Resenha do livro "No rastro da iguana dourada"





Título Original: No rastro da iguana dourada
Autor: Marcos de Queiroz
Ano: 2019
Editora: Independente
Páginas: 253
Onde comprar: Amazon


* E-book gentilmente cedida pelo autor.

Quem estiver desejando ler uma boa história policial, indico “No rastro fa iguana dourada”, uma trama que irá deixar o leitor preso a uma história misteriosa, surpreendente e repleta de ação, o qual te fará se envolver tanto com a narrativa, que sem menos perceber, estará tentando desvendar as pistas juntamente com os investigadores.

          A história se passa no Rio de Janeiro, onde uma droga com uma substância misteriosa incluída está matando os viciados que a utilizam, mesmo em pequenas doses. Isso deixou todos em estado de alerta, pois celebridades e filhos dos mesmos faleceram pelo seu uso. A partir daí, uma investigação intensa inicia-se e no decorrer da mesma, evidências vão surgindo e segredos surpreendentes são revelados. O curioso é que esses lotes de drogas, contem em seus papelotes um adesivo com uma iguana dourada estampada.


 

 
          Li a obra muito rápido, não conseguia parar de tão boa que é. Ao iniciar um capítulo, quando se dava por mim, o mesmo já estava finalizado. A ação e as atitudes tomadas pela equipe, assim como a dos suspeitos, são muito bem construídas pelo escritor, deixando a trama como se fosse um filme.


“- Nitroglicerina pura! – exclama o policial federal”


          Como toda boa história policial, esse livro traz muita polêmica como a máfia nos laboratórios de pesquisa, policiais corruptos infiltrados, nervos a flor da pele, estratégias a serem montadas e muito suspense. A obra possui muitos diálogos, que me deixou muito curioso em querer saber o que iria acontecer no decorrer da história.



        
       
          Narrada em terceira pessoa, o escritor soube escrever um enredo inteligente, perspicaz, onde se aproximou muito da realidade de uma investigação realizada por uma equipe da divisão de entorpecentes, pois as atitudes, as ligações dos fatos e as decisões a serem tomadas eram concretizadas de uma forma que me fazia até conversar com os personagens, querendo saber mais. E falando neles, ambos os protagonistas com os personagens secundários são de uma personalidade forte, determinada e com presença marcante na trama. E o final dessa história foi surpreendente, de abalar os nervos que qualquer um, desesperador!


“- Sério, amigo. Você está pisando em terreno minado. Gente graúda envolvida, inclusive de cartel internacional. Tem certeza que deseja ir adiante nessa história?”


          Quer passar por todas essas sensações que a história oferece? Então não deixe de ler “No rastro da iguana dourada”, uma história para quem não é fraco e curte uma ação no estilo “Duro de matar”, com muita adrenalina e ação. Eu recomendo.

@Gustavo Barberá – 12/04/2019.


24 comentários:

  1. É digno da Agatha Christie?! Adoro esses supenses policiais, con uma trama bem bolada... ja quero ler

    ResponderExcluir
  2. Meu gênero favorito e eu gostei muito por ser passar por aqui.
    Deu mesmo a impressão de ser cheio de ação, mistério e de prender do início ao fim. A parte das polêmicas é outro ponto que acho que deve dar mais adrenalina à leitura. Vou levar essa dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você irá adorar, Fernanda. É a sua cara esse livro. Leia sem falta.

      Excluir
  3. Já comentei por aqui que o gênero policial é um dos meus prediletos, perde apenas para os textos românticos e misteriores, nem preciso dizer que estou super curioso por conhecer a obra apresentada. O mundo do tráfico é um universo fantástico para quem amam criar histórias, podemos abordar tantos temas! Aposto que o autor soube usar cada vantagem!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Realmente uma boa história policial são bem envolventes,pela sua resenha e satisfação com a leitura já aguça nossa curiosidade em sentir estas emoções e mergulhar nessa história,com certeza é uma belíssima obra.
    Excelente indicação! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. É o tipo de leitura que eu gosto. Uma narrativa envolvente que desperte meu interesse de tal maneira que eu queira terminá-la logo para desvendar os mistérios. Dica anotada! Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Que legal essa dica, é muito bom quando um enredo consegue nos prender dessa forma. Outro ponto interessante é a aproximação do real, pois muitas vezes soa falso os acontecimentos e acaba fazendo o leitor se desinteressar. Gostei demais da trama e da indicação.

