Não há como negar que o enredo tem um tema para nos dar reflexões sobre o que está acontecendo no mundo real, além de ser um livro divertido que aborda a ganância na vida de muitas pessoas, fiquei super curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será uma super leitura, você não irá se arrepender, recomendo!!!

      Excluir
  15. No incio a historia me lembrou Alice, depois vi que o enredo tem uma aventura muito mais dinâmica.
    Essa mistura de mistério e suspense deixam a historia muito interessante, e como tempero vem a magia.
    Fiquei louca para ler o livro!

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem uma pitada de Alice em certos momentos e como disse, vai além disso. É incrível a história.

      Excluir
  16. Que livro incrível! Adorei o clima de mistério no decorrer da resenha, deixou tudo muito mais interessante! Sua resenha ficou super completa.

    ResponderExcluir
  17. Oi Gustavo!
    Adorei o enredo da história e a capa. Fantasia e magia combina comigo kkk, fiquei curiosa sobre essa aventura, o ser humano as vezes passam dos limites, onde a ganância visa só a si próprio. Parabéns pela resenha me instigou a ler, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Não curto muito fantasias, no entanto, fiquei bem curiosa em relação a essa leitura, principalmente por abordar esta questão da ganância do homem sem se preocupar com os impactos ambientais que causa. Já anotei a dica e espero poder conferir em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Realmente, esse livro trabalha muito bem esse assunto. É uma leitura maravilhosa.

      Excluir
  19. Olá, Gustavo, tudo bem?
    Confesso que não sou uma super fã de fantasia, mas essa me pareceu interessante. Sem deixar passar que a capa é bem bonita. Vou anotar a dica e ver se me empolgo em sair da minha zona de conforto!
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim que irá adorar, quando menos se der conta, já terá terminado o livro.

      Excluir
  20. faz tempo que nao leio uma aventura daquelas que me deixe extasiada do inicio ao fim, acredito que a proposta desse livro seria uma boa pra mim... não conhecia o livro, mas a premissa me deixou curiosa..
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  21. Ola!!

    Nossa, não conhecia esse livro e a capa me chamou bastante atenção. Gosto de livros que saibam lidar com assuntos importantes de uma maneira mais tranquila de certo modo. Infelizmente ando meio afastada da fantasia e por conta disso não tenho certeza se essa obra é pra mim.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Tente pelo menos,essa história vale a pena.

      Excluir
  22. Logo de ver a capa eu fiquei curiosa com o livro, mas ao ler a sua resenha eu me senti ainda mais interessada em realizar a leitura, parece ser um livro que me agradaria bastante e fiquei curiosa para ler, espero ter a oportunidade em breve. Sua resenha está ótima!

    ResponderExcluir