Resenha do livro "A paciente silenciosa"





Título Original: The Silent Patient
Autor: Alex Michaelides
Ano: 2019
Editora: Record
Páginas: 350
Onde comprar:
Amazon


 




         A paciente silenciosa é um livro que está fazendo sucesso entre os leitores de vários países, aclamado entre várias mídias dos Estados Unidos, entre elas o famoso “The times” e o “Entertainment weekly”, esse thriller fará com que todos os sons do silêncio sejam quebrados.

         A história se passa em um hospital psiquiátrico, onde a famosa pintora Alicia Berenson está internada com ordem da justiça, pois foi condenada por matar seu marido Gabriel Berenson. De outro lado temos o psicoterapeuta Theo Faber que se interessa pelo quadro clínico de Alicia e resolve assumir seu tratamento que já tinha sido deixado de lado por todos, pois ela não reagia a nenhum estímulo. A partir daí, o médico sai investigando sua vida e fatos surpreendentes vão aparecendo.

 


 
            Confesso que de início não curti a história, achei parada e arrastada, mas a partir de um determinado momento a trama faz uma reviravolta e faz com que ela se torne enigmática, misteriosa, prendendo minha curiosidade o tempo todo, até seu epílogo.



“De certa maneira, tentar agarrar flocos de neve que desaparecem é como tentar agarrar a felicidade: um ato de posse que imediatamente se transforma em nada”.
 



           Logo de início o escritor já narra o assassinato e a situação de como ficaram os envolvidos, começando assim a longa trajetória da protagonista que nos surpreenderá no decorrer da leitura. Vários personagens vão surgindo no decorrer da história, o que deixa mais misteriosa  a situação vivida por Alicia, sem deixar a mesma confusa. 

 


 

            Narrada em primeira pessoa pelo personagem Theo Faber, o psicanalista mostra ter uma vida bem conturbada desde sua infância que me deixou nervoso em certas cenas. O livro possui um enredo misterioso, capaz de enganar o leitor em suas suposições de tão bem formulada que foram certas cenas e com seus protagonistas dissimulados e desequilibrados, emocionalmente.




“É estranho como a gente se adapta rapidamente ao pavoroso mundo de um hospital psiquiátrico. Ficamos cada vez mais à vontade com a loucura, e não apenas a loucura dos outros, mas a nossa própria”.
 



             O adultério tem uma presença forte nessa narrativa, que faz parte da essência da história que vai causar muitos conflitos e conturbações. A presença de um diário também irá esquentar bem algumas cenas dessa trama.
 




 
          O livro possui capítulos muito curtos, o que gosto demais, pois minha leitura flui muito bem. A diagramação é bem tranquila de se ler e o final da trama é algo inacreditável. Dá vontade de querer saber mais e mais a cada linha lida.




“Seus dedos apertavam meu pescoço, me sufocando – e eu tentava reaver o alarme, sem alcança-lo. Suas mãos pressionavam cada vez mais; eu não conseguia respirar”.
 



      Portanto, “A paciente silenciosa”, é uma trama que irá te consumir com os comportamentos bizarros de pessoas que possuem atitudes astutas que se mostrarão serem lobos em pele de cordeiro. É muita aflição. Recomendo a leitura. A tradução foi de Clóvis Marques.



@Gustavo Barberá – 09/07/2019.




29 comentários:

  1. Já li algumas resenhas que falam que você precisa insistir na leitura pois o começo é meio tediante, mas depois da reviravolta a coisa fica boa..
    Quero ler esse, fico muito intrigada com ele e saber os motivos dela ter matado o marido

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muitos problemas com livros que começam arrastados, pq eu acabo abandonando logo de inicio, mas por ter capitulos curtos, isso pode ajudar a insistir na leitura até chegar ao ponto que a história se torna mais interessante. Eu gostei da história, me chama atenção, pode ser que eu goste. Vou colocar na lista

    ResponderExcluir
  3. Olá gosto desse tipo de enredo cheio de mistérios , uma infância conturbada e um vida adulta cheia de adultério me prende a leitura.

    ResponderExcluir
  4. A premissa desse livro me despertou bastante interesse, pois sou estudante de psicologia e já estudei bastante sobre a linha teórica da psicanálise e gostaria de saber como esse psicoterapeuta irá trata essa paciente. No entanto um ponto pode me incomodar, o fato de no começo o livro ser um pouco arrastado e lento, mesmo que em um momento há uma revira volta na trama deixando a leitura instigada e envolvente. Bom, eu quero muito ler essa obra, e já irei incluir na lista de desejados, mas acredito que este no será o momento para realizar esta leitura, quem sabe mais para frente.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    adorei conhecer esse livro, confesso que nao costumo ler mt thriller mas esse parece bem interessante ��

    ResponderExcluir
  6. Oi, devo dizer que chamou minha atenção imediatamente, a sinopse deste trabalho. Então, adicionarei o título à minha lista de livros pendentes de leitura. Obrigado por compartilhar. :)

    ResponderExcluir
  7. Oi, devo dizer que chamou minha atenção imediatamente, a sinopse deste trabalho. Então, adicionarei o título à minha lista de livros pendentes de leitura. Obrigado por compartilhar. :)

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gustavo.

    Como uma boa fã de thrillers, quero realizar a leitura desse livro o quanto antes.
    A história me chama bastante atenção, principalmente por essa parte da personagem principal não falar mais nada, deixa aquele mistério no ar. Tenho certeza que quando eu começar a leitura do livro não irei largar enquanto não terminar.
    Também adoro quando os capítulos são mais curtos e não ficam enrolando, torna a leitura bem mais fluída!

    ResponderExcluir
  9. Estou doida para ler esse, apesar de já ter visto isso do começo um tanto lento.
    Acho intrigante esses personagens que enganam bem, os lobos em pele de cordeiro, fico aflita. Adorei a resenha e espero conseguir ler ainda esse mês. bjs

    ResponderExcluir
  10. Gosto do tema de se passar em um local psiquiátrico e fico imaginando o que ela pode querer contar com toda essa coisa meio de acharem ela louca ou assassina, tenho certeza que no final tem algo muito espetacular que vai deixar todo mundo perturbado.

    ResponderExcluir
  11. Estou doida por esse livro, ele está fazendo muito sucesso e a cada post dele fico ainda mais curiosa. Eu amo o gênero, e por isso estou ainda mais ansiosa para realizar a leitura. Espero fazer isso em breve.
    Tudo neste livro me chama a atenção, capa, título e sinopse.
    Adorei sua resenha, beijos

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante esse livro. Pena que a leitura é arrastada no inicio, mas pelas quotes acho que vale ler. Capa sensacional.
    Bjus,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de psicanálise, então acho que esse livro seria uma boa para mim. Eu não tenho muita paciência para coisas arrastadas, então até que esse fator me desanimou um pouco :(

    Mas talvez eu dê uma chance. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito com narrativas em primeira pessoa e gosto mais ainda quando livro se entremea por esse mundo psiquiátrico. Estava em dúvida procurando um livro para comprar mas agora acho que já encontrei.

    ResponderExcluir
  15. O universo da psicologia e da psicanálise sempre me interessou bastante! Senti-me impulsionado para adentar à narrativa!

    ResponderExcluir
  16. Adorei saber que esse livro está sendo tão aclamado assim pelos leitores de diversos países mundo a fora. Confesso que faz tempo que eu não pego um bom thriller para ler. Gostei bastante de conhecer essa obra. E também, já fiquei curiosa para ler mais dela. Muito interessante.

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da sua resenha, o livro ainda não me conquistou para ler no momento, mas quem sabe futuramente.
    Faz tempo que não leio nenhum thriller, e quem sabe futuramente começo por ele.
    Otima indicação.

    ResponderExcluir
  18. Ah, que resenha top!
    Esse livro já está na minha listinha. Gosto muito de livros cheios de segredos, reviravoltas, mistérios e capítulos curtos. Pretendo ler em breve. Bom domingo.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Vi muitos elogios sobre esse livro principalmente pela escrita da autora e como ela levou a história até o fim. Já coloquei na minha lista e espero ler em breve. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  20. Ando com muita vontade de ler esse livro. Apesar do que você falou sobre o início ser arrastado, acredito que eu irei gostar pois o enredo parece muito interessante!
    Acho que vou dar uma chance, sim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Me lembro de ter comentado que no início não estava te prendendo tanto a atenção! Que bom que houve uma reviravolta! Eu tenho vontade de ler "A Paciente Silenciosa". Tenho visto tantos comentários intrigantes a respeito da obra que até dá curiosidade! Preciso te parabenizar pelo crescimento nítido em suas resenhas! Te desejo sucesso, amigo!

    ResponderExcluir
  22. Nossa que resenha maravilhosa. Adorei conhecer um pouquinho sobre o livro em si.
    Pra quem curte esse estilo irá amar de verdade.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi Gustavo, que bom saber que, apesar do início um pouco arrastado, a partir de certo momento, a trama ganha ritmo e prende mais o leitor. Esse é um livro que estou super curiosa para ler e descobrir o que essa paciente tem a esconder.

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o livro. Achei a premissa muito boa, principalmente os capítulos curtos. Tenho a impressão que capítulos muito longos dão uma empacada na leitura. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  25. Oi Gustavo!
    Quero muito ler esse livro, só leio coisas boas a respeito, mas ainda não deu tempo, que é uma pena. É uma história intrigante, o enredo me deixou curiosa sobre Alicia e se foi ela mesmo que matou seu marido. Adoro conflitos, e esse parece que tem um bom mistério a ser desvendado. Já estava curiosa e agora nem se fala, kkk. Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Gustavo.
    Estou super curiosa para ler esse livro. Vi alguns comentários negativos de gente que chegou até a largar a leitura no início e estava um pouco receosa. Mas agora, vi que vale a pena dar uma chance para a leitura porque essa reviravolta deixa tudo melhor! kkkk
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  27. Li esse livro e fiquei chocada com o final, não esperava aquela reviravolta e achei muito foda! hahahah
    O silêncio da personagem me deu muito nos nervos, só queria saber logo o que aconteceu!
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Ooi,
    Não sou a mais fã do gênero por que fico ansiosa demais! Mas sua resenha me deixou muito curiosa pra conhecer a história. Também gosto de capítulos mais curtos e estou sempre disposta a seguir a história de um assassinato dessa forma.
    Que bom que você comentou sobre o começo mais arrastado, quando for ler, vou tentar perseverar nessa parte e chegar na história!

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Tô começando a achar que eu sou a única pessoa que ainda não leu este livro e você não tem noção do medo que eu estou dos spoilers... Vou ler ainda este semestre!!!
    Beijos

    ResponderExcluir