Resenha do livro "Condado Macabro"
Título Original: Condado Macabro
Autor: Marcos DeBrito
Ano: 2015
Editora: Simonsen
Páginas: 160
Posso caracterizar “Condado Macabro” como uma completa e perfeita peça de horror. Logo de início, já fiquei preso na trama, onde só larguei o livro quando o terminei por completo, estava dependente dessa história, queria saber o que iria acontecer, fato após fato, personagem, após personagem, momento após momento. E com muita apreensão, aflição e curiosidade, pontos presentes nas obras do escritor e cineastra Marcos DeBrito, onde grande foi o sucesso desse livro, que tomou seu lugar na indústria cinematográfica, transformando-se em filme com um elenco de primeira, como Bia Gallo, Leonardo Miggiorin, Larissa Queiroz, Paulo Vespúcio, entre outros.
Autor: Marcos DeBrito
Ano: 2015
Editora: Simonsen
Páginas: 160
Posso caracterizar “Condado Macabro” como uma completa e perfeita peça de horror. Logo de início, já fiquei preso na trama, onde só larguei o livro quando o terminei por completo, estava dependente dessa história, queria saber o que iria acontecer, fato após fato, personagem, após personagem, momento após momento. E com muita apreensão, aflição e curiosidade, pontos presentes nas obras do escritor e cineastra Marcos DeBrito, onde grande foi o sucesso desse livro, que tomou seu lugar na indústria cinematográfica, transformando-se em filme com um elenco de primeira, como Bia Gallo, Leonardo Miggiorin, Larissa Queiroz, Paulo Vespúcio, entre outros.
O livro conta a história de um grupo de jovens que resolvem alugar uma casa em uma cidade pacata do interior para passar um final de semana, que para eles seria com muita festa, bebidas, sexo e farras. Mas não imaginava o rumo que isso iria levar. Na estrada encontra um palhaço com o nome de bola 8 indo para o mesmo local e resolve dar carona para essa figura, que ao descobrir o paradeiro deles, conta para seu companheiro Antônio, conhecido como o palhaço Cangaço que fica interessado na situação financeira desses jovens e premedita invadir a casa deles com o intuito de realizar um assalto. E isso acontece. Só que esse assalto também não sai como planejado. Algo mais diabólico está para acontecer.
A história se passa em três momentos. Logo de início em uma delegacia com o interrogatório de um dos personagens pelo investigador Moreira, a preparação e a chegada dos jovens até a casa no bairro da Figueira e o terceiro em um local sombrio e repleto de traços da morte que não poderei entrar em detalhes, pois seria spoiler e quem estiver lendo a resenha já conseguirá entender o que acontecerá. Ambas as três narrativas são contadas em terceira pessoa.
“Com a mansão completamente tomada pelas sombras, a sádica engatilhou a espingarda, sedenta por perpetuar uma chacina”.
Com num enredo, intenso e de tirar o fôlego, DeBrito se preocupou em detalhar as cenas, fazendo uma descrição enigmática e sombria dos momentos de maior clímax na história, deixando-a arrepiante e perturbadora. Durante a leitura posso dizer que senti inserido nas histórias de Leatherface (o massacre da serra elétrica) e nos filmes “Pânico na floresta”. Não sei se o escritor se inspirou em parte de sua escrita nesses longas, mas em certas cenas a trama ficou sinistra igual a esses longas.
De todos os personagens da história, apenas não gostei do Beto. Pensa em um cara irritante, infantil, imaturo e sem noção. É o típico idiota que existe em toda turma. Ele me incomodou durante toda leitura, mas teria que haver um personagem desse tipo na história para deixá-la completa. Só pessoas certinhas e sensatas deixaria a trama sem sentido. Os demais personagens possuem suas características marcantes e presentes. Alguns solitários, outros carentes, preocupados, ciumentos e... assassinos.
“Se não tem perigo nenhum, por que tanta cerca com arame farpado?”
O livro tem uma diagramação na dose certa, acho que já adaptaram as letras e a cor do papel para não cansar os olhos, a capa e contracapa são bem acabadas com o interior bem bonito. Não há ilustrações, mas nossa imaginação ilustra toda a trama no decorrer da leitura e confesso que as minhas foram muito bizarras. E quem gosta de cenas com muito, mas muito sangue mesmo, assista ao filme. Eu assisti, aprovo e recomendo. Mas leia o livro primeiro que dará mais emoção.
Portanto se ficou interessado em saber o que o destino reservou para essa turma, não deixe de ler “Condado Macabro”, tenho certeza que depois dessa leitura vocês irão pensar muito em alugar uma casa em um local deserto e tranquilo para tentar relaxar e se afastar do stress que a cidade grande nos proporciona.
@Gustavo Barberá – 14/09/2018
Parabéns pela resenha Gustavo, está na medida certa! Eu infelizmente assisti o filme antes de saber q era baseado em um livro. Não posso dizer que é meu filme preferido, mas até q gostei, achei meio trash. Não sei se lerei o livro, apesar da sua boa recomendação. @tagarelaliteraria
ResponderExcluirnão conhecia o livro, mas depois da sua resenha fiquei bem curiosa pra conferir. faz tempo que não leio algo assim, e tendo poucas páginas que te prenderam logo de início parece ser bem interessante mesmo!
ResponderExcluirótima resenha <3
Virando Amor
OMG!
ResponderExcluirPelo nome do livro não me interessei muito, confesso...mas lendo essa resenha digo que me fez ficar bem interessada, me deixou presa neste post, imagina o livro?!
Agora aqui pra gente...porque da carona pra palhaço gente? Kkkk
Ja quero!
Não conhecia esse livro,é um genero que não gosto muito,mas se tivesse um filme eu assistiria.Filme de terror é top e com o tema desse livro deve ser massa!!Amei sua resenha,escreve muito bem.
ResponderExcluirOi, Gustavo! :D
ResponderExcluirÉ a primeira vez que vejo alguém falar sobre este livro! Não o conhecia ainda, mas já estou apaixonada por essa capa! Com certeza passa bastante da ideia sombria da história. Gosto muito de histórias de terror e acho que palhaços tem uma simbologia muito legal nesse universo. Porém ainda não tenho certeza se eu leria este livro, pois sempre me incomodo um pouco com cenas gore e muito sangrentas, então no momento que você disse que lhe lembrou "O Massacre da Serra Elétrica", já me deu certo receio. hahaha Gostaria de ler o livro pela experiência, mas acho que o filme não é pra mim. Sua resenha está muito boa! Beijos!
Jéssica Martins
https://castelodoimaginario.blogspot.com/
Achei bem interessante a sua resenha, não conhecia e acabei ficando bem curiosos para me aprofundar mais na história.
ResponderExcluirEu imagino que seja uma história bem tensa mesmo, com muitos sobresaltos e situações tenebrosas. Não sei pq mas a figura do palhaço tem algo de sinstro, não? Acho que não é à toa que é usada em obras do gênero terror, vide It. Adorei a resenha, como sempre muito bem escrita :)
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAchei interessante a premissa. Gosto de thrillers, principalmente se me surpreenderem no desenrolar da história.
Abraços!!
Oi Gustavo, tudo bem?
ResponderExcluirParece ser o típico livro que vai nos fazer arrepiar em muitas das suas cenas. Ainda não conhecia a obra, mas já ouvi falar muito do autor e tenho curiosidade de conhecer sua escrita. Confesso que sou medrosa para o terror, até essa capa por si só, já me assustou. Mas, com um enredo tão bem feito, impossível não ficar curiosa. Bela dica!
Beijos!
Olá! Gostei bastante da premissa, e sua comparação com os filmes de terror me deixaram ainda mais curiosa, pois gosto muito desse tipo de filme. Achei a ambientação nesse condado do interior muito legal, o que dá mais esse de filme, com esse grupo de amigos que acha que vai se divertir mas tem sempre algo de macabro esperando para acontecer. O fato de você ter odiado tal personagem mostra também que o autor soube criar bem! Obrigada pela dica!
ResponderExcluirBjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥
Minha nossa senhora, depois de ler a sua resenha tô naquele estado "Deus me livre, mas quem me dera" kkkkk
ResponderExcluirFiquei super curiosa pra saber o que vai acontecer com esses jovens, mas ao mesmo tempo já tô com medo de ler. Apesar de amar histórias de terror, morro de medo rs (vai entender!!!)
E claro, sempre tem que ter aquele irritante da turma, se não, não faria sentido rs
Parabéns pela resenha!!!
