Resenha do livro "Nei Lopes"

 


 

 

Título: Nei Lopes
Autor: Oswaldo Faustino
Ano: 2009
Editora: Summus
Páginas: 120
Onde comprar: Summus

 

* Obra gentilmente cedida pela editora.

 

    Poeta, sambista, escritor, pesquisador, compositor. Esse é Nei Lopes, celebridade que nasceu em uma época conturbada da Segunda Guerra Mundial e viveu em outra aqui no Brasil que é foram os anos da Ditadura Militar. Essa obra conta a vida e trajetória desse artista que sofreu demais, mas deu a volta por cima e se recuperou de suas perdas através dos livros.

 

    Sua biografia foi escrita pelo autor Oswaldo Faustino, que mostra perfeitamente a vasta pesquisa feita caprichosamente para nos trazer todas as informações possíveis do compositor. Dividido em oito capítulos, cada um aborda uma fase da vida de Nei Lopes, sua participação na política estudantil e a luta contra a Ditadura Militar. São fatos que chocam, mas que infelizmente aconteceram, fazendo parte de sua vida.

 

    Da mesma forma que o poeta construiu uma grande família, ele passou por perdas das mesmas, o deixando com a alma destruída, mas não permitindo que a depressão o atingisse, mergulhando na leitura e tendo como consequência desse ato, o lançamento de várias obras. Atualmente, o autor continua trabalhando na disseminação da cultura com seu belo trabalho.

 

    Portanto, não perca seu tempo e saiba mais do que se passou na vida dessa celebridade que é um exemplo a ser seguido, é uma história linda que fará o leitor refletir demais sobre ser forte e encarar as dificuldades da vida. A obra faz parte da coleção “Retratos do Brasil Negro”, do Grupo Summus.

 

 

Sobre o autor


 

Nascido em Mairinque, no interior paulista, vive em São Paulo desde a infância. Jornalista desde 1976, atuou em rádio, TV, revistas e em vários jornais, como a Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, onde trabalhou como repórter por 26 anos. Foi também editor de Cultura do Diário Popular, entre 1985 e 1990. Integra a Cojira-Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. É colaborador fixo da revista Raça Brasil e desde as primeiras edições, há 15 anos.

 

Entre as atividades em TV, atuou na TV da Gente, de Netinho de Paula, onde viveu o personagem Tio Bah, um contador de histórias do programa infantil, que vivia num baobá. É co-autor – com Aroldo Macedo – dos livros: A Cor do Sucesso (Editora Gente, 1999), Luana, a Menina que Viu o Brasil Nenem (FTD, 2000), Luana e as Semente de Zumbi (FTD, 2004), Luana, Capoeira e Liberdade (FTD, 2009) e Luana e as Asas da Liberdade (FDT, 2010).

 

    Lançou, pela Editora Selo Negro/Summus, a biografia do escritor e compositor Nei Lopes (2009), da Coleção Retratos do Brasil Negro, e o romance histórico A Legião Negra (2011), que fala sobre a participação de batalhões voluntários negros na Revolução Constitucionalista de 1932 e sobre a presença negra na cidade de São Paulo, nas primeiras décadas do Século XXI. Também em 2011, no segundo semestre foi o locutor do programa sociocultural de web rádio intitulado Rádio Tambor.

 

@Gustavo Barberá – 31/12/2022

 

Menu

0 comentários:

Postar um comentário