Leituras do mês de agosto




          Agosto foi um mês que li razoavelmente. Por ser longo, gostaria de ter lido mais. Estou satisfeito com os títulos lidos, pois foram histórias surpreendentes e uma obra de poesia magnífica. Vamos conferir? Logo abaixo estarão os livros que li na sequência. Agradeço aos escritores  Landulfo Almeida e Mari Tibo pela gentileza de me enviar suas obras. 



Livro: "Curtos e surtos" - Mari Tibo

Sinopse: Curtos e surtos narra a trajetória de Mari Tibo, que aos 30 anos se depara com o diagnóstico do Transtorno Bipolar. Entre remédios, Psicólogos e Psiquiatra, o livro relata sua experiência com o hospital psiquiátrico e a ECT, antigo eletrochoque. 

Contém "Diário de Choque", onde é relatado com detalhes as primeiras sessões. Numa narrativa simples, direta e poética, vê-se também a complexidade e a luta pela saúde mental. Leve, intenso, emocionante e sensível, aborda a busca pelo sentido da vida, da comunidade, da família e dos amigos. Compartilhar essa experiência com temas tão atuais atingirá o leitor ajudando-o a entender o Transtorno Bipolar. 

          Além de o leitor ter acesso a um relato real de como lidar com o transtorno, Curtos e surtos alcançará também as famílias e amigos envolvidos assim como a comunidade médica Psiquiátrica. Esse é um diário de fatos reais.





Livro: "Sete pinturas: a lenda do fim do mundo" - Landulfo Almeida

Sinopse: Em um passado distante, estranhas pinturas rupestres são encontradas em uma caverna oculta no coração da Amazônia. Considerado sagrado pelos índios, o local está associado a uma lenda ancestral e a uma descoberta fantástica.

Ao longo dos anos, o segredo é mantido por uma única família e lhe confere grande poder e fortuna. Nos dias atuais, apenas dois homens, Raphael Roman Dummas e Marcos Cleanfield, têm completo conhecimento sobre a verdadeira natureza da descoberta e ambos têm interpretações diferentes sobre a lenda e suas ramificações.

          A morte, sem explicação científica, de milhares de pássaros e uma tentativa de assassinato alteram o equilíbrio pacífico de forças sustentado até então por Raphael e Marcos. Dois amigos, Daniel e Érica, criados em um orfanato como irmãos, sem perceber são catapultados ao epicentro do conflito e se verão cada vez mais embrenhados em uma rede de intrigas e espionagem.

          Uma mulher misteriosa, dotada de habilidades incomuns, um inimigo desconhecido, atentados, estranhos eventos naturais, paixões e morte farão com que alianças sejam criadas e destruídas. Dilemas éticos e morais, e a dificuldade de definir onde está a verdade permeiam a história e cada decisão de seus personagens. Na floresta amazônica, durante um confronto repleto de ação, uma revelação aterradora transformará a luta entre Raphael e Marcos em uma batalha pela salvação da humanidade.




Livro: "Meu amigo Dahmer" - Derf Backderf

Sinopse: Será possível identificar os traços de personalidade de um assassino antes mesmo que ele comece a matar? Imagine descobrir que um amigo seu de escola acabou se transformando num dos mais temidos serial killers do século? Essa é a história real que o quadrinista Derf Backderf relata na graphic novel "Meu amigo Dahmer, que traz o perfil do psicopata Jeff Dahmer quando este ainda era um aluno do ensino médio. 

O autor do livro foi seu colega de turma nos anos 1970, e conviveu com o futuro “canibal de Milwaukee” com uma intimidade que Dahmer talvez só viesse a compartilhar novamente com suas vítimas. Juntos, Derf e Dahmer estudaram para provas, mataram aula, jogaram basquete.

          Os dois tomaram rumos diferentes, e Derf só voltaria a saber do amigo pelo noticiário, anos depois. Em 1991, os crimes de Jeffrey Dahmer vieram à tona: necrofilia, canibalismo e uma lista de pelo menos 17 mortos, entre homens adultos e garotos. 

          O primeiro assassinato teria acontecido meses após a formatura no colégio.Além de remexer nos seus velhos cadernos e álbuns de fotografia, Derf consultou seus amigos de adolescência, antigos professores, os arquivos do FBI e a cobertura da mídia após a descoberta de seus crimes antes de roteirizar "Meu amigo Dahmer. 

          Muitos tinham histórias do garoto que costumava fingir surtos epilépticos, que exagerava na bebida antes mesmo de ir para a aula e que parecia ter uma fixação em dissecar os animais atropelados que encontrava perto de casa. Mas quem realmente poderia prever os caminhos sombrios pelos quais ele seguiria? Seria possível evitar tamanha tragédia? Leia e tente tirar suas próprias conclusões. 





Livro: "Sem a sombra de um guarda chuva" - João Augusto

Sinopse: oão Augusto, um dos nomes da nova geração da poesia brasileira, despreza métricas e rimas, provoca pensadores de ocasião, “eleva” o ser humano à condição de imperfeito e impuro e, assim, o aproxima de uma fantasiosa liberdade. 

Em seu segundo livro, ele reafirma o jugo da aprovação pelo outro, a falta de coragem das pessoas, a repetição dos fatos e a mentira como o real a que todos buscam como remédio. 

Sem encontrar seu próprio nome, o poeta escreve para semear a dúvida, combustível do universo. Não oferece respostas. Apenas a sensação de que ser marginal é estar no centro do mundo e da boa poesia.





Livro: "Caraval" - Stephanie Garber

Sinopse: Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.

Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.

          O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.





Um comentário:

  1. Não conheço nenhum dos livros citados. Fiquei bem curiosa com o primeiro, o comportamento humana me encanta e desencanta...
    Abraços

    ResponderExcluir