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu amo romances policiais, adorei a sua dica, parece ser um enredo que prende.
    Eu senti, na sua resenha, que o livro parece muito real, eu adoro livros reais! Acho que vou apostar nessa leitura, adorei a dica! Ahazou!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    A trama do livro parece ser bem envolvente, fiquei curiosa para saber o motivo dos traficantes escolherem uma iguana dourada para colocar como selo das drogas.
    Adoro um bom suspense policial que nos surpreende, ainda mais quando é de autor nacional. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros de mistério, fiquei curiosa pra saber o final. Nada como um bom suspense policial não é mesmo?

    ResponderExcluir
  10. Pela descrição me lembrou remotamente os filmes da série Tropa de Elite que tratam bastante dessa coisa da corrupção na polícia.

    Legal!

    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?

    Nossa, sou apaixonada por livros de suspense policial, e a trama desse parece ser muito interessante. Vou procurar o livro para ler.

    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adoro uma investigação e acho que nunca li um livro nacional sobre investigações, nossa fiquei bem curiosa com esse livro e com esse caso misterioso, não sou muito fã de livros em terceira pessoa, mas quando a história é boa, nem me incomodo muito! Dica anotada!

    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Amo suspense!!! Não conhecia esse livro, mas me parece que ele é daqueles que a gente lê de uma vez só, porque não consegue larga-lo. Pelo menos foi essa a impressão que a tua resenha passou. E, confesso, adorei! Já quero muito le-lo!

    ResponderExcluir
  14. Estou ainda engatinhando neste gênero, não sou boa com cenas de violência, mas gosto da trama intrincada. Acho que talvez esse aqui funcione pra mim.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Que indicação mais interessante. Gosto muito de enredo que possuem mistério, que a história nos envolve e prende nossa atenção. Achei legal que a história se passa no Rio de Janeiro. Gostei da resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  16. Oi, Gustavo.
    Eu sou apaixonada por livros policiais e amei a sua dica.
    Já vi um episódio de CSI com uma história parecida, mas agora quero ler esse livro para ver o que o autor pensou para a sua trama!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  17. Parece realmente uma história daquelas que não conseguimos largar antes de terminar de ler e como sou apaixonada por livros policiais e de suspense já me interessei.

    Fico pensando em tudo o que há por trás desta forma como escolheram matar suas vítimas... Como um trecho que você selecionou diz: muita gente importante envolvida. É um livro eletrizante, dá para perceber.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Adoro um bom suspense policial. Achei o enredo bem promissor e o título já chama atenção. Saber que o final é eletrizante me deixou animada para conhecer essa trama.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom? Eu sou muito apaixonada por suspense policial desde que li Sherlock Holmes pela primeira vez e me encantei por essas expectativa que somente livros desse gênero podem criar. Gostei bastante da sua resenha e do livro. Parece ser daqueles envolventes que a gente até fica triste quando acaba. Com certeza vou procurar ler.

    ResponderExcluir
  20. olha, curti o enredo e a ambientação... deve ser uma leitura frenética e intrigante mesmo... sugestão anotada :D gosto demais do gênero...
    bjs...

    ResponderExcluir
  21. Oi Gustavo! Eu adoro livros policias e, curiosamente, nunca li nenhum que tivesse um cartel de drogas envolvido. E se tratando de ter o meu "país" Rio de Janeiro de pano de fundo, fiquei hiper curiosa pra conhecer. Não vou mentir, me lembrou um pouco do filme Kingsman: O Círculo Dourado. Mas, como adorei o filme, quero ver como será com o livro. Vou garantir ele. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá Gustavo!!!
    Eu admito que não conhecia a obra e nem o autor, mas eu não sou fã muito do gênero admito e talvez o mesmo não tivesse o mesmo impacto que para você.
    Realmente é interessante e corajoso o autor tratar de um tema polêmico e ao mesmo tempo necessário para se quebrar o tabu.
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir