Resenha do livro "Menina veneno"
Título Original: Menina veneno
Autora: Carina Rissi
Ano: 2017
Editora: Galera Record
Páginas: 192
Onde comprar: Amazon
Autora: Carina Rissi
Ano: 2017
Editora: Galera Record
Páginas: 192
Onde comprar: Amazon

Roupas caras, sapatos de grife, cosméticos, joias, flashes, luzes e muito glamour. Isso é o desejo e objetivo de qualquer mulher que sonha ser uma top model. Agora, imagine de as noite para o dia sua fama estivesse ameaçada por uma nova cara recém descoberta no mercado da moda. E pior, se esse novo talento fosse um parente seu!!! É o que acontece em “Menina veneno”, uma obra inspirada no conto de fada “Branca de Neve”, só que mais moderno.
A história gira em torno de Malvina Neves, uma super modelo com um passado amargurado e sofrido. Viveu em um orfanato e após completar seus dezoito anos, arranjou um emprego como frentista de posto de gasolina e certo dia, abastecendo o carro de um piloto de corrida, o mesmo se apaixonou pela moça e acabaram se casando. Daí em diante, Malvina foi apresentada pelo marido a agentes de moda e com uma beleza de não se colocar defeito, ela se transformou em uma modelo que da noite para o dia brilhou nas passarelas.
Só que sua enteada ao completar quinze anos, mostrou uma beleza tal qual a madrasta e seus agentes a recrutaram para ser a nova celebridade de uma marca famosa de perfume, chamada “Menina veneno”, onde adivinhem quem era a atual modelo da campanha? Sim, Malvina Neves!!! Além disso, Malvina tinha um aplicativo que mostrava a porcentagem de beleza ao escanear a face de uma pessoa e com ela, sempre dava entre 98 e 99,5% de beleza e uma única vez que sua enteada o usou deu 100% de beleza. A guerra estava declarada!!!
“Você é o único responsável pela vida que leva. Somos nós quem criamos nossas oportunidades”.
Gostei dessa obra, pelo fato de ser uma ficção, ela mostra a insegurança, a carência e a necessidade de uma pessoa desejar ser o centro das atenções. Malvina, por ter sido uma pessoa sofrida no passado, agora que sua vida mudou radicalmente da água para o vinho, necessitava de muita atenção, ela nem até mostrava traços de ser metida e exibida e era, mas eu senti que era muito superficial, na verdade era medo desse sonho acabar.
Narrada em primeira pessoa pela própria Malvina Neves, que na verdade é um pseudônimo, seu nome é outro, o que deixou a leitura bem divertida foi o fato dela conversar com o leitor, deixando o enredo dinâmico e de nos tirar boas risadas. Ela é muito divertida. A forma que ela trata o leitor com ironia e desdém ficou ótimo.
“Meu Deus, não acredito que você nunca ouviu falar da bolsa mais desejada do mundo! Se bem que, olhando bem para o que você esta vestindo, posso acreditar, nunca ouviu mesmo”.
Outros assuntos polêmicos no mundo da moda foram abordados como ter dinheiro para fazer qualquer coisa, inclusive comer o que desejar, mas não poder para manter a forma física. Bulimia, anorexia, entre outros distúrbios alimentares, assim como o uso de substâncias inibidoras de apetite ou emagrecedoras são citadas na obra, explicitando o sofrimento que as modelos passam para se manter nesse universo fashion.
Fiquei um pouco chateado com o final da história, mas era o que esperava. Gosto dos vilões em qualquer livro e Malvina foi mais uma que incluí na minha lista, mas ela agiu assim por medo de voltar ao seu passado, trauma que ficou fincada em sua memória e mesmo tendo um pequeno declínio na carreira, ficou provado que a loba vai atacar novamente. Como isso aconteceu? Meu caro leitor, só lendo a obra na íntegra para saber. Eu recomendo e digo que serão horas de entretenimento.
@Gustavo Barberá – 02/06/2019.
Olá, tudo bem? Eu gosto muito da escrita da Carina, comprei esse livro mas ainda não li pois não tenho o livro dos vilões haha, mas amei a sua resenha e fiquei mega curiosa sobre a história.
ResponderExcluirUm beijo ♥
Achei muito interessante o livro, mas me lembrou mais Branca de Neve do que Cinderela, apesar de os dois contos também terem inveja como tema.
ResponderExcluirObrigado pela recomendação! <3
Nossa, troquei os contos. kkkkk Era Branca de neve mesmo.... Vou ter que corrigir.
ExcluirConcordo com o comentário de cima, a obra também me lembrou A Branca de Neve e não Cinderela. Até a parte do aplicativo tem a ver, me remeteu para a Rainha Má perguntando pro espelho se existiria mulher mais linda do que ela. De qualquer forma a leitura parece ser muito bacana, obras inspiradas em contos de fadas sempre ganham um brilho especial.
ResponderExcluirNão conhecia a autora, achei a temática bem interessante, e o título me fez ficar com uma antiga música na cabeça....
