Projeto #lendopoe - Resenha do conto "O escaravelho de ouro"

 


 

 

 

Conto: O escaravelho de ouro
Livro: Edgar Allan Poe – Medo clássico, vol. 1
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Darkside
Ano: 2017
Páginas: 400
Onde comprar:
Amazon, Darkside

 

 

 

Olá seres enigmáticos, tudo bem? O Leitura Enigmática, junto com o blog “Conduta Literária” e com o autor Bruno Godoi como patrono estamos com o projeto #lendopoe e hoje é a vez de lhes apresentar a resenha do conto “O escaravelho de ouro”, que faz parte da seção “Ímpeto aventureiro” no livro "Medo Clássico", publicado pela Darksidebooks.

 

Aqui temos um narrador que não revela seu nome, onde seu amigo William Legrand, junto de seu fiel servo Júpiter vão atrás de um tesouro escondido através de pistas trazidas por um besouro dourado que encontraram.

 

É um dos melhores contos que essa edição possui na minha opinião. É um conto longo, mas que em momento nenhum se torna arrastado, parado ou deixando o leitor com tédio. Aqui temos mistério, humor e o toque de insanidade que somente Poe sabe nos apresentar.

 

“Então meu amigo, cuja loucura agora apresentava – ou eu imaginava apresentar – determinados indícios de método, removeu a cavilha que marcava o ponto onde o escaravelho caíra para movê-la cerca de sete centímetros na direção oeste”.

 

A história possui um enredo muito bem elaborado, com personagens marcantes e uma narrativa intensa e fluída, aguçando a curiosidade do leitor para saber onde que chegará o desfecho da mesma, nos fazendo imaginar o que irá acontecer no restante do conto.

 

Realmente Poe estava com uma mente fértil ao escrever esse conto, seu entusiasmo e criatividade deixou de lado nessa história a melancolia e tristeza que é marca registrada em seus textos.

 

Portanto, se gostam de uma história como descrevi acima, não deixem de ler esse conto que irá te prender do início ao fim, deixando-o reflexivo pelo mundo fantástico de horror que somente Edgar Allan Poe sabe construir.

 

 

Sobre o autor

 

 

 

Tido por Stephen King como um dos pais do horror moderno , Edgar Allan Poe nasceu em Boston , no estado norte-americano de Massachussets, no dia 19 de Janeiro de 1809, tendo falecido não mais de 40 anos depois , no 7 de Outubro de 1849, em condições misteriosas. A morte , diga-se de passagem, desse indivíduo foi tão misteriosa quanto agitada foi a sua vida.

 

Saiu de casa ainda jovem para tentar ganhar a vida como escritor, a contragosto de seus familiares, em uma época em que , a menos que fosse um Charles Dickens ou um Tosltói , tentar tal empreitada poderia ser uma quase certeza de suicídio financeiro. Foi adotado quando da morte de sua mãe por complicações de parto e, anteriormente, do desamparo em que sua família foi deixada por conta da fuga de seu pai biológico de casa.

 

    Tendo recebido sólida educação quando da infância já no lar de seus pais adotivos, estudou na Inglaterra e voltou para os Estados Unidos trabalhando como crítico literário e publicando poemas e contos. Entre eles está “ O corvo”, poema que fez um tremendo sucesso. Faleceu em condições estranhas, 4 dias após ter sido achado vagando em Baltimore. Da causa mortis estão entre as suposições raiva, tuberculose, sífilis, alcoolismo e doenças cerebrais desconhecidas.

 

@Gustavo Barberá – 13/08/2021.

 

Menu

 

Um comentário: