Resenha do livro "Caapora"

 


 

 

 

 

 

Título Original: Caapora
Autor: Guilherme Borges
Ano: 2022
Editora: Drago
Páginas: 196
Onde comprar:
Drago

 

* Obra gentilmente cedida pelo autor

 

    Muitos seres do nosso Folclore nos assustam, com certeza. Agora imagine um desses personagens fazere parte de uma história de terror, haja nervos para isso. É o que acontece em “Caapora”, uma narrativa que irá deixar o leitor perturbado com os acontecimentos aqui presente.

 

    A obra se baseia na lenda do Caipora, onde aparece para algumas pessoas, dentre eles Gabriel, um lutador de MMA que irá passar por péssimos bocados na mão desse ser sobrenatural.

 

    A ideia que o autor teve de misturar Folclore brasileiro com terror e sobrenatural foi perfeito, pois disso surgiu uma história que deixa o leitor perturbado e curioso ao mesmo tempo, para saber que rumo a mesma irá tomar. Ficou uma trama sombria, misteriosa e alucinante.

 

    Apesar de ser uma história de terror, boa parte da mesma se passa em ambientes de lutas, MMA e artes marciais, o que irá agradar muito os apreciadores desse estilo de esporte, o autor cita de uma forma detalhada e dinâmica, mas em momento algum a leitura se torna cansativa, nem foge do tema central, pois ele intercala com cenas de terror e agonia, onde Caapora (nome dado aqui para o personagem folclórico) deixa os nervos dos personagens abalados... e do leitor também.

 

    Narrado em terceira pessoa, a obra possui um enredo fluído, intenso e repleto de plots assustadores, o que caracteriza bem o foco narrativo da mesma, conquistando assim os admiradores de uma boa história de terror.

 

    Portanto, se gosta de nossos seres folclóricos e de uma boa história de terror, não deixe de ler “Caapora” e se impressione assim como eu, pois jamais encontrará outra história desse estilo já contada por aí, isso eu garanto.

 

 

 

 

Sobre o autor

 

 

Guilherme Borges nasceu no Rio de Janeiro, onde atualmente reside em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. É graduado em História e já atuou como pesquisador em um projeto da Unirio sobre escravidão no século XlX no município de Piraí.

 

Sempre foi um grande fã de histórias de terror, tanto no cinema quanto na literatura. Caapora é a sua primeira obra publicada e nela pode abordar, além do terror, vários temas como imigração, lutas, tecnologia, folclore e História.

 

 

 

 

 

@Gustavo Barberá – 10/10/2022

 

Menu

 

0 comentários:

Postar um comentário