As últimas testemunhas





          Hoje venho com uma sugestão de leitura que me deixou muito chocado. Em "As últimas testemunhas" você terá relatos de crianças que sobreviveram a Segunda Guerra Mundial e depois de adultas tem seu relato coletado pela escritora. Confira mais sobra a obra:

          Sinopse: A Segunda Guerra Mundial matou quase 13 milhões de crianças e, em 1945, apenas na Bielorrússia, havia cerca de 27 mil delas em orfanatos, resultado da devastação tremenda causada pelo conflito no país. Entre 1978 e 2004, a jornalista Svetlana Aleksiévitch entrevistou uma centena desses sobreviventes e, a partir de seus testemunhos, criou uma narrativa estupenda e brutal de uma das maiores tragédias da história.

           A leitura dessas memórias não é nada além de devastadora. Diante da experiência dessas crianças se revela uma dimensão pavorosa do que é viver num tempo de terror constante, cercado de morte, fome, desamparo, frio e todo tipo de sofrimento. E o que resta da infância em uma realidade em que nada é poupado aos pequenos?

           Neste retrato pessoal e inédito sobre essas jovens testemunhas, a autora realizou uma obra-prima literária a partir das próprias vozes de seus protagonistas, que emprestaram suas palavras para construir uma história oral da Segunda Guerra.

          É uma bela obra, mas que precisa ser forte para ler, pois os relatos nela presentes, são de derrubar qualquer leitor. Recomendo a obra. Desejando saber mais, confira a resenha que o Leitura Enigmática fez, clicando AQUI.


@Gustavo Barberá - 25/09/2019.

0 comentários:

Postar um comentário