O destino dos blogs






          Me lembro perfeitamente quando surgiu a febre dos blogs. Eram bilhões de publicações rolando mundo afora, com inúmeras visitas e interações. Tanto que isso me entusiasmou e  abri meu primeiro blog com mais outras três pessoas em 2002 para comentarmos sobre a série, hoje já extinta "Dawson's Creek". E foi um sucesso. Logo após seu cancelamento, ficamos mais um pouquinho no ar, mas depois vimos que não estava mais valendo a pena e fechamos. Foram três anos de ótimas postagens, companhia e amizades criadas.

            Após alguns anos, comecei a sentir falta de postar e resolvi abrir o meu próprio blog. Então em 2017 nascia o "Laboratório de ideias", onde postava um pouco de cada coisa. Mas nesse intervalo de tempo, vi como que caiu as atividades em blog. E desse blog, vi que postava mais assuntos sobre literatura do que outras coisas, então no final do mesmo ano, resolvi transformá-lo em um blog literário. 

          E com isso vi o sofrimento que está sendo para atrair pessoas para cá.  Está no geral essa decadência. Fiz algumas parcerias com outros blogs literários e ontem à noite, visitando meus parceiros, um deles estava se despedindo e encerrando suas atividades. Confesso que me chateou demais, pois é um blog muito bom.

            Com isso me pergunto se um dia chegará a extinção dos blogs. Será que o instagram e outros meios que poderão surgir, os desintegrará? Porque um post instagram é muito mais fácil e rápido de se fazer que em um blog. Estava conversando sobre esse assunto ontem com a Claudia do blog Mãe Literatura. Eu fico um pouco triste com esse abandono que os blogs estão passando, mas eu estou decidido a investir no meu, até o último momento, pois me dá muito mais prazer que nas outras redes sociais. E estou satisfeito com meus visitantes, tenho recebido muitos comentários, mas fizesse post por causa do encerramento do post da minha parceira. Então fica em aberto para quem desejar comentar: será em breve o fim dos blogs?

Até mais pessoal!!!


@Gustavo Barberá - 14/04/2019.

8 comentários:

  1. Olá, amigo! De fato eu concordo com você que é triste ver que travamos uma luta diária para não deixarmos que blogs se extingam! Me sinto como numa missão junto de você, da Claudia e de tantos outros blogueiros talentosos que brigam para que esse universo permaneça firme e forte! Também ja tive outro em 2011, o "Enfoque Educacional", mas ele se foi justamente pq sei que ali faltava algo, que foi o que descobri sete anos depois, quando decidi criar o Projeto Café com Leitura Blog. E vejo que acertei!
    Conte comigo para o que precisar, viu!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom quando nossos objetivos e desejos se concretizam, não? Aliás, seu blog é lindo!!! Pessoal, visitem o Café com Leitura.

      http://www.cafecomleitura.com

      Excluir
  2. Espero que não!!! Muitos blogues que seguia e que tinham conteúdos maravilhosos migraram para o Instagram...Eu continuo firme e forte, tenho Instagram , mas, não se compara ao prazer de blogar!!!
    Acho que o caminho é realmente parceria e interação!!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também desejo que os blogs tenham vida longa, pois é tão bom trabalhar neles e visitar os outros.

      Excluir
  3. Eu acho que os blpgs podem não ter mais a exposição de outros tempos mas ainda têm seu público. Acredito que a tendência não seja sumirem, mas sim sofrerem ajustes e adaptações que os deixem mais modernos e competitivos com outras redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes sofrerem essas adaptações do que sumirem, né? Gosto tanto do meu...rsrs

      Excluir
  4. Bom ver esse post, às vezes me sinto assim em relação ao blog, vendo o quando está em decadência e o pessoal cada vez mais migrando para o instagram.
    Confesso que já pensei, diante do desânimo que deu em mim, de também fechar o meu, mas não consigo, por pior que a situação esteja no momento, não consigo. Eu amo meu cantinho, amo o que faço e sinto prazer em visitar outros blogs parceiros e amigos, como o seu.
    Bom saber que nessa estrada tem você, tem a Ana, a Cláudia, a Amanda, dá mais força para continuar.
    E que nunca acabe!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ótimo, oportuno e reflexivo seu post, Gustavo!
    Também fico triste e bem chateada quando vejo blogs queridos fechados e abandonados.
    O meu fará 9 anos mês que vem e me deixa muito, muito feliz!
    Dá trabalho? Sim! Demoro para fazer um post? Sim, muito, muito mais do que no Instagram, que acredito que seja uma outra proposta. Ele é uma ótima vitrine, mas um tanto quanto artificial e manipulável...
    Sigo firme aqui, pois o blog só me traz coisas maravilhosas.
    Acredito que ainda tenha público sim, talvez mais seleto e sem tanta interação rápida como as outras redes sociais.
    As editoras mais sérias por exemplo, checam sempre os blogs, independente das outras redes sociais.
    Fico muito feliz com os comentários acima, de pessoas querida e blogueiros comprometidos!
    Parabéns pelo lindo trabalho.
    Vamos em frente :)
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir