Sugestões de leitura para o Halloween








        Mês de Outubro é famoso por ser o mês do Halloween. E o Leitura Enigmática entra no embalo dessa festa e irá indicar oito livros para vocês se divertirem e morrer de medo. Vamos a lista: 







Livro: "Manuscritos de Sangue", de Waldick Garrett.

Sinopse: Waldick Garrett mergulha no lado mais sombrio da espécie humana. Faz um voo cego pela psiquê de personagens insólitos, raros - e nem sempre os revela completamente.

Ainda um jovem aos 32 anos, de onde terá recolhido elementos para seu material? Quais áreas escuras da imaginação terá visitado para se inspirar?

Esqueça o atento narrador do cotidiano, de olho na poesia do banal. nem pense em cruzar aqui com o contista romântico, com um pé no lirismo.

      Numa obra tão sombria quanto sensacional, Garrett brinda-nos com histórias ricas em mistério, surpresas, voltas e reviravoltas - peças de um mosaico que se completará só no final do livro.

      É um texto ardiloso, melífluo. Foi tecido pacientemente para nos prender da primeira à última página. 






Livro: "A casa dos pesadelos", de Marcos DeBrito.  Resenha aqui.

Sinopse: Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar àmesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo,que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. 

Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. 

      Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente.

      Mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar. 






Livro: "Horror na colina de Darrington", de Marcus Barcelos.  Resenha aqui.

Sinopse: Ben Simons é um rapaz órfão de 17 anos que vai para a casa dos tios ajudar a cuidar de sua priminha Carla após a tia ter sofrido um derrame. Apesar da infeliz situação de tia Julia, Benjamin esperava que a Colina de Darrington fosse um lugar de certa tranquilidade. 
 
      O que encontra, porém, é uma trama de terror e sangue, cujo único propósito é a conquista de um poder absoluto e inimaginável por meio de forças malignas. A casa esconde segredos terríveis e sombrios. 

      Conheça os caminhos mais tortuosos da mente humana e descubra até que ponto alguém chega para salvar a vida de um ente querido neste intrigante amálgama de suspense e terror sobrenatural. Onde termina o inferno e começa a realidade? Junte as peças e descubra. Sem dúvidas, esta é uma história para aqueles que não têm medo do escuro e de todo o mal que nele habita. 







Livro: "O Senhor da chuva", de André Vianco.

Sinopse: Um anjo perseguido, para não ser destruído, possui o corpo de um ser humano igualmente agonizante. Assim, o anjo quebra uma regra sagrada que dá direito aos demônios de evocarem uma guerra desigual que poderá desencadear a destruição de todos os anjos de luz da terra.

Agora, os dois exércitos estão furiosos, transformando as tranqüilas pastagens de Belo Verde num funesto campo de batalhas onde espadas que parecem chamas, e olhos que parecem brasas, darão o tom nesta misteriosa aventura sobrenatural, repleta de batalhas mergulhadas no mundo dos anjos, dos vampiros... e dos demônios.

      Anjos enfrentam as criaturas do mal em combates corpo a corpo, empurrando espadas e evitando dentadas a todo custo. Os anjos estão em menor número, mas têm esperança... A Chuva.







Livro: "A vida dos pecados", de Soraya Abuchaim.

Sinopse: Final do século XIX. Enquanto o mundo passa por transformações importantes, existe uma vila inóspita, que vive à margem da civilização e que tem as suas próprias e estranhas leis. Lendas escuras a rondam e histórias macabras sobre Ponta Poente povoam o imaginário popular. 

Quando o padre Alfonso Anes, um exemplo vivo de amor e resignação, chega à vila para substituir o seu antecessor, depara-se com segredos que o farão duvidar da própria sanidade, e uma onda de mortes trará o caos para aquele lugar ermo. 

      Quem estará a salvo? Serão estes segredos o fim de quem os esconde? O que esse universo tenebroso revelará para o mundo? Um suspense sinistro, que envolverá completamente o leitor e o levará a compartilhar dos segredos da Vila dos Pecados.







Livro: "A hora das bruxas 1", de Anne Rice.  Resenha aqui.

Sinopse: Continua a hipnótica saga da família em que durante quatro séculos sucedem-se contos de bruxarias e forças ocultas. Essa história se inicia quando Rowan Mayfair, mulher bonita e neurocirurgiã brilhante, consciente de seus poderes especiais, mas ignorante do fato de que eles são herditários, encontra um homem afogado na costa da Califórnia e o faz retornar à vida.

Ele é Michael Curry, alguém que lutou para superar a pobreza e que agora, em sua experiência de quase morte, percebe um novo poder sensorial que ao mesmo tempo fascina e assusta. Num fôlego contínuo, a imaginação de Anne Rice em "A hora das bruxas" leva a acompanhar Rowan em seu jogo inconsciente e arriscado, herança da qual não pode fugir, até uma certa noite de Natal quando a saga familiar atinge o seu surpreendente clímax.

 





Livro: "It - a coisa", de Stephen King. (Essa é a capa antiga)

Sinopse: Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. 

O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. 

      O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em It: A Coisa, clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites. 






Livro: "Exorcismo" , de Thomas B. Allen.  Resenha aqui.

Sinopse: Se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real? Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty, O Exorcista, não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade.
 
A história real aconteceu em 1949, e você pode conhecê-la — se tiver coragem! — no livro "Exorcismo", do jornalista Thomas B. Allen, lançamento da DarkSide Books em 2016. Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos.

      Thomas B. Allen contou com uma santa contribuição para a pesquisa do seu trabalho. Ele teve acesso ao diário de um padre jesuíta que auxiliou o exorcista Bowdern. Como resultado, seu livro é considerado o mais completo relato de um exorcismo pela Igreja Católica desde a Idade Média. Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren definiram a obra de Thomas B. Allen como “um documento fascinante e imparcial sobre a lluta diária entre o bem e o mal”.


      Então, fica a dica de leitura do mês mais aterrorizante do ano. Espero que tenham gostado. Se tiverem mais dicas,  nos passe logo abaixo nos comentários. 


@Gustavo Barberá - 15/10/2018.


Menu.
 

12 comentários:

  1. Olá! =)

    Livros bem propícios mesmo, adoro! E amei ver Stephen King nessa lista. Eu tenho It aqui e já me sinto assustado só de ver o quanto o livro é imenso (rs.). O livro “Horror na colina...” eu comprei recentemente e os demais já anotei como fica.

    Abraço,
    Diego | www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que legal,eu ainda nãon tinha ouvido falar de nenhum deles,vou procurar pra leerr.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que leitura de terror não é minha preferência, mas filmes com certeza.
    Só ultimamente estou querendo ler livros do Stephen King , qual vc me indica?

    www.elizianebarbosa.com

    ResponderExcluir
  4. Boa dica essa lista pra quem gosta, confesso que não sou muito chegando em livros terror prefiro os filmes. Mas mesmo assim achei super interessante

    ResponderExcluir
  5. Alguns eu já conhecia, pelo menos os mais famosos, e outros não tinha conhecimento. Mas adorei a dica, principalmente esse "o senhor da chuva" foi o enredo que mais despertou meu interesse e com certeza vai entrar na minha lista

    ResponderExcluir
  6. Tenho muito medo de filmes e livros de terror, prefiro algo mais leve ou apenas suspense HUHSUASHSUA

    Mas adorei o post e as dicas!

    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  7. Uau! E eu já fiquei com medo de ler "Caixa de pássaros". Esse aí então eu iria ter um mini infarto. kkkk
    Passo longe de terror. Minha mente é fértil, tenho pesadelos. É um horror. rsrs Sério!
    Mas assim mesmo fiquei super interessada nos seguintes títulos: "Manuscritos de sangue", "O senhor da chuva" e "A hora das bruxas" estes três me interessaram, mas de verdade eu talvez adquira o primeiro que citei.
    Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Sem dúvidas amo o Halloween, sempre fui encantada por esse feriado (que o Brasil não tem, digitei chorando). E tirando IT (porque tenho fobia de palhaço) eu anotei todos para ler, amo um bom suspense e terror, já estou ansiosa.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    São livros bem conhecidos que eu já vi falar, mais apesar dessa época do ano, eu simplesmente não tenho curiosidade em ler livros desse gênero. Porém, aos fã de terror, são ótimas dicas.


    ResponderExcluir
  10. Bem, com relação ao Halloween eu vou ler dois livros do Raphael Montes (Suicidas e Jantar Secreto), dois do King (Misery e Carrie) e um da darkside (o menino que desenhava monstros). Todas elas eu já comecei e estavam na minha TBR faziam MUITO tempo e usei o mês pra ler.

    Adorei as suas dicas, todos já estão na TBR, menos IT, porque eu venci na vida depois que li esse calhamaço kkkkk

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  11. Oi Gustavo,
    O que estou com mais vontade de ler desta lista é o do Marcos Barcelos. It será nossa leitura coletiva à partir de Janeiro. Adorei as escolhas e vários deles eu não conhecia. Terror não é meu gênero favorito. Mas comecei a ler o King com um grupo cronológicamente. Vamos ver como vai ser. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Recomendo muito estas leituras também Gustavo, principalmente Exorcismo, que conto o caso real que inspirou o autor de O Exorcista a escrever uma obra tão conhecida!

    Beijos Joi Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir