Resenha do livro "Exorcismo"






Título Original: Possessed
Autor: Thomas B. Allen
Ano: 2016
Editora: Darkside
Páginas: 272


Exorcismo é um livro baseado em escrituras, relatos e registros verídicos de padres antes, durante e depois de um ritual de exorcismo, onde posteriormente o jornalista, escritor e cineastra Willian Peter Blatty iria escrever a obra “O exorcista” que mais adiante ganharia as telas dos cinemas causando muita polêmica. Sim, o livro “O exorcista” foi baseado na história desse livro, onde várias passagens do livro e do filme de Blatty é ficção, ou seja, não é o que realmente aconteceu.

        A história se passa em Maryland e mais tarde em Georgetown, onde um garoto denominado Robbie (esse nome não é o verdadeiro, pois nos relatos o padre resolveu manter os nomes da família em sigilo) após brincar com um tabuleiro OUIJA que ganhou de sua tia Harriett, o qual viria a falecer algum tempo depois, começou a se comportar de forma estranha em sua casa, onde barulhos estranhos e sinistros começaram a aparecer em seu quarto até o quadro se complicar de vez com móveis se movendo sozinho, cama chacoalhando e no auge dessa tragédia, uma legião de espíritos malignos tomaram posse do corpo de Robbie. Durante semanas esse garoto virou algo divido pela medicina e depois pela Igreja, onde no esgotamento dos tratamentos médicos, notou-se que o caso era de um exorcismo.





 
        Confesso que esse livro me deixou perturbado, se você que já leu ou assisti “O exorcista” e não conseguiu dormir, então leia essa obra somente durante o dia, pois se deixar para fazer isso à noite, prepare- se para passar pela mesma situação relatada acima, pois as informações trazidas nesse livro são de arrepiar. Os estudos realizados pelos teólogos a procura de respostas sobre a relação Deus x Diabo é de dar medo, pois as conclusões que eles chegam são perturbadoras, mas em algumas partes se pensarmos bem, é coerente. Também me chamou a atenção o histórico que o livro traz falando sobre o número de exorcismos realizados na América Latina e Europa, antes do caso desse garoto que foi o primeiro a ser realizado nos Estados Unidos.

”Um exorcista tem que tocar o mal, respirá-lo se concentrar nele”.

        O livro passa muito medo, pois traz o ritual de exorcismo detalhado, sessão após sessão. Antes, durante e depois de cada ato realizado, as impressões e as condições de casa participante da equipe da Igreja, família e de Robbie. Os detalhes são tão bem descritos que ao mesmo tempo deixa o leitor com muito medo, mas curioso para saber o que vai acontecer posteriormente. Há momentos que ficava todo arrepiado e queria largar a leitura, porque era muito forte o relatado, mas insisti e fui até o final. 
 
 
 
 
 

       Um ponto que levou a uma boa discussão foi a relação Igreja x Ciência x Medicina, onde padres, teólogos, médicos e psicólogos e parapsicólogos defendia a tese de que o comportamento de Robbie para uns era psicossomático,  para outros distúrbios neurológicos e para o lado religioso era um ato de possessão e de polêmica, pois os padres achavam que o garoto só se livraria dessa legião se aderisse ao Catolicismo e fosse batizado, sendo Robbie e sua família Protestantes. Não irei entrar em detalhes, pois é um assunto delicado e debatido em várias passagens do livro, então acho melhor saber mais lendo a obra na íntegra.


“A possessão, escreveu um teólogo católico, ‘consiste na presença do demônio dentro do corpo humano, sobre o qual ele tem controle total e despótico, A vítima se torna um objeto cego de Satã...’ ‘...Visto que a pessoa possuída não tem consciência de seus atos durante a captura diabólica – e ainda capa de exercer qualquer controle – ela não é responsável pelas suas ações, por mais ultrajantes, malévolas ou perversas que sejam’”.


     Por ser uma leitura interessante, a leitura é realizada rapidamente. Após o termino da história, há uma parte onde o diário do padre exorcista foi publicado com todo o relato do ritual. É muito interessante. E o final da história é algo que não esperava, a Igreja concluiu sobre tudo isso me deixou boquiaberto, me surpreendeu mesmo e confesso que parte do meu medo e pavor da obra se foi, mas pelo que li no decorrer da história, ficam minhas dúvidas pelas evidências apresentadas. 
 
 
 
 

     
        O que foi bem curioso nesse livro também, foi o relato de Allen sobre o lançamento do filme “O exorcista” nos cinemas naquela época. A película foi tão impactante que médicos e ambulâncias ficavam de plantão nos cinemas pois muitos passavam mal durante a exibição do filme. E os relatos sobrenaturais que aconteceram nos estúdios de gravação durante a realização do filme também. Gostei muito dessa parte.
 

“Espectadores desmaiavam ou vomitavam, muitos recorreram a terapias para se livrar de medos que não conseguiam explicar. Psiquiatras escreviam sobre casos de ‘neurose cinematográfica’”.

    
   Não só nos estúdios, mas também foi interessante o que fizeram com o quarto onde o garoto foi exorcizado, o que encontraram anos depois e o destino que teve a casa onde essa família morou após o menino se libertar dos espíritos. E gostei também do destino dos padres após o ritual até o dia da suas mortes que de alguns foram recentes. Essa parte foi fenomenal!!!
 
 
 
 
 

     E mesmo sendo de arrepiar, eu recomendo muito esse livro, pois é baseado em fatos reais, o que me atrai muito em uma história e leva a uma boa discussão, pois possuem temas polêmicos e também percebemos a insistência de terceiros quando desejamos provar alguma coisa que já existe. É uma história que vale a pena ser lida e para os fãs de literatura de terror, dispenso comentários, é um prato cheio. A tradução foi de Eduardo Alves.
 


@Gustavo Barberá – 11/10/2018

 
 

50 comentários:

  1. arrepiante! a darkside SEMPRE SEMPRE fazendo edições apaixonáveis demais, porém, entretanto, não tenho coragem de ler não :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ficava arrepiado a todo momento lendo esse livro, mas quem disse que minha curiosidade me deixava largar? rsrsss

      Excluir
  2. A Darkside sempre arrasando nas edições, adorei seu post fiquei bem curiosa, amei essa capa, mas não sei se leria, sério, tenho medo kkkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia de dia, aí até à noite você já esqueceu um pouco desse terror todo. Vale a pena a leiura, viu...

      Excluir
  3. Olá Gustavo, tudo bem?

    Sou uma pessoa bem medrosa, então apesar de ter muita curiosidade por ler essa obra, por causa dos relatos, que me parecem bem detalhados, não sei se teria coração para finalizar o livro. Foi bom você citar que é melhor ler durante o dia. Acho que vale a pena e vou tentar ler em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, pois os relatos e discussões que a Igreja faz em certos momentos até nos faz esquecermos do terror que há no livro, pois causa muita polêmica. Eu recomendo.

      Excluir
  4. Olá!
    Não sei se estou ansiosa para ler ou com medo, hahaha. Mas de qualquer jeito coloquei na listinha.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe o que eu disse logo acima no comentário da Alice Martins, vale a pena.

      Excluir
  5. Confesso que esse estilo de livro, não sou mto fã, mas pra quem curte vale super a pena.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li, passei uns medos básicos, mas gostei muito e recomendo para quem curte esse estilo de leitura.

      Excluir
  6. Olá
    Estou com esse livro na minha estante só esperando eu pega-lo. Parece ser um livro bem denso, carregado, gosto muito de livros assim, e saber que ele é real me deixa ainda mais animada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá Daniele, abra-o e comece a lê-lo. Depois volte aqui e me diga o que achou, vamos debater. Te aguardo.

      Excluir
  7. Medo tá me definindo só com essa resenha. Amo filmes de terror e tenho muita vontade de ler livros assim, mas não tenho coragem suficiente em mim pra fazer isso rs
    Parabéns pela coragem! Parece ser uma experiência incrível!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá um medão mesmo, mas você quer saber mais e quem disse que a curiosidade te impede de largar o livro? É viciante. Vale muito a pena.

      Excluir
  8. Gente, se Os Demonologistas - Lugar Sombrio já me deixou perturbada, imagina esse que faça de exorcismo detalhadamente.
    Medo define o que senti no momento. Recomendar um livro baseado em fatos reais é porque a coisa realmente é interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro livros baseados em fato reais porque eu fico imaginando a cena, penso "Caramba, isso realmente existiu, que sinistro!" e fico cada vez mais curioso com o desenrolar da trama.

      Excluir
  9. Oi, Gustavo! :D
    Já assisti ao filme "O exorcista" quando era mais nova e confesso que não lembro de várias partes, porque eu estava com amigos e desviava minha atenção nas partes mais assustadoras. hahahaha Porém não tenho vontade de vê-lo novamente pelo que me lembro, achei muito angustiante. Saber que este livro também teve influência para aquele filme faz com que eu não tenha coragem de lê-lo, mas fico feliz que tenha sido uma experiência emocionante para você. Obrigada pela dica! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem pesada e forte, mas quem sabe algum dia você consiga ler.

      Excluir
  10. Eu li o livro Exorcista e realmente da um medo danado esta leitura, eu não ficava sozinha em um cômodo de jeito nenhum e tampouco o lia a noite.
    Adorei! Kkkk
    Vou procurar este aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele te dá medo, mas queremos saber mais afundo da história, incrível como essa obra te cause tantas sensações. Quando terminei, confesso que fiquei aliviado. rsrsss

      Excluir
  11. Olá!
    Essa capa me dá agonia hahaha
    Sempre que a vejo já passo direto. Apesar de achar interessante algumas histórias de terror e por envolver Exorcismo, não é o tipo de leitura que me vejo realizando, mas confesso que já assisti bastante filmes.
    Sua resenha está incrível e muito convidativa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe mais pra frente sua curiosidade não te faça mudar de ideia e quando menos esperar você já se verá lendo a obra. É uma leitura e tanto, apesar de perturbadora.

      Excluir
  12. Olá, mas eu não leio esse livro nem que me pague! Do jeito que eu sou medrosa! hahahahahaha. Brincadeiras a parte, eu acho que é um livro para pessoas que não crê nessas coisas, mas como eu sou uma pessoa que acredito que isso é possível, ficaria bem impressionada com a história.

    Fiquei bem curiosa para saber a opinião da igreja no final do caso. Acho que vou assistir o filme, mas nada de escuro e nem a noite! hahahahaha. Adorei o seu post, a diagramação do livro é sensacional!.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu li "O Exorcista", deixava o livro guardado no quartinho de limpeza que é fora de casa, não conseguia colocá-lo para dentro de forma alguma, demorou um bocado e com esse, quase que fiz a mesma coisa, mas é uma história que te faz refletir a dúvida que as pessoas tem quando você já tem como comprovar algo, chega a ser irritante. O garoto está possuído, está explícito e as pessoas dizendo que não era possessão. É cada coisa que li e me dava vontade de pegar o infeliz pelo colarinho e falar um monte. Por isso recomendo essa leitura, não é só terror, mas a polêmica Igreja x Medicina x Ciência que há nele também.

      Excluir
  13. Oi Gustavo! Nossa, definitivamente, eu não leria esse livro. Tenho pavor dessa história e a única vez que tentei ver um filme do gênero, tomei um susto tão grande, que foi pra nunca mais rs
    Mas sua resenha ta maravilhosa. Você conseguiu passar tudo o que sentiu.
    Parabéns. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem impressionante, mas traz uma história e tanto. Quem sabe algum dia você vença seu medo e leia. Aí volte aqui e me conte o que achou!!!

      Excluir
  14. Devo confessar que se trata de uma história intrigante, mas sinceramente, eu não conseguiria ter uma vida normal após a leitura de um livro tão forte quanto esse. É muito curioso os casos de pessoas passando por mal estar durante as sessões no cinema, daí pra ter noção do quanto é sinistro rsrs
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi a parte que mais goste do livro. Os bastidores, nunca imaginei que o público fosse reagir dessa forma e os enigmas nos estúdios de gravação.

      Excluir
  15. Assisti o filme O Exorcista, numa época em que o terror era meu gênero preferido. Não lembro de ter lido o livro. Bem interessante saber que essa obra é baseada em fatos reais. Gostei da resenha, parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é fichinha em relação a esses dois livros que são muito sinistros. Esses te tirarão o sono d verdade... rsrs

      Excluir
  16. Eu confesso que livros assim me deixa com medo, assustada, mais gostei da sua resenha você definiu bem o livro, a capa é de assustar um pouco, mais o mais interessante que o livro é baseado em fatos reais, muito bom, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro histórias baseadas em fatos reais, por isso esse livro me chamou muito minha atenção e também porque gosto muito de histórias de terror/suspense.

      Excluir
  17. O mais assustador é saber que a história é baseada em fatos reais, esse detalhe é o que mais me causa impacto. Gosto de tramas de terror mas não sei se teria coragem de ler esse livro, acho pesado demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ter coragem mesmo, mas a curiosidade durante a leitura fala mais alto que o medo. É incrível!!!

      Excluir
  18. Oi Gustavo,
    O filme "O exorcista" é o único que consegue realmente me assustar e perturbar. Como eu gosto do gênero - principalmente nas telonas - tenho muita vontade de ler essa obra. Fiquei muito contente por saber que o livro te perturbou e que você não recomenda ler durante a noite.
    Vou comprar meu exemplar e ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Bruna, para quem curte terror, esse livro é um prato cheio. Recomendo muito. Adorei ter lido, mesmo passando medo.... kkkk

      Excluir
  19. Oi, Gustavo.
    Adorei os detalhes da sua resenha. Já deu para saber que esse não é um livro para mim porque eu sou cagona!! kkkkk
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é horripilante, mas polêmico ao mesmo tempo. É uma obra que recomendo para todos.

      Excluir
  20. Gente, que tenso! Imagino que você tenha fico com calafrios enquanto lia este livro... Eu nem imaginava que o livro foi baseado em relatos reais! Que intrigante...
    Fiquei bastante curiosa.

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Morro de medo dessas coisas, mas é como esse trecho aqui diz "Os detalhes são tão bem descritos que ao mesmo tempo deixa o leitor com muito medo, mas curioso para saber o que vai acontecer posteriormente." sou muito dessas coisas kkkkk
    Não sabia q um livro tinha sido baseado em outro... Nunca assisti o filme, mas agora estou morrendo de curiosidade hehehehe

    www.eudelirico.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto bastante de ler livros de terror, mas esse é um dos que eu não tenho a menor coragem para ler e também confesso que não tenho vontade. Parece ser uma ótima leitura para quem se interessa, mas não consigo me atrair por esse livro. Gostei de ver a sua opinião com o livro e de ver como foi a sua experiência com a leitura.

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bom?
    Adorei conhecer um pouco mais desse livro através de sua resenha, no entanto não é um livro para mim. Independente de eu ler de dia ou de noite já sei que não vou dormir kkkk Sou muito medrosa para essas coisas e o filme me deixou sem dormir direito por semanas, então acho que não vai funcionar muito bem rs Mas curti saber que foi uma leitura fluida, que você curtiu e que mesmo que tenha dado medo recomenda. Adorei a resenha! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Já conhecia o livro,mas não tinha ainda pego uma resenha para ter maiores detalhes, ele difere bastante dos livros com 'a mesma pegada' pelo que entendi, parece interessante

    Hoje em dia curto mais os livros do estilo de "A Estrada da Noite" e por sinal, esse que escrevi aqui é de Joe Hill e me diverti demais lendo! Quando terminou minha primeira reação foi voltar ao inicio do livro kkkkkkkk

    Eu via muito os filmes estilo "O exorcista" quando era criança (ok, não é filme pra criança, mas meu pai ia assistir e eu assistia junto e achava bem engraçado, hoje em dia penso que era uma criança bem estranha XD )

    Mas aos poucos meu gosto foi mudando, hoje em dia curto mais os suspenses com um pouco de mistério (ou muito) para tentar desvendar junto dos protagonistas a procura de uma solução.

    O post ficou ótimo, obrigada pela dica, vou procurar saber mais sobre o livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Dark Side com certeza é a melhor editora desse gênero! As capas são maravilhosas e a qualidade também! Eu só ainda não tive muita coragem para ler esse tipo de leitura hahaha sou mt medrosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Oi
    não sou muito fã de livros assim pois sou uma pessoa muito medrosa acho que para mim não rolaria,mais sua resenha é ótima,quem ama livros assim vai adorar a postagem.

    ResponderExcluir
  27. Muito boa sua resenha, Gustavo! Fiquei com muita vontade de ler, mas o medo... rsrsrsrs

    leticia-trindade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Acho que você descreveu muito bem a historia, certamente terei medo mas também muita curiosidade.
    Espero que essa leitura não me faça precisar de médicos e ambulâncias de plantão, gostei da dica de ler o livro de dia para não impressionar muito com os relatos.
    Muito boa sua resenha, apesar do medo quero muito ler esse livro.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  29. Possuído de Thomas B. Allen,não é o tipo de livro que eu gosto de ler.Mas admiro o trabalho desse autor. O livro de Allen Possuído revelou em detalhes o exorcismo real que foi a base no filme "O Exorcista". Possuído foi adaptado para um filme. Ele co-escreveu o roteiro baseado no livro.

    ResponderExcluir
  30. Estou arrepiada só de ler sua resenha. Imagino quando ler o livro. Sim, porque eu quero muito ler esse livro. Fiquei super curiosa por conhecer toda a história.
    Sei que vou morrer de medo, mas a verdade é que achei super interessante todos os detalhes que relatou em sua magnifica resenha.
    Desconhecia completamente a existência deste livro "Exorcismo". Quero mesmo muito ler. Espero conseguir ler todo.

    ResponderExcluir
  31. O fato do livro ser baseado em fatos reais me afasta totalmente da leitura porque eu não acredito em nada disso: em possessão, demônio e esse folclore. Aliás, acho lamentável que pessoas sigam acreditando neste tipo de coisa.
    Beijos

    ResponderExcluir