Resenha do livro "Raios e trovões"

 


 

 

 

 

 

 

Título: Raios e trovões
Autor: Bruno Capelas
Ano: 2019
Editora: Summus
Páginas: 240
Onde comprar:
Summus

 

*Obra gentilmente cedida pela editora.

 

    Quem viveu os incríveis anos 90, ao se falar em programação televisiva, com certeza irá citar nosso tão querido programa “Castelo Rá-Tim-Bum”, que invadia milhões de residências nas manhãs e tardes durante a semana e ensinava a criançada diversos assuntos de forma lúdica e divertida.

 

    E em “Raios e trovões” temos toda essa trajetória, desde a ideia do projeto até o sucesso que o mesmo obteve em pouco tempo. É um livro que posso dizer que é um documento que conta detalhadamente tudo sobre esse programa que é marco de uma era que se foi e nos deixa em grande nostalgia.

 

    Por ser um documentário, não pense que a leitura é parada e cansativa, pelo incrível que pareça muitas novidades vão surgindo e fatos que eu até posso considerar como “plots”, se assim posso dizer aparecem e me pegam de surpresa, um deles, por exemplo, é o fato dessa obra ter surgida através de um trabalho de conclusão do curso de jornalismo do autor. Gente, está muito completa, vocês precisam ler para ver, principalmente quem é dessa época.

 

    Mesmo quem não contemplou o programa, com certeza irá se divertir e desejar muito ter vivido no século passado para ter usufruído desses quadros interativos e muito criativos que só o Castelo Rá-Ti-Bum possuía, confesso que a saudade foi tão grande que me emocionei em certas passagens da obra e ao escrever essa resenha, pois vejo como fui feliz e muito bem servido durante minha infância e adolescência em relação aos programas de entretenimento.

 

    Outros programas que passavam no mesmo canal são citados e jamais imaginava que eram extensões do Castelo Ra-Tim-Bum, como “Glub-Glub”, aquele que tinha o casal de peixes em um aquário dentro de uma televisão e o meu preferido “Mundo da Lua”, com a família Silva e Silva, onde no elenco temos Antônio Fagundes, Luciano Amaral, Gianfrancesco Guarnieri, entre outros.

 

    Portanto se quer entrar nesse mundo de magia e imaginação, através de um programa que chegou para revolucionar uma geração que jamais ira esquecer a época boa em que viveu, não deixem de ler “Raios e trovões” e sinta na pele o que estou falando, pois aqui se relata uma infância incrível que vivemos e infelizmente não voltará mais.

 

 

 

 

Sobre o autor

 

 

Bruno Capelas é editor de tecnologia e inovação do jornal "O Estado de S. Paulo". É também colunista de tecnologia da Rádio Eldorado (107,3 FM), em São Paulo. Além do Estadão, passou pelas redações do iG e do IGN Brasil.

 

Formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, é ainda colaborador do portal independente Scream & Yell, pelo qual já escreveu sobre festivais de música no exterior e no Brasil, bem como cobriu cinema e literatura.

 

Nascido em 1992, o autor faz parte da “geração Cultura”, que cresceu com os programas da emissora mantida pela Fundação Padre Anchieta – foi com produções como Castelo e Mundo da Lua que ele aprendeu a ler e escrever, por exemplo. Raios e trovões é seu primeiro livro. 

  

 

 

@Gustavo Barberá – 04/09/2022

 

Menu

 

0 comentários:

Postar um comentário