Resenha do livro "Amor e guerra II - em solo alemão"

 






Título: Amor e guerra II – em solo alemão
Autor: Freddy Nagel
Ano: 2017
Editora: Scortecci
Páginas: 140
Onde comprar:
Amazon

 

*Livro gentilmente cedido pela editora.

 

    Romances históricos me atraem demais pela bela narrativa que possuem e não foi diferente com “Amor e Guerra II em solo alemão”, uma obra que nos leva às memórias da II Guerra mundial, onde ficção e História caminham lado a lado.

 

    O livro nos conta a trajetória de Ruth, desde sua infância nas ruas de uma cidade alemã, onde mais tarde iria sofrer com a angustiante e cruel guerra, regida por Hitler e sua tropa.

 

    Pelo estilo literário já dito acima, com certeza que iremos encontrar uma trama triste, agonizante, mas que nos apresenta um equilíbrio de altos e baixos. É uma leitura tão intensa que me fez consumir a obra em poucas horas, não conseguindo larga-la de forma alguma. É praticamente um plot atrás de outro, o que aguçou demais minha curiosidade.

 

    Não pense que a obra fala exclusivamente da Segunda Guerra e do tratamento cruel que os judeus receberam nesse período. Ela é a protagonista, mas temos toda uma história de vida da personagem Ruth e sua família, pois o autor soube equilibrar perfeitamente todas as cenas e momentos, gerando assim muitas emoções para o leitor.

 

    Narrada em terceira pessoa, a trama apresenta um enredo intenso, fluído e sensato, nos convidando a participar da bela história contada, onde quem for sensível, irá derramar lágrimas, algumas vezes de tristeza, outras vezes da emoção boa que a cena em questão estará nos apresentando.

 

    Amor e Guerra II em solo alemão é a continuação de “Amor e Guerra” que está disponível para quem ficou curioso com seu segundo volume, portanto o que posso dizer é que recomendo demais, pois é uma belíssima história.

 

 

 

Sobre o autor

 

Freddy Nagel, pseudônimo de Alfred Nagel Neto, nasceu em Curitiba, no ano de 1969. Ainda criança, em 1976, mudou-se com sua família para Guabiruba, em Santa Catarina. Neste município, onde vive até hoje, conheceu sua esposa Eliane, com quem tem dois filhos: Andres e Ane.

 


Formado em Letras e pós-graduado em Novas Tecnologias na Educação e Coordenação Pedagógica, atuou, durante 20 anos, como professor de Literatura da rede estadual de ensino. Desde 2005 exerce a função de diretor escolar na rede municipal de ensino de Guabiruba. Paralelamente ocupa, desde 2013, a Presidência do Conselho Municipal de Educação de Guabiruba.            


    Em 2017 foi condecorado membro da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – seccional Guabiruba, ocupando a cadeira de número 3.

 

@Gustavo Barberá – 22/12/2022

 

Menu

 

0 comentários:

Postar um comentário