Como surgiram os zumbis?






        Eles estão no cinema há décadas, já causaram terror nos videogames, desenhos animados, têm um desfile de rua em várias cidades do planeta e invadiram até a literatura clássica, transformando um dos clássicos de Jane Austen em "Orgulho, preconceito e zumbis"! Mas de onde surgiu a lenda desses mortos-vivos sedentos por carne humana? Por incrível que pareça, os zumbis surgiram de uma crença religiosa, o vodu haitiano. As informações são do site Life's Little Mysteries.

        Os feiticeiros do vodu aparecem em histórias nas quais dão a alguma pessoa um veneno não mortal, mas que faz com que ela pareça estar morta. A vítima é então enterrada e o feiticeiro retorna e toma o poder sobre o corpo, o qual não obedece mais à vontade do dono. As histórias evoluíram e ao longo do tempo os feiticeiros passaram a reviver os mortos nesses contos.

        As fábulas sobre zumbis passaram inclusive por estudos científicos. Nos anos 80, o botânico Wade Davis foi ao Haiti e afirmou ter identificado duas drogas que são capazes de entrar na corrente sanguínea e colocar alguém em um transe, agindo como um zumbi, ou pelo menos algo parecido.

        O folclore haitiano ainda tem histórias de terror nas quais esses mortos-vivos seriam vistos em ruas de vilas à noite. Apesar disso, os mortos-vivos do vodu são diferentes dos zumbis que ficaram famosos na cultura popular contemporânea, principalmente por não comerem carne humana.
(Fonte, clique aqui).

        A fama ficou tão grande desses mortos vivos que festivais foram criados em sua homenagem. No Brasil temos a  famosa "Zombie Walk", que é uma marcha pública de pessoas vestidas de zumbi que acontece em diversas cidades do mundo. O evento surgiu na Califórnia em 2001 e, desde 2006, é realizado anualmente em São Paulo, sempre no dia 2 de novembro, Dia de Finados.


Zombie Walk, São Paulo - 2018




Os zumbis na literatura



        Além de grande destaque no cinema, eles ganharam espaço na literatura. A seguir, irei indicar uma obra e uma série de livros sobre esses carniceiros.




Livro: A noite dos mortos vivos - Edição comemorativa de 50 anos.

Atenção: para maior segurança dos leitores, esse livro clássico de zumbis recebeu um tiro nos miolos que perfurou de verdade todas as suas páginas. "A noite dos mortos vivos - Edição comemorativa de 50 anos" ressurge das tumbas em alto estilo. Uma edição comemorativa da DarkSide® Books em homenagem aos 50 anos do filme que iniciou a epidemia zumbi. O livro é uma adaptação de duas histórias do mestre George Romero (In Memoriam) e do roteirista John Russo: "A noite dos mortos vivos" e sua sequência, "a volta dos mortos-vivos", numa versão inédita no cinema. São dois romances no mesmo volume! A edição comemorativa tem capa dura e ilustrações exclusivas de Danilo Beyruth (Bando de Dois, Astronauta). Mais informações, clique aqui.







Livro:  Coleção "As crônicas dos mortos"
A coleção As crônicas dos mortos é composta dos seguintes livros: "O Vale dos Mortos", "A Batalha dos Mortos",  "Elevador 16", "A Senhora dos Mortos", "A ilha dos mortos", "A era dos mortos - parte 1" e "A era dos mortos - parte 2". Em uma saga apocalíptica recheada de ação e muitos zumbis, vai prender o leitor do início ao fim com surpresas aterrorizantes a cada história. A ideia da série surgiu após um pesadelo que o autor teve. Ao acordar, ele começou a escrever freneticamente e concluiu o primeiro livro (O Vale dos Mortos). A série terá seis volumes e um spin-off (Elevador 16). A coleção "As crônicas dos mortos" é lançada pela Faro Editorial. Mais informações, clique aqui.

Espero que tenham gostado e tomara que depois de lerem essa matéria não sonhem com esses mortos vivos te devorando. Ah, não deixe de escrever sua opinião nos comentários abaixo. Até mais.


@Gustavo Barberá - 11/01/2019.


34 comentários:

  1. Oie!!

    Eu adorei o post, amo tudo relacionado a zumbis e foi bom saber um pouco mais.
    Antes eu assistia TWD, mas a série tomou alguns rumos que eu acabei deixando.
    Agora de livros sou doida para ler essa coleção As Crônicas dos Mortos.

    Abraços,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui muito fã de zumbis, pois tinha medo, mas comecei a assistir The Walking Dead e comecei ficar com menos medo HSUHAUSS
    Ainda não li nenhum livro sobre zumbis, mas já vi o filme Guerra Mundial Z, que também é legal!

    Adorei post e saber a origem desses seres que fazem parte da cultura pop!

    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro histórias de zumbis e achei muito legal saber as origens desse tipo de personagem. O que acho curioso nas histórias de zumbis é que os personagens raramente se referem a eles como zumbis. Eu tenho o livro "A Noite dos Mortos Vivos" e "A volta dos Mortos Vivos", mas não essa edição comemorativa, é a normal mesmo. Essa coleção "As Crônicas dos Mortos" eu não conhecia, mas já quero ler.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de zumbis e nem nada relacionado, mas adorei saber como eles surgiram porque isso sempre se passou pela minha cabeça e saber como as coisas surgiram é algo que eu ADORO hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Enquanto lia me lembrei do primeiro filme que aborda o tema, era da década de oitenta. Bem, eu vi o filme nessa década, não sei se era anterior. Mas não me lembro do nome, apenas da cena em que um curandeiro tenta salvar o cara do efeito do veneno que lhe foi dado durante um jantar.
    Agora vou ficar tentando me lembrar do nome do filme, que beleza. rs
    Adorei o post, mas confesso que eu nunca achei essa história muito válida porque nos filmes é tudo tão estranho. Aparece um e pronto... são mil. Me lembro do filme com o Brad Pitt, que até hoje foi um dos melhores que eu vi, que eles injetam vírus de uma doença no corpo porque eles não reagem a quem esteve doente. rs
    Enfim, não é meu gênero favorito, embora sempre assista. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  6. Amo histórias de zumbi e hoje, a tv faz papéis muito bons sobre o assunto.
    Gostei de descobrir sobre a origem dos zumbis, bem bacana.

    ResponderExcluir
  7. Eu particularmente não sou fã de zumbi mais até que gosto quando vejo em séries e filmes, eles dão um medo, gostei de saber mais sobre a origem deles, as capas dos livros são fantásticas abraços.

    ResponderExcluir
  8. Gente,eu tenho pavor da temática de zumbis, hahahahah.
    O seu POST é muito bacana pro pessoal que quee filmes/séries com o tema conhecer mais da história né? Acho que este tipo de postagens é super interessante e importante pro leitor saber mais sobre a cultura geek.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Caramba, a gente vê os zumbis direto por aí em filmes/livros, mas eu não sabia mesmo da onde eles tinham surgido, hahaha. Nunca eu iria imaginar que eles vieram de uma crença religiosa. Adorei a curiosidade!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  10. Acho que sou muito chata neste sentido, não curto nada relacionado a zumbis... tanto que me sinto uma alien quando o assunto é TWD rs
    Mas super bacana o teu post; bem informativo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?

    Nunca fui muito fã de histórias que envolvam zumbis, pelo menos não o estilo atual dos mortos-vivos. Sempre achei incrível o fato da magia se desenvolver em todas as partes da vida e até mesmo no fim dela. O fato da origem dos zumbi estar ligado a religiosidade haitiana me chamou muita atenção, uma vez que são culturas muito ricas e muito interessantes, mas pouco exploradas e rodeadas de muito preconceito. Adorei a sugestão de leitura e a Coleção “As Crônicas Dos Mortos Vivos” com certeza vai entrar para a minha lista de desejados.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Gustavo!!
    Que matéria legal para quem gosta desses seres. Eu já vi vários filmes de zumbis, mas não li nenhum livro com esse enredo.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Muito bacana saber como surgiram os zumbis através deste post! Eu na verdade nao sabia sobre o Zombie Walk, acredita? Nao sabia que acontecia em SP no Finados. Deve ser bem bacana!

    ResponderExcluir
  14. Oi Gustavo, tudo bem?

    Adorei conhecer mais sobre os zumbis, algumas coisas realmente não fazia ideia. Confesso que para filme sou meio "cagona", mas adoro ler obras de zumbis, que sempre conseguem prender a minha atenção e me proporcionar um enredo e tanto. Adorei seu post, muito bom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Que maravilha de post! Já assisti muitos filmes com zumbis e agora estou sabendo muito mais sobre eles!

