Resenha "O farol e a tempestade"






Título Original: O farol e a tempestade
Autor: Romulo Felippe
Ano: 2019
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Onde comprar: Amazon, Novo Conceito

 

Obra gentilmente cedida pela editora.


            O farol e a tempestade é um livro que vai superar todos os romances que já li até hoje. É uma história rica em emoções, mas sem aquele estilo água com açúcar ou clichê que vai te deixar desinteressado ou desanimado com uma narrativa sem sentido.

          O livro conta a história de Anne Crawford, uma famosa fotógrafa de Nova Iorque, que ao sofrer um acidente de avião, caindo no mar, é resgatada pelo escritor Samuel Jones, que possui uma ilha naquele local. Só que eles não imaginariam que suas vidas começariam a mudar a partir desse momento.

 




          Confesso que criei muitas expectativas ao saber da obra e fiquei muito preocupado por me decepcionar durante a leitura, pois como dizem, fui sedento no pote de água, mas graças a Deus, após a leitura, era mais do que esperava, foi uma leitura e tanto.


 “A desconfiança é o farol que guia o prudente...”.


          A história já se inicia com força total na vida dos protagonistas, onde nos dois primeiros capítulos já é de se tirar o fôlego. No decorrer da leitura, me senti como se a narrativa fosse uma mistura dos filmes “A lagoa azul” e “íntimo e pessoal”. É muito bom e reconfortante pegar uma obra e realizar uma leitura fluída e produtiva, onde em momento algum se torna arrastada e desinteressante. Romulo Felippe soube perfeitamente fazer uma história completa, com um clímax envolvente, levando o leitor a catarse em prol do destino dos protagonistas e a situação toda envolvida em suas vidas.





          Narrada em terceira pessoa, a obra possui um enredo intenso e surpreendente, onde quanto mais lemos, mais desejamos saber o que irá acontecer, é uma história envolvente, viciante e apaixonante. Tudo o que ela possui nos encanta: os diálogos, as cenas, os personagens, o cenário e a forma como o escritor conduz tudo isso de forma harmônica, como as águas tranquilas da praia dessa ilha, mas ele soube perfeitamente também, no momento certo, deixá-las agitadas e com muitas ondas, nos surpreendendo a cada linha lida. São revelações bombásticas que descobrimos ao decorrer da leitura. Gostei muito também das citações que o escritor coloca de celebridades ou da Bíblia antes de se iniciar cada capítulo.



“Não é pra menos, porque no final, somos como essas embarcações e seus fantasmas. Somos feitos de perdas e destroços”.



          O livro possui capítulos muito curtos, o que me fez deslanchar na leitura e terminar esse livro muito rápido, pois no final de cada um fica aquela curiosidade de saber o que está no próximo. A diagramação é muito tranquila e agradável de ler e as ilustrações são magníficas, bem o estilo do que estamos lendo. Sem falar da capa desse livro, que é sem comentários. 
 
 
 

          Conforme vai chegando o final da obra, me senti como se nem estivesse lendo mais um romance, mas sim assistindo uma minissérie. Foram fantásticas suas cenas finais, com um encerramento digno de um Globo de Ouro. Quem ainda não leu “O farol e a tempestade”, não tem noção do que está perdendo, é uma história que ficará gravada para sempre em sua memória. Eu recomendo!!!


@Gustavo Barberá – 22/05/2019.


24 comentários:

  1. Quando vi o título e a obra entre os lançamento da editora confesso que não me senti interessada pela leitura, no entanto ao ler sua opinião mudei completamente minha opinião. Primeiro que se trata de um romance que foge dos clichês, outro ponto que me chamou a atenção foi o fato de se tratar de uma trama instigante que prende o leitor logo nas primeiras páginas, fazendo com que fiquemos tão curiosos que as páginas passam rapidamente. Por isso e claro que irei incluir esse título na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. A parte de ilustrações do livro tá sensacional hein. Eu ainda não li, mas fiquei extremamente curiosa por se tratar de um romance que foge da linha que a gente conhece.
    Irei pegar para ler.

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro é bonita, gosto muito quando livros tem ilustrações isso até facilita a entender a história, a história é bem fluída, que prende o leitor, depois da sua resenha fiquei bastante curiosa pelo livro, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Acompanhando seu entusiasmo, fiquei tentado a conhecer a obra e já tenho certeza de que também serei impressionado por essa maravilha! Romance é um dos meus gêneros prediletos, mas penso que com nesse livro outras emoções tornaram a experiência ainda mais gratificante. Mal posso esperar por iniciar a leitura!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Super amei ilustrações do livro acho que estão super sensacional.
    Amei a forma como voce abordou o livro, consegui despertar a minha curiosidade e de certeza que fará parte da minha lista de livros por ler!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro ou o autor. A edição está muito bonita pelas fotos, demonstrando o cuidado da editora. Fiquei curiosa em saber mais da história e dos personagens.

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Eu adorei a dica de livro :D não conhecia o trabalho do autor,a historia parece ser bem interessante

    ResponderExcluir
  8. Quando li a sinopse logo me lembrei de A Lagoa Azul, bom saber que estava certa! É tão bom quando encontramos livros que prendem nossa atenção e sua resenha entusiasmado me fez ficar muito curiosa para conhecer saber mais, acredito que a história desse casal inusitado seja super emocionante!

    ResponderExcluir
  9. Mais um autor nacional pra colocar na lista de leituras. Gostei da sua resenha, e somente pela sua satisfação em apresentá-la já dá vontade de ler.

    ResponderExcluir
  10. Impressionante como eu julgo as coisas pela capa, nossa senhora!
    Eu vi esse livro em algum lugar e achei a capa tão simples e meio feia que nem liguei pra ele e olha que eu amo livros nacionais!
    Agora que li sua resenha tá me batendo um baita arrependimento por não ter comprado o livro, socorro kkkkk
    Amei suas fotos!

    ResponderExcluir
  11. olá tudo bem >? preferio os autores brasileiro , uma boa dica , gosto de leituras com capitulos curtos onde a leitura flui mais , sem muita enrolação . o livro está com capa bem interressante e com a fotografia muito bonita.

    ResponderExcluir
  12. Que legal ler sua resenha, pois eu não compraria sem antes ler opiniões, mas fico imaginando agora o acidente e todo o romance acontecendo e o farol. Adoro ilhas assim.

    ResponderExcluir
  13. Gustavo, ainda não conhecia o livro, mas fiquei bastante interessado na leitura. Por trás de um enredo aparentemente simples, parece que o autor desenhou uma história capaz de prender o leitor do início ao fim. Eu gosto de capítulos curtos, também faz minha leitura fluir melhor. É tão bom quando a leitura se torna imagens em nossa cabeça, ganhando ritmo e segurando nossa atenção.

    ResponderExcluir
  14. Que resenha incrível, confesso nunca ter lido essa obra, mas estou muito curioso pra ler depois de ver sua resenha, ainda mais ansioso pelo final

    ResponderExcluir
  15. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Não conhecia este livro, mas já fiquei entusiasmada.
    Parece ser mesmo de render o interesse. Os capítulos curtos parece mais marcante (O livro que estou a ler é assim - A miúda online).
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  16. Livros que tem ilustrações me ganha de cara!!!
    Não conhecia o altor, mas quandso li seu post me lembrou um pouco um filme que já assisti mas não me recordo o nome agora

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Ah, recebi meu livro hoje e achei a edição muito linda. Nem folheei ainda mas já estou curiosa pela leitura. Acho incrível quando livros trazem ilustrações. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro ou o autor. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  19. Oi Gustavo!
    Não conhecia essa obra, a capa é realmente maravilhosa assim também como as ilustrações e o título. Parabéns pela resenha fiquei curiosa em saber mais dos personagens, e como você comentou que já no começo é de tirar o fôlego fiquei empolgada para ler, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  20. Tenho lido ótimos comentários sobre esse lançamento e estou louca para ler. Adoro leituras envolventes e que possuem capítulos curtos e rápidos. Adorei a resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente, se visse esse livro em uma estante não prestaria atenção a ele, mas gostei bastante de sua resenha e ela me fez ficar interessada por essa narrativa, principalmente, por causa do cenário envolvente dela.

    ResponderExcluir
  22. Terminei de ler ontem a noite este livro e infelizmente minha experiencia com ele foi diferente da sua: achei bem cansativo tanto sofrimento. Mas o que me encantou foi o trabalho de arte da obra, é lindo.
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Não conhecia esse livro, a história parece ser boa, mas não sei se leria por agora, ando na vibe de mistérios e investigações! Mas a dica está anotada!

    beijos!

    ResponderExcluir