Resenha do livro "O diário do Erasmo"





Título Original: O diário do Erasmo
Autor: Robson Cuer
Ano: 2018
Editora: Coerência
Páginas: 177
Onde comprar: Amazon


*E-book gentilmente cedido pelo autor.



           Nada é mais agradável e emocionante do que se ler histórias com animais. Eles nos alegram e nos ensinam viver de forma simples, se satisfazendo com o que a vida nos pode oferecer no dia a dia. Assim, é a obra “O diário do Erasmo”, uma bela história aos olhos de um cachorrinho de rua.

          Erasmo é um cachorro de sorte. Junto com seus amigos vive aventuras e conhece o mundo com a curiosidade de uma criança, sem preconceitos e atento a tudo. Ele é visto pelo seu dono em um petshop e em seguida levado para sua casa. Lá ele faz amizades com Jack, outro cachorro no qual Erasmo irá dividir o quintal e aprender muito as coisas da vida e com vários outros animais, como cães de rua, gatos, baratas, formigas, borboletas e até vaga lumes. Será uma aventura e tanto.

 



          O livro vai além de uma história infantil. Ele ensina o que é bom e o que é ruim, como ajudar o próximo e ser solidário, além de nos mostrar princípios e atitudes a serem tomados em alguma dificuldade. E tudo isso de uma forma lúdica e educativa. 



“Tudo vai e volta, Erasmo. Tudo! Se você faz a alegria das pessoas, essa alegria vem pra você de volta. Se você faz o aborrecimento, uma hora vai voltar. São ciclos, Erasmo! Você é o único responsável pelo bem e pelo mal da sua vida.”


          Narrado em primeira pessoa, pelo próprio Erasmo, o livro possui um enredo tão gostoso, que me fez ler devorar a obra de uma única vez.  Seus capítulos são curtos, mas envolventes, nos fazendo não querer largar da história, com momentos felizes, engraçados, mas também tristes. Quem for muito emotivo, pode preparar o lençol porque lenço não dará conta. E não! Erasmo não morre, caso fiquem preocupados e com receio de ler a obra. Ele termina feliz da vida.
 
 
 
 
 

          Temas como a perda, a saudade, a esperança, o tempo e as emoções são abordados na obra de uma forma clara e emocionante. Erasmo sempre está querendo saber de tudo, está na sua fase dos “porquês”, o que me fez dar muitas risadas. Confesso que virei fã dele, logo nas primeiras páginas.



“Banho? O que era banho?”



          E para quem não sabe, Erasmo existiu de verdade. Esse livro é uma biografia desse cachorrinho carismático que nos deixará muitas saudades, mesmo não conhecendo – o pessoalmente. É uma forma de manter suas memórias vivas e disseminando – as para outras pessoas.
 
 
 
 
 
 

          E quem ainda não leu “O diário do Erasmo”, não deixe para depois. Seja criança, adolescente ou adulto. Essa obra foi escrita para todas as faixas etárias, pois sempre estamos em constante aprendizagem. Eu li e recomendo para todos, fielmente. 


@Gustavo Barberá – 02/04/2019.




18 comentários:

  1. Oi Gustavo
    Eu adoro livros com esta temática e estou doida para ler este também
    Adorei seu post!
    Se blog é ótimo, parabéns
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Que gracinha, sem dúvida O Diário do Erasmo é uma ótima pedida para todas as idades. Livros com animais são excelentes para iniciar as crianças no mundo da leitura, ensinam valores importantes além de serem um atrativo a mais para os pequenos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gustavo,

    Eu estou desejando esse livro a muito tempo. Eu sou bem manteiga quando as histórias envolvem animais, então já sei que devo preparar o lençol para essa leitura que irá me desestruturar. Amei conhecer alguns detalhes da história. Com certeza deve ser um belo livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. As ilustrações estão tão bonitas!

    Adoro histórias com animais. Sou apaixonado por gatos e cachorros.

    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  5. Olá. Gostei bastante do post, esse livro parece ser muito legal mesmo 😊

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Eu adorei o livro :D é uma historia que nós traz doçura e grandes ensinamentos...

    ResponderExcluir
  7. Aaaaaa eu amo historias que envolvem animais. Eu ainda não li esse livro, mas já estou apaixonado pelo Erasmo. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Apesar de não ser o tipo de leitura que goste de realizar pois sempre sofro horrores só de imaginar qualquer animal sentindo tristeza, saudades, enfim, achei interessante a premissa. Parece ser uma leitura para todas as idades e com muitos ensinamentos.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu sou meio chorona, então provavelmente não deva ler esse livro tão cedo. Não que eu não goste de histórias com animais, mas é que me fazem sofrer, e embora como você disse, não tem final triste, ele fica feliz da vida, prefiro deixar para um sobrinho ler. Trás ensinamentos preciosos para as crianças, pelo que pude perceber. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  10. Aii imagina ter conhecido um cachorrinho fofo desse achei lindo com certeza irei ler pois eu amo livros assim 😍

    ResponderExcluir
  11. Ahhh que livro lindo, sempre vejo resenhas sobre a obra mas não tinha chamado a minha atenção até então, já vou colocar na minha listinha!

    ResponderExcluir
  12. Amei esse livro!!
    Não o li, claro, mas a sinopse e o teu parecer sobre ele me encantaram. Penso ser um ótimo presente e não só para crianças!
    Valeu muito pelo post! Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Aaaah que livro gostosinho, amei as ilustrações e a ideia do livro. Fora que amo cachorro, sempre me encantam.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Acredita que eu nunca li algum livro com foco em animais?! Apesar de eu ter uns parados na minha estante, nunca tive a chance.
    Eu acho a capa desse livro muito linda e foi bom conhecer mais a respeito da história, não sabia que o Erasmo de fato existiu. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gustavo.
    Não sou de curtir livros com animais, mas sendo uma história infantil, acho que pode ser uma boa pedida. Até porque, tenho 3 sobrinhos que curtem uma boa leitura antes de dormir!
    Obrigada pela dica!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  16. Olá Gustavo!!!
    Eu evito ler livros com animais por conta que até hoje tenho um corte no coração com "Marley & Eu" e porque algum tempo meu cachorrinho faleceu e ainda bate a saudade.
    Eu desde que vi o livro achei ele de uma fofura que só e fico feliz que ele é baseado num cachorrinho de verdade chamado Erasmo.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Eu acho uma verdadeira fofura esses livros infantis! Adoro a forma como eles conseguem passar mensagens importantes para as crianças de uma forma tão criativa e fofa. Adorei a dica e já anotei para comprar para o meu sobrinho ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Gustavo,
    Amei a sua resenha e fiquei com muita vontade de conhecer Erasmo. Já tive um poodle chamado Luke e sei como os cachorros nos ensinam a ser seres humanos melhores. Me surpreendi em saber que o livro é sobre um cachorrinho real. Os melhores livros infantis são aqueles para as crianças de todas as idades.
    Abraços,
    André | Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com.br

    ResponderExcluir