Os Miseráveis expõe a filosofia política de Hugo, retratando a desigualdade social e a miséria decorrente, e, por outro lado, o empreendedorismo e o trabalho desempenhando uma função benéfica para o indivíduo e para a sociedade. Retrata também o conflito na relação com o Estado, seja pela ação arbitrária do policial ou pela atitude do revolucionário obcecado pela justiça.
A história passa-se na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Daqui resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, mas também Thénardier (incluindo Éponine e Gavroche) e o inspetor Javert. O livro retrata a sociedade francesa do sec. XIX , mostra o panorama socioeconomico da população mais pobre.
Eu iniciei uma leitura coletiva nesse ano, mas infelizmente flopei e desisti. Confesso que essa leitura será um desafio para mim, mas irei concluí-la a longo prazo, sem pressa para poder apreciar essa magnífica história.
Você já leu ou deseja ler essa obra um dia? Conte para nós aqui nos comentários logo abaixo. Até mais!!!
@Gustavo Barberá - 23/07/2019.
Menino eu amei Os Miseráveis, livro para vida...De uma chance, você não vai se arrepender...
ResponderExcluirAbraços
Essa foi uma das obras que mais me marcou!!
ResponderExcluirEu fiquei muito envolvida, que acabei lendo até que rápido. Mas, realmente é uma obra para ler sem pressa.
Uma hora dê outra chance, vale a pena.
Olá, Gustavo.
ResponderExcluirTenho um livro do autor aqui que eu pretendo ler ainda esse mês.
Tenho vontade de ler Os Miseráveis, mas por conta do tamanho do livro sempre estou adiando a leitura, sei que irá me prejudicar com outros livros. Mas espero que você goste da leitura
Chato flopar, né? Mas acho que cada leitura deve levar o seu tempo. Nada de forçar a barra para não perder os detlhes de uma obra como esta. Espero que consiga terminar e nos contar o qe achou! (http://livrosdagabi.com)
ResponderExcluirAcho super interessante que, Os Miseráveis, expõe a filosofia política do autor. Eu tenho curiosidade sim de ler essa obra do autor algum dia. Espero que você consiga cumprir esse desafio. É uma obra completa para ler no seu própro ritmo mesmo.
ResponderExcluirAcho super interessante que, Os Miseráveis, expõe a filosofia política do autor. Eu tenho curiosidade sim de ler essa obra do autor algum dia. Espero que você consiga cumprir esse desafio. É uma obra completa, para ler no seu próprio ritmo mesmo.
ResponderExcluirAmo essa história, já li algumas vezes, assisto todos os filmes que encontro e também já vi algumas encenações. Amo mesmo!
ResponderExcluirEspero que consiga superar esse desafio de leitura e acabe gostando também rsrs
Oi, tudo bem? Acho essa história bem interessante. Confesso que só conheci o livro depois do lançamento do filme com a Anne. Vi o trailer e o enredo me despertou atenção. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirNunca li o livro, mas já assisti o filme musical na versão que tem a Anne Hathaway. Muito bom!
ResponderExcluir🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
Oii! Iniciamos juntos a leitura, não é? Eu estou arrastando, admito, mas quero muito poder sentar e ler pq todas as vezes que consigo, me elevo num nível imenso de reflexão. É uma leitura que super recomendo! Bela indicação!!! Abraços!
ResponderExcluirAh, eu estou doida para ler a obra. Preciso adquirir e ter tempo de ler essa calhamaço. Rsrs A vontade é grande e espero em breve ter a oportunidade..
ResponderExcluirMeus professores falam muito bem do autor, e minha curiosidade aumenta.
Com certeza uma leitura bastante dolorosa. Beijos