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEu não tive uma impressão muito desse livro. Na verdade de todos os que li da Carina, esse é o que menos gosto apesar de ter temas como inveja, a incessante busca pela jovialidade.
Assim como você também prefiro os vilões e esse foi o ponto alto da leitura.
Camila de Moraes
oi!
ResponderExcluirEu adorei o livro :D a historia tem um ar bem dramático,e a leitura bem rápida e envolvente..
olá , tudo bem ?
ResponderExcluirGosto desse tipo de leitura , não conhecia a autora mais gosto da tematica , a inveja é algo que é constante em qualquer situação não apenas de beleza , algo que temos que aprender a conviver ,
me parece ser uma leitura bastante envolvente.
Eu li esse livro logo que lançou e sou apaixonada por essa história. Achei a releitura muito incrível, ainda mais por trazer algumas mensagens. E essa capa é linda.
ResponderExcluirbeijos
Oi, Gustavo! Eu já tinha lido a respeito desse livro. Acho que foi o único da Carina que não me animei tanto em ler, li algumas resenhas mais negativas, talvez por conta do final, ou talvez por eu mesma não ser tão fã de vilões (aquela velha convicção de bem x mal que às vezes esqueço que nem tudo é preto e branco.
ResponderExcluirBjos
Lucy - Por essas páginas
Oi Gustavo,
ResponderExcluirPara mim, esse é o livro mais fraco da Carina, mesmo assim tem uma história interessante e que nos faz pensar em alguns pontos. Essa questão de como a beleza se torna uma obssessividade por parte de algumas pessoas é um problema sério, que sempre precisa ser explanado. É um livro bem legal pela interação da personagem! Adorei o post!
Beijos!
Gosto bastante de histórias que se inspiram em contos de fadas e fazem uma espécie de adaptação, ganham vantagens! rsrs
ResponderExcluirFiquei curioso por essa obra, aliás, cada um de nós possui um passado, uma história, e somos o resultado dessas experiências, deveríamos ser um pouco mais empáticos uns com os outros, assim como nós temos nossas dores o outro também passa por algum sofrimento. E o mundo da moda é recheado de temas que nos despertam e alarmam, excessos são feitos, exageros são cometidos, tudo em nome da estética, em nome de um sucesso que pode não ser alcançado ou vivido por conta de uma saúde frágil e encerrada.
Boa sugestão!
Abraços!
Acho que nunca li nada da Carina Rissi!Até o final do ano passado, eu tinha um pré conceito gigante com Romances e com obras nacionais.
ResponderExcluirNa virada do ano, prometi abrir meus horizontes e (vou assumir) estou gostando! Ainda não li nada dela, você pode me indicar uma para começar?
Oi Gustavo! Eu AMO os livros da Carina, inclusive super indico. Mas esse é um dos que não li (junto Mentira Perfeita). Eu adoro releitura de contos de fadas e acho que ela jogou com uma pegada bem atual e até mesmo real. Acredito que deva acontecer muito disso no mundo da moda. Depois da sua resenha, sei que tenho que ler esse livro mesmo! Beijos
ResponderExcluirhttps://almde50tons.wordpress.com/
Ainda não li nenhum livro da autora, mas depois da sua resenha já fiquei empolgada pra começar por esse.
ResponderExcluirSolicitei esse livro e nunca chegou kkk sofro demais com isso porque sou muito curiosa pra ver essa versão da história, uma recontagem bastante interessante e que mostra um outro lado da narrativa que muita gente acaba ignorando. Adorei sua resenha Gu!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirA história parece-me bastante envolvente com um toque dramático! Irei pesquisar mais :)
Obrigado pela sugestão :)
Abraço
http://tudosoblinhas.blogspot.com
Já conhecia o livro pelo sucesso da autora, porém nunca li nada dela ainda. Gosto de releituras mas acho que o modo como colocam sempre uma mulher contra a outra me deixa cansada antes mesmo de ler.
ResponderExcluirOi Gustavo, tudo bem?
ResponderExcluirAdoro contos de fadas, por isso sempre estou atrás de releituras, ou obras baseadas neles. Eu gosto muito da Carina, esse livro está na minha lista faz tempo, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Achei super importante a autora aproveitar a história para abordar temas importantes como os distúrbios alimentares e esses medicamentos para inibir apetite. E saber que o livro ainda é divertido, foi a cereja do bolo. Ótima resenha.
beijinhos.
cila.
Parece contos de Branca de Neve, a autora é bem conhecida, mas ainda não conhecia esse, obrigado pela dica Gu.
ResponderExcluirOi, Gustavo!
ResponderExcluirEu sempre leio comentários super positivos sobre as obras da Carina Rissi, mas eu nunca fiquei interessada em nenhum deles, apesar de achar a ideia de Perdida muito legal.
Não sou a maior fã de releituras dos clássicos contos de fadas.
Dessa vez, passo a dica.
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/