    ResponderExcluir
  16. Muito legal a sua ideia deste post. Realmente esta questão dos zumbis vem de várias questões de onde as pessoas parecem ser zumbis mesmo. Eu amo tudo sobre zumbis e vi tantos filmes que já chega a ser clichê. hahahaha

    ResponderExcluir
  17. Olá. Amei seu post ♥️ eu amo essas coisas envolvendo zumbis. Filmes, séries, livros e quadrinhos me deixam muito feliz. Parabéns, gostei muito
    By: Caio de https://outroleitorcinefilogeek.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  18. Oi Gu, que post mais interessante, eu nunca me questionei sobre isso mas agora me faz todo o sentido do mundo hahaha obrigada por isso, morro de medo de zumbis, sejam em filmes, livros e até em desenhos, mas gostei de entender um pouquinho mais.

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro ler ou assistir filmes e seriados com a temática zumbi. É muito legal conhecer um pouco do que se conta sobre a origem dessas criaturas. Essa caminhada em SP já ouvi falar e é bem interessante. Post muito top.

    ResponderExcluir
  20. post interessantíssimo. Adoro zombies, e acho que preciso me esforçar um pouco mais com as leituras, gosto bastante nas telinhas, mas, ainda preciso de experiências literárias

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Acho muito legal esse negócio de zumbis, mas ao mesmo tempo acho que teve uma overdose dose deles durante um tempo o que tirou um pouco o charme.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Ei, Gustavo!
    Amo filmes de zumbis e adorei conhecer um pouco mais dessa história. rs
    Obrigada pelas indicações dos livros, os da Darkside sempre são incríveis, né ��

    ResponderExcluir
  24. É impressionante quanto de zumbis existe na literatura/cinema, não é mesmo? Não é dos meus seres fantásticos favoritos, mas está em tudo mesmo (aliás, assisti o Orgulho e Preconceito e Zumbis uns dias atrás - pelo menos foi divertido hehe).
    Você já chegou a participar da Zombie Walk?

    Beijos,
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  25. Que interessante saber a origem dos zumbis, não sabia que tinha sido no Haiti, muito bom o post.

    ResponderExcluir
  26. Eu não sou muito ligada nos zumbis, mas adorei o post contando a trajetória na ficção e literatura. Adorei, achei bem completinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Adorei seu post. Não conheço muito sobre os zumbis porque não gosto de leituras e nem filmes sobre esses seres, mas é legal saber as lendas e histórias que ainda permeiam os folclores de alguns paises.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  28. Oi, Gustavo!
    Não sou muito fã de zumbis, mas sempre acho interessante que apesar das mudanças (ou atualizações) que esses seres passam ao longo dos anos na literatura/cinema/televisão, o ponto essencial sempre se mantem.

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Eu não sou lá muito fã desses carinhas ai, não kkkk Mas eu achei bem interessante a ideia do seu post, eu não sabia quase nada sobre os zumbis e por isso gostei das informações que você trouxe. E sobre a coleção "As crônicas dos mortos", até hoje só li o primeiro livro, mas pretendo ler o resto, porque embora não curta zumbis, eu adorei o primeiro volume.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  30. hoje em dia vemos tantas coisas relacionadas a zumbi mais nunca soube de onde surgiu eu adorei o post

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Vou te confessar que nunca me interessei por zumbis, sejam em livros, séries ou filmes. Assim, não fazia a menor ideia da sua origem e achei o post bem interessante.
    Confesso que não me interessei muito pelos livros indicados, mas para quem se gosta de histórias com zumbis devem ser ótimas indicações.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oi, Gustavo! Seu texto é muito explicativo, eu não lembrava da origem dos zumbis, mas achei muito interessante terem origem haitiana (gostei mais dessa versão original sem fome por cérebros rs). Não sou fã de literatura com zumbis, já li Orgulho, preconceito e zumbis e li um livro de um autor espanhol, mas não é meu tipo distópico/apcalíptico preferido.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem Gustavo?

    Eu curto muito filmes, livros, séries e quadrinhos sobre apocalipse zumbi e essa paixão não vem desde o lançamento de TWD, na verdade vem desde a minha adolescência na década de 90. Gostei muito do seu texto e da publicação, rica em detalhes.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    não sou fã de Zumbis, mas vi diversos filmes com diferentes tipos de zumbis. Gostei bastante do seu tento, muto interessante saber mas sobre a origem deles.

    ResponderExcluir