Resenha do livro "Horror na colina de Darrington"





Título Original: Horror na colina de Darrington
Autor: Marcus Barcelos
Ano: 2016
Editora: Faro Editorial
Páginas: 144
Não é de se surpreender os mais de um milhão de acessos no wattpad que “Horror na colina de Darrington” alcançou e o fez vencedor do “Prêmio Internacional Wattys”. Uma obra recheada com muito terror, mistério e suspense, dosados na hora certa e atingindo o leitor no momento oportuno, não o deixando querer largar o livro até sua finalização. É uma história sinistra e viciante, um prato cheio para os amantes desse estilo de literatura.


 


         A história se passa em 2004, onde Benjamin Simons deixa o orfanato em que viveu desde a infância para ajudar alguns parentes num momento difícil. No entanto, certa madrugada, a tranquilidade da colina de Darrington é interrompida por um estranho pesadelo, que vai tomando formas reais a cada minuto. Logo, Ben descobre-se preso numa casa que abriga mistérios e parece próxima do inferno. Dez anos depois, Ben decide contar tudo o que viveu, desvendando uma conspiração capaz de destruir até a sua própria sanidade.


“Atrás de mim, um bizarro barulho de cascos subindo as escadas começou a soar. Acima, a viga rangia assustadoramente”.


        O enredo desse livro prendeu minha atenção, desde a primeira página lida, me lavando a recordar de vários programas e filmes já assistidos e que me deixaram arrepiados. Logo de início me senti naqueles programas sobre fatos sobrenaturais que passavam no Discovery Channel, pela descrição que o escritor fez dos locais, os eventos e entidades que surgiam e a forma como isso atingia e assustava o protagonista da trama. Confesso que olhava para a porta e janela do meu quarto a todo instante.






         O escritor mandou bem nos personagens, realçando a trama de uma forma enigmática com suas atuações sombrias. O cenário descrito também ajudou nessa criação grotesca, pois em certo momento lembrou uma mistura das tramas “Horror em Amityville” e “Invocação do mal” pelas cenas relatadas. E o que me agradou muito é o fato do livro não ter enrolação, Barcelos já começa a história com tudo, desde a primeira página, diferente de algumas obras que ficam com aquele lenga, lenga só para ter conteúdo e vão começando aos poucos com o que interessa. Aqui não, temos o sobrenatural acontecendo logo nas primeiras linhas.


"Quando abri os olhos, trêmulo, a Carolina não estava mais lá. Tudo o que vi foi um homem de camisa xadrez vermelha segurando uma pistola, com o cabelo emplastrado em sangue, que deslizou rapidamente em minha direção e colou seus dois olhos vermelhos nos meus”.


         E o que dizer do design desse livro? Muito lindo! A capa em alto relevo, as ilustrações dignas de receber um prêmio, uma diagramação perfeita. E um material de primeira que podemos sentir ao tocar tanto a capa como as páginas. Juntando todas essa características relatadas, mais a excelente história contada, deixa “Horror na colina de Darrington” um livro que deveria entrar para a lista de leituras obrigatórias dos sites jornalísticos. Vi algumas resenhas negativas sobre a obra e discordo totalmente de todas, respeito a opinião de quem as escreveu, mas esse livro está muito bem feito e muito bem escrito, não tem o que se mudar nada aqui.






        E se você gosta de uma história que no final te deixe perturbado, mas ao mesmo tempo desejando mais, esse livro é feito perfeitamente para você, recomendo para todos os admiradores desse estilo de história e garanto que não se arrependerão do tempo e investimento realizado nessa trama, pois esse escritor sabe perfeitamente te prender em uma boa história de terror.


@Gustavo Barberá – 05/09/2018

Menu

40 comentários:

  1. Uau! Parece uma história muito interessante, mas pelo teor de mistério sobrenatural eu pararia várias vezes,pois sou medrosa mesmo. Mas mesmo assim me deu vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de terror e suas observações sobre o cuidado dispensado com a obra me animaram.
    Pode vir a ser uma leitura futura.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Só em ver a capa e ler o título já dá um certo medo, confesso que tenho medo de terror, e essa história é cheia de mistérios, suspense, quem gosta desse gênero de livro ele é perfeito, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Sou fascinado por livros de terror, não conhecia esse o bom de livro assim é que a minha imaginação vai super longe tão longe que fico com medo rsrs, mas não deixo de ler rsrs.

    Lucas Alves

    ResponderExcluir
  5. Curti bastante a história e pelo que você descreveu, a riqueza dos detalhes deve prender mesmo a atenção. Vou ler e de luz bem acesa! risos

    ResponderExcluir
  6. Oi Gu! Tudo beleza?
    Cara, eu sou tão velha nesse mundo literário que eu li esse livro enquanto ele tava sendo publicado lá no wattpad, me lembro de sempre ficar ansiosa pelos próximos capítulos e tal kkkkk

    Gente, de verdade, leiam com a luz acessa. Esse livro me deixou uns bons dias sem dormir. Kkkk

    ResponderExcluir
  7. Finalmente posso falar de um livro que eu li.
    Adoro o gênero e conferir essa história também, é um livro para aqueles leitores que gostam de suspense, mas sem cenas exageradas. A simplicidade da construção do enredo é um dos elementos que agradam durante a leitura.

    A narrativa é bem simples e o enredo é construído de forma direta, sem muitos artifícios ou enrolações, o que permite que a leitura seja realizada de forma rápida. Os personagens são interessantes, mas por se tratar de um livro curto, suas personalidades não foram totalmente trabalhadas.

    Beijos e adorei a sua resenha, sou dessas que gosta de tramas que despertam curiosidade, aguçam aquele lado investigativo.. e dê uns arrepios de agonia..Beijos.

    www.alempaginas.coom

    ResponderExcluir
  8. Eu, que não recuso a histórias que causem esses sentimentos amedrontados em nós, não preciso nem dizer que já estou conquistado pela história. Pela forma como você a elogiou deu para ter noção que se trata de algo bem intenso e intrigante, quando terminarmos a leitura será como finalizar as séries de um potente exercício.
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  9. Já havia visto a capa várias vezes, mas nunca pensei que a obra poderia ser tão boa. Sinto falta de um livro que me deixe assim, bem assustado, e acho que encontrei um forte candidato.
    Adorei sua resenha, objetiva e ressaltando exatamente o que queremos saber. Parabéns!

    Abraço,
    lupiliteratus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Sou meio medroso, mas fiquei bem interessado por conta da sua resenha, parabéns! Adorei as imagens tbm

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Eu sou extremamente medrosa então procuro fugir desse tipo de leitura haha já tentei e depois o medo acaba sendo maior, então melhor evitar traumas, mas preciso concordar com você,a edição tá muito linda, o trabalho foi minuscioso e qualquer um pode perceber isso. Acompanho suas leituras e sei que você entende do gênero, pra voce ter gostado tanto assim da obra, é sinal de que realmente é boa.

    ResponderExcluir
  12. Pela descrição das tuas sensações ao ler o livro, lembrei quando eu li " Exorcista". Caramba, eu não ficava lendo sozinha de jeito nenhum.
    Sobre o teu post, o livro parece ser realmente muito bom! Adorei

    ResponderExcluir
  13. Pela sua resenha e olhando a capa e as ilustrações já deu pra sentir que se trata de um livro instigante. Sou fã do gênero e fiquei tentada a ler a obra. Não sei se há relação, mas me lembrou um pouco O Iluminado.

    ResponderExcluir
  14. Um livro com suspense e mistério! Gostei de conhecer, para quem gosta de genero de suspense assim, é uma ótima pedida de leitura nao é mesmo?

    ResponderExcluir
  15. Que legal que o livro ganhou um prêmio internacional!! Deve ser muito bom! Sou fã de uma boa leitura que contenha suspense e mistério!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Já fiquei apavorada só com a resenha, imagina lendo o livro! Deve ser massa, coração a mil o tempo todo

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da sugestão de leitura, eu gosto muito de suspense e terror, deve ser uma boa leitura, principalmente algo que pode desencadear uma loucura mental no personagem do livro.

    ResponderExcluir
  18. Gustavo, quero muito ler esse livro. Conheci o autor na bienal em São Paulo esse ano. Acho que cada leitor recebe de uma forma uma história e é normal opiniões divergentes. Analisar os elementos levando em consideração a construção do enredo e personagens, os pontos positivos e negativos sem levar em consideração o gosto pessoal é mais complicado mesmo, mas seria o ideal. Achei os pontos que nos trouxe bem interessantes.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Esse livro de fato ganhou minha atenção, o enredo me acertou em cheio. Amo uma boa história de mistério e essa, de acordo com sua resenha, me parece uma daquelas que arrepia do começo ao fim, definitivamente preciso ler. Obrigada pela dica.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  20. Nossa que livro assustadoramente viciante (pelo que você descreve). Também me senti assim que nem você, olhando para a janela a toda a hora com um livro que li, aliás, dos melhores que li. Esse eu não conhecia, mas certamente irei ler. Fiquei presa na sua resenha.

    ResponderExcluir
  21. Esse autor tem uma escrita muito viciante mesmo. Adorei esse livro, e fiquei com muito medo em algumas partes também. A edição é muito linda e combina muito com o enredo. Quero ler mais livros do autor.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi! Este livro e sua continuação estão pra chegar pra eu fazer a leitura. Vejo sempre resenhas elogiosas como a sua, o que me deixa cada vez mais curiosa. Sem mencionar que o estilo da história é um de meus preferidos. A edição da Faro como sempre, maravilhosa e linda. Espero gostar tanto da leitura como você!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  23. Adorei a sua resenha , é muito o género de literatura que gosto , fiquei muito curiosa em ler o livro .

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo post e pela resenha muito bem escrita, não gosto muito de livros de suspense, mas você conseguiu me deixar curiosa para saber o desenrolar da história. Jéssica Lopes

    ResponderExcluir
  25. Oi Gustavo! O livro, de fato, parece ser aquele que te prende desde o início. O que é bom, porque pelo o que vi, ele é até curtinho. Achei a ilustração que você colocou aqui, muito bonita. Mas, confesso, não leria. Tenho pavor de filmes e livros de terror, então não me atraí. Meu limite são thrillers psicológicos haha.
    Parabéns pela resenha. Beijos.
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  26. Um livro bem ordenado por amigos no Brasil eles só elogiaram o livro.
    "Horror na colina de Darrington"... Eu não li porque vendo a capa já me dava tremendo medo, tenho pesadelos a noite "verdade"! Para quem gosta desse gênero de livro recomendo meus amigos falaram muito bem do livro.

    ResponderExcluir
  27. olá...
    Pela sua resenha parece se tratar de uma trama maravilhosa, mas não faz muito o estilo de livro que leria, se tem uma coisa que costumo fazer é fugir de livros do gênero de terror. Apesar de ter adorado a resenha, vou passar a dica...

    ResponderExcluir
  28. Tenho medo desse tipo de historia haha Mais a capa é linda, a historia é interessante e desejaria muito ter esse livro para acabar com o meu medo. Ótimo post sua escrita é bem viva e me deixou curiosa. ♥

    ResponderExcluir
  29. Amo terror, mas confesso que tenho medo de ler kkkkkkk, eu tenho um livro do stephen king que até hoje não li, por medo msm kkkkk. O livro realmente parece ótimo, gosto dessa atmosfera de dá medo, é como se a obra conseguisse conversar de certa forma com a realidade, despertando sentimentos reais msm, afinal o medo é uma emoção. Amei sua resenha, e vou dxar anotado a dica de leitura, bjs !!

    ResponderExcluir
  30. Crei meu Deus pai! Hahahaha

    Pensa numa pessoa medrosa e apavorada? Sou eu! Não posso ler essas coisas não... não conseguiria fechar os olhos pra dormir. Que horror hahaha

    Até a edição assusta!!Meu Deus hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi
    Confesso que não é meu forte livro assim ainda mais eu que tenho pavor de terror,mais para quem gosta vai adorar esse livro com certeza.

    ResponderExcluir
  32. Oi, Gustavo

    Essa é a primeira vez que fico sabendo que o livro tem ilustrações, que legal. Gostei que você falou que lembra aqueles programas sobrenaturais, assistia muito antigamente! Hahahaha
    Parece ser de fato uma leitura perturbadora e me interesso por ela, mas nunca acho o livro com preço bom, infelizmente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Confesso que comprei esse livro há algum tempo por que ele estava barato, rsrs, e também por eu querer ler mais terror e livros do tipo. A edição está mesmo bem caprichada e pelo que você diz no post, me parece que a história é mesmo perturbadora e eletrizante, acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  34. Oii, tudo bem?

    Eu sou apaixonada com livros de terror, mas confesso que quando leio, também fico olhando para as portas e janelas do meu quarto kkkkkk é bem automático.
    O fato de o livro não ter enrolação na trama é um ponto extremamente positivo para mim, não gosto de tramas em que nada nunca acontece.

    A edição está muito incrível. Obrigada pela dica, já está na minha lista de desejados!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  35. Olá, tudo bom?
    Não curto muito terror, então não acho que seria uma indicação para mim, mas achei super interessante este livro não ficar de lenga lenga e ter o desenvolvimento do terror e do sobrenatural desde o início. Também adorei essa diagramação, que está um verdadeiro primor.
    Enfim! Achei super interessante a obra, que parece ser um verdadeiro presente para os fãs de terror, horror e suspense. Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. O livro parece incrivel, a editora faro faz um trabalho maravilhoso de diagramação e edição! Achei a proposta dele bem interessante, só as imagens um pouco pertubadoras, mas parecem ter mta relação com a obra

    ResponderExcluir
  37. Oi, Gustavo!
    Não conhecia essa história, achei bastante interessante o enredo e bom saber que é uma história que vale a pena a leitura. Eu morro de medo de histórias de terror, quem sabe um dia eu saia da minha zona de conforto encare esse livro. rs
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  38. Eu não costumo ler este gênero, na verdade, eu fujo dele, mas o que me chamou a atenção foi ele ter ganho o premio wattys e eu acho que deve conferir sua escrita.
    beijos

    ResponderExcluir
  39. Oii, tudo bem?
    Parabéns pela resenha, você me fez capitar tudo o que você sentiu durante a leitura. Eu não sou uma grande fã de livros de terror pois sou medrosa, mas esse seria um livro que eu gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  40. Olá Gustavo!!!
    Histórias com um ar perturbador sempre deixam um dedo para querer algo mais e descobri mais sobre o universo daquela história.
    Eu sou um tanto medrosa, mas gostei dar ideia do livro e mesmo que ficasse morrendo de medo acho que vale a pena ler.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir