Título:
Experiências de quase morte (EQMs)
Autor: Edson Amâncio
Ano: 2021
Editora: Summus
Páginas: 208
Onde comprar: Summus
*Livro gentilmente cedido pela editora.
Algumas vezes já me peguei em pensamentos sobre a vida após a morte. Fico curioso em saber como seria estar em outro plano observando o que estou. Parece ser coisa de maluco, mas isso realmente acontece e temos provas na obra de não ficção “Experiências de quase morte – Ciência, mente e cérebro”.
O livro, escrito pelo autor Edson Amâncio nos conta experiências de pessoas que estiveram em coma ou à beira da morte e nesse meio tempo estiveram como que fora do seu corpo, observando tudo o que estava ao seu redor. Também o autor disserta sobre o papel da Ciência nesse processo.
Para os curiosos sobre esse assunto, a obra é sensacional, bem completa e não precisa ser do ramo da Medicina para entender, pois a linguagem aqui usada é de fácil entendimento. Ao ler, me senti em uma sala de aula, de tão rico que é de informações e da forma que o autor relaciona os temas aqui presentes.
Me chamou muito a atenção nas abordagens mente – cérebro que Amâncio nos trouxe, além das associações que o autor faz com algumas doenças ou síndromes, o que me deixou preso na leitura, pois ao mesmo tempo que lia, percebia a veracidade dos fatos e indagava comigo mesmo de como nunca tinha pensado ou comparado tal passagem. Para mim foi uma leitura e tanto.
Além do escritor colocar suas experiências, ele cita outros autores, médicos e cientistas ao longo da História, o que nos dá mais bagagem sobre as experiências de quase morte ou EQMs, aliás, na obra há um capítulo só de relatos de pacientes que passaram por essa situação e os mesmos são impressionantes.
Se ficou curioso para saber quais foram esses relatos, não deixem de ler essa obra riquíssima em informações, onde Ciência, mente e cérebro andam juntos e nos traz os mistérios que só a Medicina consegue desvendar, através de muitas pesquisas e estudo. É uma leitura muito prazerosa que indico para todos.
Sobre o autor
Edson J. Amâncio é médico e neurocirurgião. Fez mestrado e doutorado na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi professor adjunto de Neurocirurgia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba (MG), e do Centro Universitário Lusíadas (Unilus), em Santos (SP).
Idealizou e presidiu, em 2002, o I Congresso Paulista de Neurociências. Autor de várias obras de ficção (contos, crônicas e novelas) e do livro de divulgação científica O homem que fazia chover e outras histórias inventadas pela mente (Barcarolla, 2012).
@Gustavo Barberá – 03/11/2022
0 comentários:
Postar um comentário