Cinco motivos para ler fábulas
Fábula é uma composição literária em que os
personagens são animais que apresentam características humanas, tais
como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas
para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.
Antigamente, as escolas inseriam muitas fábulas nas aulas, hoje parece que elas estão deixadas de lado, poucas pessoas a exploram. Por isso venho com cinco motivos para mostras que esse tipo de leitura é essencial:
1- São leituras rápidas, pois são semelhantes a contos;
2- Estimula a criatividade e imaginação das crianças;
3- São divertidas e ao mesmo tempo educam;
4- São livros baratos;
5- E principalmente trabalham valores, através das lições de moral que cada uma dela nos passam.
As fábulas mais conhecidas são:
- 1- A cigarra e a formiga;
- 2 – O vestido azul;
- 3- O menino e os pregos;
- 4- A lebre e a tartaruga;
- 5- O leão e o ratinho;
- 6- A raposa e a cegonha;
- 7- A menina e o leite.
Espero que tenham curtido a postagem. Se conhece mais fábulas, deixe nos comentários logo abaixo e vamos bater um papo. Até a próxima, pessoal!!!
@Gustavo Barberá - 20/04/2019.
Adorei o post, Gustavo! Aliás, eu cresci lendo as fábulas que você mencionou, mas as que mais me lembro de inclusive ler para Mylena em infância são: "A Cigarra e a Formiga", "A Lebre e a Tartaruga" e "O Leão e o Ratinho". Parabéns pelo post irreverente!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNossa isso me remete muito a minha infância, eu lia muitas fabulas quando pequena e até bateu uma nostalgia lendo seu post.
Beijão!
Lumusiando
Cara, e eu já li todas menos "O vestido azul" e "A menina e o leite" e confesso que muitos desses para mim foram "primeiros tijolos" da "moral e cívica". Sem contar com aqueles velhos discos coloridos que vinham com algumas, quantas lições na linguagem adequada para mentes em desenvolvimento. Ótimo post!
ResponderExcluirQue saudade boa me trouxe este seu post, Gustavo!
ResponderExcluirAdorei.
Fábulas deveriam ser lidas, sempre, em qualquer idade
Eu leio muitos livros infantis e infanto-juvenis e adoro
Como disse o Daniel, no comentário acima, eu também lembro muito das fábulas que vinham nos disquinhos coloridos. Que saudade!
Bjs
Claudia