Projeto #12MesesComClarice2019 - Resenha do conto “Amor”










Conto: Amor
Livro: Clarice Lispector – Todos os contos
Autora: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Ano: 2015
Páginas: 656
Onde comprar: Amazon





          Hoje é dia de mais uma etapa do projeto #12MesesComClarice2019, onde estou participando com três blogs parceiros, o “Café com leitura” da Ana Cláudia, o “Sobre a leitura” da Amanda e o “Conduta literária” da Fernanda.

          A conto gira em torno de uma dona de casa, dedicada e fiel a sua família e que certo dia ao sair para fazer compras, ao voltar para casa, vê um cego mascando chicletes no bonde e se incomoda com o mesmo, que a faz refletir sobre sua vida.
 

“Mesmo as coisas que existiam antes do acontecimento estavam agora de sobreaviso, tinha um ar mais hostil, perecível... O mundo se tornara de novo um mal estar”.


           A história se passa no Rio de Janeiro, tendo em parte da narrativa, o Jardim Botânico como cenário que embelezou o conto e faz com que a protagonista se desabafe em pensamento sobre os caminhos que ela está percorrendo.

 


          É mais um conto de Lispector que mostra o lado amargurado da mulher de antigamente, submissa e dedicada somente ao lar. Aqui, ela é feliz e satisfeita com a vida que possui, mas após ver o cego, parece que ela sentiu que alguma coisa estaria faltando em sua vida, o que a fez até ficar irada com ele por despertar-lhe tal sensação.


“A vastidão parecia acalmá-la, o silêncio regulava sua respiração. Ela adormecia dentro de si”.


         Foi um conto que envolve o leitor e o faz viajar nas palavras e situações da personagem, membro da típica família de comercial de margarina, mas ao nota-se que assim como todos na sociedade, há seus problemas internos.


 

          Podemos dizer que o conto é introspectivo, ressignificante, comprometedor e até audacioso, pois ao se encontrar sozinha em uma tarde se nada para fazer, a protagonista encontrou-se em sua “hora perigosa”, momento que ela podia concentrar-se em si mesma.

 “Ela amava o mundo, amava o que fora criado – amava com nojo”.

          Foi muito bom a leitura desse conto, pois apesar de um pouco extenso, li muito rápido, pois o envolvimento com a história e a protagonista foi profundo e ao terminar, fiquei com a sensação de querer uma continuação. Recomendo essa leitura para todos.


@Gustavo Barberá – 06/01/2020.

5 comentários:

  1. Realmente mais um conto que mostrou o papel da mulher na sociedade de antigamente. Também me senti viver tudo com a personagem e esse foi um dos contos que mais gostei pelo uso de metáforas.
    Projeto lindo e só tenho que agradecer a parceria.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Menino, foi um mega e audacioso projeto que colocamos em prática em 2019 e que só nos instigou a dar continuidade em 2020! Bora continuar a nós encantar com a escrita dessa mulher maravilhosa!! Amei a resenha! E obrigada por me acompanhar em mais essa jornada! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei poder acompanhar mais uma etapa desse projeto #12MesesComClarice2019, vejo nos outros blogs participantes também. E acho o máximo! Achei bem interessante que a história se passa no Rio de Janeiro. E também, que em parte da narrativa, tem o Jardim Botânico como cenário. O que embelezou o conto! Fiqueu com vontade de conferir a leitura desse conto também.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Bota extenso nisso, hein, mais de 600 páginas, pra mim é um livro daqueles gigantes kkkk
    A história se passar no Rio de Janeiro chamou super a minha atenção, adoro livros que tem como cenário essa cidade maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela participação no projeto. Nossa que enredo interessante, acho que não li nenhum livro com essa temática recentemente. Adorei sua resenha e indicação.

    ResponderExcluir