Especial "Dia das mães"






        No dia das mães, o Leitura Enigmática citará algumas obras onde há a presença da figura materna.





Tartarugas até lá embaixo, de John Green: Aqui temos a mãe de Aza, sempre presente nos momentos em que ela precisa, mesmo sendo às vezes um pouco rebelde e apresentando suas crises existenciais. E mesmo com esse amor e dedicação, é uma pessoa dura e rigorosa quando necessário, puxando a orelha da filha e aconselhando-a. Se quiser saber mais, confira a resenha, clicando aqui.










 O filho eterno, de Cristovão Tezza: Nesta história temos a presença da mãe super protetora. Felipe quando nasce é diagnosticado com Síndrome de Down. O pai fica desacreditado e o condena, já a mãe o acolhe com todo o amor e carinho, defendendo-o e protegendo-o com todas as suas forças. Ela chega a colocar seu casamento em jogo pelo bem estar de Felipe. Tem resenha de "O filho eterno" no site, confira aqui.









O guardião de memórias, de Kim Edwards: Esse livro nos traz duas mães: Norah, que tem suas filha retirada de seus braços durante o parto realizado pelo pai que é obstetra e durante o procedimento vê que a bebê possui Síndrome de Down e não aceitando a situação, manda a enfermeira Caroline levá-la para a adoção, sem ao menos mostrá-la para a esposa, dizendo mais tarde que a criança tinha morrido. Caroline fica sensibilizada com a situação e a adota como sua filha. Anos se passam e Norah amargurada com a situação, resolve investigar o caso e descobre toda a farsa montada pelo marido, o que acarreta o fim de seu casamento e a busca incansável pela filha que está viva. O livro virou filme e na cena do reencontro de Phoebe com a mãe biológica junto da mãe adotiva é simplesmente emocionante, não dá para segurar as lágrimas. Aqui temos o papel da mãe traída, amargurada e assombrada pelos seus fantasmas passados e da mãe preocupada e amedrontada.






A maleta da Sra Sinclair, de Louise Walters: Aqui é abordado o desejo de ser mãe. Dorothea Sinclair é vítima de abortos espontâneos toda vez que engravida, deixando-a depressiva e colocando seu casamento em crise. Após uma adolescente imprudente não se prevenir ao dormir com seu namorado e engravidar, a mesma rejeita a criança e pede para que Dorothea a adote. Ela aceita e a recebe com todo o carinho do mundo, só que isso lhe custou tomar novas decisões em sua vida. Clique aqui, caso deseje ler a resenha completa.








O pássaro, de Samantha Holtz: Nessa história, temos a presença de Antonelle Montevideo, mulher do poderoso Barão Enézio Montevideo. Como a história se passa no século XVIII, nessa época as mulheres eram submissas aos seus maridos e pais, e Antonelle sofria demais aos mal tratos e humilhações que recebiam do Barão, assim como nada podia fazer quando as filhas eram castigadas ou tinham seu destino traçado pelo pai, mesmo sendo contra sua vontade. Só que no final, Antonelle resolveu mostrar a pessoa forte que é. É um livro incrível, recomendo. Se quiser saber mais confira a resenha completa, acessando esse link.



        E com isso o Leitura Enigmática encerra essa linda homenagem a todas as mães do mundo, essas guerreiras que sempre estão presentes para nos proteger e nos apoiar em todos os momentos em que precisamos. Feliz Dia das Mães!!!


@Gustavo Barberá - 11/05/2018 


Menu 

8 comentários:

  1. Linda homenagem e ótimas indicações. Eu já li Tartarugas até lá embaixo e O guardião de memórias, ambos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  2. Te recomendo "O pássaro" e "A maleta da Senhora Sinclair", ambos são maravilhosos.

    ResponderExcluir
  3. São sugestões ótimas, me interessei pelo "O pássaro", irei começar por esta obra, adoro leitura.

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros que falam de mães...ótimos livros os que você postou!!bj

    ResponderExcluir
  5. Adorei a postagem, uma nova forma de apresentar livros. " A Ma leta da Sra. Sinclair" acabou me chamando muito a atenção e tive que incluir na minha lista tbr. "Tartarugas até lá em baixo" acaba mostrando o quanto que ninguém é perfeito, isso é lindo mesmo. Eu não sou muito fã do John Green, mas parece ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que ainda não conhecia esses livros, mas gostei de saber um pouquinho de cada um.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Como sou muito fã de livros com temas que trazem o contextos históricos do passado, gostei muito do livro "o pássaro", isso para minha leitura. Mas, se fosse para presentear alguém, eu daria o livro "guardião de memorias", pelo seu teor sentimental... Muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Oi Gustavo! Das suas indicações, já li o do John e adorei. Mas não pela relação mãe e filha, porque acho mt pouco explorada, mas pelo problema da Aza.
    As outras dicas não conhecia, mas anotei. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir