Resenha do livro "O casamento"




Título Original: O casamento
Autor: Victor Bonini
Ano: 2017
Editora: Faro Editorial
Páginas: 368

Jamais desejo ser convidado para uma cerimônia de casamento como a dessa história. Em “O casamento”, assassinatos, mentiras, traições e mistério andam de mãos dadas e alianças trocadas com os votos de perturbar e aguçar a curiosidade do leitor. 

     Como o próprio nome do livro diz, a história conta sobre o dia mais esperado de Diana e Plínio, desde que se conheceram - o dia do casamento. Estavam todos a postos em seus respectivos lugares, onde no momento da entrada da noiva, um assassinato ocorre, cancelando a cerimônia e a partir daí uma incansável investigação é instalada e quanto mais se aprofunda nesse caso, mais descobertas estarrecedoras e surpreendentes vão surgindo. 

     O livro é narrado em terceira pessoa e possui um enredo intenso e enigmático, onde pode perceber que em determinados momentos alguma resposta estava presente nas entrelinhas da investigação, um jogo de inteligência e perspicácia. 





            A obra traz diversos personagens, com diversos tipos de personalidades, uns calmos, outros agitados, outros desequilibrados e uns até psicóticos. Tudo para nos confundir e nos fazer ficar com aquele jogo de detetive, acusando um, acusando outro para saber quem é o assassino. Confesso que no decorrer da leitura, só faltou eu acusar o escritor da obra! Foi tudo muito bem esquematizado.


“Porque eu sei que, s eles decidirem agir, não vão avisar. Eles nunca avisam. Só passam a borracha no sujeito. E assunto encerrado. 
 

     No meio de tudo isso, outros temas polêmicos são abordados como a ganância, a traição, o adultério, a extorsão e a chantagem. O personagem Ricardo Gurgel, rei das falcatruas e mentiras. É preciso muita coragem para o que esse homem aprontou nessa história. Há mais cidadãos iguais ou até piores que Gurgel, os quais queria comentar, mas não entrarei em detalhes senão darei spoiler. Quem ler a obra depois saberá perfeitamente o que quero dizer.

 
 
 
 
     Um fato que notei no livro é que várias histórias são contadas durante a narrativa, como o dia em que Plínio e Diana se conheceram, a vida e as artimanhas de Gurgel, a vida da família de Diana, entre outros, mas sem perder o foco no grande dia esperado dos protagonistas que possui sua presença marcada no enredo. Outro fato que me deixou fascinado foi o jeito que as vítimas eram assassinadas.
 
      A forma em que Bonini descreveu as cenas dos crimes e como os corpos estavam ao serem encontrados, foram atormentador e de abalar o psicológico de qualquer um. Acho que nem esses programas jornalísticos de final de tarde teriam coragem de detalhar da forma que foram aqui.
 

“Descobrir é uma coisa, provar é outra”.

 
     A história é divida em quatro partes, sendo a primeira parte denominada “A solenidade”, a segunda parte “A arrumação”, a terceira parte “Felizes para sempre” e a quarta parte “Até que a morte os separe”. Com uma capa e contracapa linda, o livro tem uma estética impecável. A única coisa que não me agradou foi a diagramação, essas letras minúsculas complicou minha vida, mas mesmo assim não conseguia largar do livro querendo desvendar junto dos investigadores e do detetive Lyra quem era o responsável pelos assassinato do dia do casamento de Plínio e Diana, assim dos demais que foram aparecendo no decorrer da trama, me envolvi demais com o caso e ao descobrir fiquei chocado de ver até em que ponto o ser humano pode chegar quando deseja algo.
 
 
 
 
 

     Agora se quiser saber quem foi o autor das vítimas assassinadas e o destino que ele teve, não deixe de ler “O casamento”, só não aconselho quem estiver noivo e com seu matrimônio marcado, porque após a leitura, poderá haver muitos casamentos sendo cancelados...


@Gustavo Barberá – 13/08/2018


25 comentários:

  1. Uma história que envolve um suspense e muitos segredos. Adoro este tipo de história poos sempre surpreende!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta, então esse livro é um prato cheio, com uma história de arrepiar. Recomendo.

      Excluir
  2. Bem legal essa trama apresentada em O Casamento. Adoro histórias que demandam atenção e que apresentam vários possíveis desfechos. Boa dica!

    ResponderExcluir
  3. Que situação, casar e acontecer um assassinato! E justo na hora da entrada da noiva, que loucura. Aliás será que os noivos têm ligação com os crimes? Fiquei curiosa agora, adoro histórias que desafiam a inteligência dos leitores.

    ResponderExcluir
  4. "Descobrir é uma coisa. Provar é outra." Meu namorado, advogado, sempre me diz isso. Rs
    Olha, esse livro parece muito bom, gosto do gênero suspense e investigação.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Eu já tenho um trauma de casamento e me deparo com uma história dessas,haha.Achei bem interessante toda a história,pois todo o acontecimento é bem inesperado para um casamento.

    ResponderExcluir
  6. Ai eu amo livros assim, que me deixam curiosa pra saber quem é o causador de tudo aquilo. Adorei o que você disse sobre só faltar acusar o escritor kkkkk, conheço bem esse sentimento.
    Imagino como a leitura deve ter sido gostosa. E confesso que fiquei super curiosa pra saber quem morreu e quem matou kkkkk

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Gustavo!
    Eu ainda não pude ler esse livro do Bonini, mas já li "Colega de Quarto", ano passado, e adorei tanto a escrita quanto a história.
    Apesar dos dois serem policiais, já tendo lido o primeiro e pela impressão que tive com esse, é que ele traz histórias que facilmente poderiam acontecer, o que deixa tudo mais interessante.
    Estou muito curiosa para ler este e acho essa capa, como a do "Colega de Quarto", lindas!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi! Já tinha lido uma resenha desse livro antes e me encantei com a premissa, então ja estava na minha lista de leituras. Depois de ler suas impressões fiquei mais curiosa ainda para conhecer essa trama tão empolgante. Se estao falando bem é porque vale a pena :)

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Estou vendo seu gosto é um tanto parecido com o meu, terror e policial tudo junto é mais que bom, fiquei tão curiosa com essa narrativa que já coloquei o livro na minha lista de compras para esse ano.

    ResponderExcluir
  10. Acho que nunca li um livro de suspense assim! Não é um gênero que costumo ler, mas esse daí despertou e muito minha curiosidade! Embora eu possa apostar que foi o tal do Gurgel que encomendou o assassinato. Foi ele, não foi?kkkkk Enfim, o livro parece ser muito bom. Bjsss

    ResponderExcluir
  11. Esse foi um livro que me surpreendeu bastante. O suspense é daqueles que te deixa angustiado, mas o que chama a atenção mesmo é ver tudo o que vemos na TV e jornais escritos explicitamente na obra. É muito chocante!
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu fiquei um bom tempo sem livros do gênero e só agora estou retornando e pegando o ritmo de novo. Esse eu já havia visto por aí mas como não estava na vive acabei deixando passar a oportunidade, agora no entendo estou inclinada a dar uma chance ainda mais depois da sua descrição e impressões. Achei bem louco uma série de assassinatos na mesma ambientação que uma cerimônia de casamento.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  13. Olá, Gustavo!

    Acredita que eu comprei um livro desse autor na semana passada?! Sem nunca sequer ter ouvido falar sobre ele! Eu passei por uma Galeria na qual tinha uma pequena feira de livros. Olhei alguns deles e apesar de muitos serem interessantes foi "Colega de Quarto" que chamou minha atenção. Depois de ler a sinopse fiquei doida por ele e tive que trazer mesmo não sabendo absolutamente nada sobre o autor ou ter lido alguma resenha. Não sei quando conseguirei ler, mas estou muito ansiosa!

    E claro que agora estou interessada também em "O Casamento". Não sei por que, mas o livro me lembra uma série que assisti certa vez. Acho que se chamava "O Mistério da Ilha". Várias pessoas tinham ido juntas para uma ilha para o casamento de seus amigos e de repente um monte de mortes terríveis começam a acontecer... O final é de arrepiar! Eu acho que esse livro segue a mesma linha dessa série. O que é motivo suficiente para eu querer ler!kkkkkk... Mas só apostarei nele se gostar de Colega de Quarto.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Nem preciso dizer que fiquei morrendo de curiosidade com esse livro. Tem praticamente tudo que gosto de ler, suspense, investigação e tudo mais. Deve ser uma leitura bem instigante e já quero saber mais sobre os assassinatos hahaha

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Gostei muito dessa leitura. O autor conduziu com maestria o suspense. Só demorei a finalizar a leitura pois a fonte do livro é muito pequena e me dava dor de cabeça.
    Mas vale a pena a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Eu confesso que amo livros de mistérios, ainda mais esses envolvendo mortes e descobrir quem é o assassino. Fiquei com um pé atrás em questão de como foi abordado a parte das mortes (e como os corpos foram encontrados), pois se tem muitos detalhes perturbadores, sei que não é um livro para eu ler antes de dormir ou após as refeições, rs.
    porém, como eu gosto da parte psicológica dos personagens e há diversas personalidades diferentes entre eles, fiquei curiosa sobre como a história foi conduzida. Espero conseguir ler logo.

    Adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Gustavo!
    Eu já havia visto a capa desse livro antes, mas não havia lido a sinopse com muita atenção e bacana saber que é um suspense e policial. A capa por si só já é linda, e saber que a história lhe faz jus de tão boa é ainda melhor! Ainda que eu não intente ler o livro devido à parte forte das vítimas assassinadas, sendo bem sincera, rs. Mas que bom que você gostou da leitura!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Adoro suspense e vi umas críticas muito bacana sobre essa obra, fiquei realmente intrigada para conhecer os pormenores desse enredo, parece ser uma leitura excelente.

    beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Gustavo,
    Já tive a oportunidade de ler esse livro e ele foi um dos poucos que me surpreendeu com relação ao mistério. Achei fascinante como o autor soube trabalhar diversos temas complexos sem se perder e, principalmente, o desfecho da trama. Estou bem curiosa para ler outros livros dele, pois o Victor escreve muito bem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Gustavo que resenha incrivel! Meu Deus! Voce me deixou extremamente curiosa para ler esse livro! Conheci o Bonini na bienal e to com esse livro nas minhas proximas leituras. Amo livros nesse estilo e ouvi dizer que é a melhor obra do autor, então, preciso ler ele pra ontem!

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho visto muita gente falar deste livro e adorei ler sua resenha, até porque não sabia do que se tratava. esta parte das divisões da história achei bem criativa e que pena que a diagramação não é 100 por cento, mas mesmo assim não atrapalhou sua leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oie!

    Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa com a história.
    Quando você começou a falar que não queria estar em um casamento como o do livro eu só consegui lembrar de GOT e já imaginei várias coisas sangrentas acontecendo hahaha

    Uma pena a diagramação não estar tão boa :/

    Ótima resenha.

    Beijos

    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá, vi esse livro em um grupo que participo e pela sua resenha vi que ele pode ser o suspense que to precisando, de tirar o folego e talz... Vou anotar a dica e espero gostar do livro tanto quanto você...

    ResponderExcluir
  24. Sempre via esse livro e nao tinha reparado no sangue.
    Achei que se tratava de um romance fofo e agora que fui ver que é um suspense! Já quero! hahaha
    Adorei tudo que falou da historia, com certeza me despertou a vontade de ler logo o livro do Victor Bonini.
    Adorei a resenha e vou ler com certeza por gostar do genero.
    Beijos.

    ResponderExcluir