Conto: Cartas a Hermengardo
Livro: Clarice Lispector – Todos os contos
Autora: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Ano: 2015
Páginas: 656
Onde comprar: Amazon
Livro: Clarice Lispector – Todos os contos
Autora: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Ano: 2015
Páginas: 656
Onde comprar: Amazon
Hoje é dia de mais uma etapa do projeto #12MesesComClarice2019, onde estou participando com três blogs parceiros, o “Café com leitura” da Ana Cláudia, o “Sobre a leitura” da Amanda e o “Conduta literária” da Fernanda.
A história gira em volta de Idalina, uma mulher solitária que imagina um relacionamento com um homem de seu prédio, que nunca obteve um único contato, mas o observa todos os dias. Não sabendo nem o nome de seu vizinho, ela dá o nome de Hermengardo e em certos momentos, troca por José.
A partir daí ela inicia um diálogo com o rapaz, através de cartas que nunca serão enviadas, por elas, a protagonista expressa sua solidão, frustração e desejo de companhia.
“ Eles ainda não compreenderam que que na vida existe o sorriso e que a paixão o destrói e o transforma em um ríctus tremendo que já não é humano”.
Lendo esse conto, notei que Clarice gosta de escrever personagens femininas solitárias, com problemas de relacionamento e às vezes com alguma frustração. As cartas que Idalina escrevia, seu humor mudava de uma para outra, notei esse comportamento na personagem, parece uma mulher dos anos 70, recatada e apenas aguardando o marido chegar em casa para servi-lo após mais um dia de tarefas domésticas realizadas.
É mais um conto melancólico, onde a figura feminina está sofrendo de algo que lhe está fazendo falta e Lispector libera suas palavras de uma forma em que nos atinge e nos faz refletir mais sobre a vida.
@Gustavo Barberá – 31/08/2019.
Adoro esse projeto, divulgar Clarice é sempre importante, vocês estão de parabéns pela inciativa! O conto parece bem melancólico, fiquei com pena da Idalina, nota-se que é uma pessoa muito carente que sofre com a solidão.
ResponderExcluirEu acho esse projeto uma delícia, sempre espero por ele e gosto de ver as impressões de cada um de vocês sobre os contos que eu já li. Nesse conto, em especial, me impressiona muito o que a solidão faz com a mulher, para mim, ela inventa uma pessoa a partir do vizinho para preencher suas lacunas.
ResponderExcluirA Clarice vivia num mundo de mulheres fechadas em concha, é compreensível que sua narrativa dê foco para esse tipo de personagem.
bacio
Gostei muito da ideia desse projeto! Parabéns. Ainda não conhecia. Já vou procurar mais aqui no blog.
ResponderExcluirMas especificamente sobre esse post, vi que você avaliou o conto, no entanto senti falta de alguma coisa... Acho que seu texto é mais pra quem já leu ou conhece bem Clarice ao ponto de não questionar o porquê desse conto.
Esse livro é fantástico! Presenteei a minha ex-chefe e ela amou!! Recentemente ganhei um box da CL e preciso ver se tem esse conto que por sinal eu amei!!
ResponderExcluirParabéns pelo projeto!! vou visitar os outros participantes..
Um abraço,
www.purestyle.com.br
oi!
ResponderExcluirQue projeto maravilhoso :0 eu simplesmente amo Clarice Lispector ela é uma autora incrível..
Eu amo Clarice! Ela é uma das minhas autoras favoritas.
ResponderExcluirOlá Gustavo,
ResponderExcluirEste projeto parece está incrível, principalmente por se tratar de obras da Clarice. Da autora só li uma obra e gostei bastante, mas ainda não li os contos, porém tenho muita vontade, pois a possibilidade de gostar é bem grande. Eu gosto desse tom melancólico que você se referiu que existe no texto dela. Adorei o post, arrasou!
beijos!
Ah Clarice, perfeita!
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro dela, preciso tê-lo urgentemente. Eu me apaixonei pela história e tenho certeza que é bem profunda.
Não sou mulher, mas sou solitário. Talvez eu me identifique com esses contos kk.
ResponderExcluirAdorei a resenha. Nunca li nada da Clarice Lispector, mas esse livro parece ser uma boa já que contos são leituras leves que adoro <3
Obrigado pela sugestão ;)
Que mulher "doida" e ao mesmo tempo engraçada hehehe...Quem nunca pensou em manter um relacionamento com alguém que atire a primeira pedra kkkk...Será que as personagens dela falam um pouco sobre ela?
ResponderExcluir