Grande beijo,
Letícia Franca | Além de 50 Tons
https://almde50tons.wordpress.com/
Eu ja tinha assistido esse filme, mas não sabia que foi adaptado de um livro. O filme me prendeu bastante, tem bastante suspense e uma violência bem extravagante, e a única coisa que me passou na cabeça é que o criador desse filme deve ter sérios problemas ou é muito fã do tarantino. Agora que descobri que tem um livro, imagino que deva ser muito melhor do que o filme , apesar de que em sua resenha voce detalhou bem o personagem BETO e acredito que tenha ficado bem fiel pelo o que assisti rs
ResponderExcluirOi, Gustavo, tudo bem?
ResponderExcluirAchei incrível a capa desse livro, não conhecia nem ele, nem o filme. Não gosto muito de terror, leio quase nada do gênero e sou muito medrosa para ver filmes. Mas achei esse interessante.
Gostei de saber que os personagens são mais "centrados" (com a exceção do Beto), sempre tenho a ideia de que quando tem grupo, cada um faz uma coisa idiota e morre de maneira tosca kkkkkk
Vou anotar para quando tiver coragem de ler rsrs
Beijinhos
http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com/
Oh meu Deus! Não conhecia esse livro e nem sabia que tinha o filme e olha que AMO esse tipo de enredo. Preciso ler esse livro! Amo livros que nos prendem a cada página e amei que não tinha spoiler na resenha.
ResponderExcluirOlá Gustavo,
ResponderExcluirEu não conhecia o livro, mas fiquei tinteressada, parece ser um bom suspense, e atualmente sempre tem livros e filmes com o grupo de amigos.
Parabéns pela resenha.
Bjs
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu conhecia esse livro do Marcos e tenho vontade de ler, eu só não sabia que tinha um filme. Parabéns pela resenha, ficou massa!
Abraço!
Que bom saber que o livro é tão cativante assim. Eu ainda não o conhecia mas já fiquei bem curiosa para saber qual será o desfecho desse grupo de amigos que resolveu dar carona para esse palhaço.
ResponderExcluirhttp://petalasdeliberdade.blogspot.com
O livro é daqueles que deixa o leitor preso até o fim, pois tem muito suspense, terror, a capa chama muito a atenção, quem gosta de terror, muito sangue não pode deixar de ler o livro, já quero ler abraços.
ResponderExcluirOlá amore,
ResponderExcluirEssa temática não me atrai, até pelo contrário...me assusta rs.
Não conhecia o livro, mais como falei, não me interessa sendo sincera.
Passo a dica, mais vou anotar a dica pra uma amiga que vai amar com certeza!
Beijokas!
www.facesdeumacapa.com.br
Sua resenha está ótima, pena que não vou ler o livro pq morro de medo kkk
ResponderExcluirhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
Amei tua resenha apesar dela ter me deixado extremamente curiosa. Acho que sou uma das poucas pessoas que não se incomoda com spoilers. Nao li o livro, mas já o quero ler. O filme, por vc ter dito que tem muuuito sangue, já não faz o meu tipo. Parabéns pela resenha e pela belíssima escrita.
ResponderExcluirEu nao conhecia o livro e já fui lendo a resenha com um certo medinho do que eu poderia encontrar rs... Ainda bem que foi de boa.Eu não costumo ler este gênero literário mas confesso que fiquei curiosa pra saber o que acontecerá com essa turminha.
ResponderExcluirLendo a resenha, tenho quase certeza que já assisti o filme. Nem passava pela minha cabeça que era do Marcos DeBrito que anda fazendo tanto sucesso ultimamente. Na verdade nem sabia que o filme havia era uma adaptação de uma obra literária. Vou conferir para ver se foi mesmo esse que assisti.
ResponderExcluirOi Gustavo!!
ResponderExcluirDeus me dibre que eu estou morta de medo dessa capa rs Eu nunca tinha visto esse livro e como não leio terror é pouco provável que um dia eu leia esse. Sua resenha quase me convenceu, mas o medo venceu rs até rimei rs
Bjs
https://almde50tons.wordpress.com/
Oii,
ResponderExcluirEu não conhecia o livro!!!, mas tenho que dizer que eu tenho muito medo e coragem pra ler é difícil rsrs mas a resenha do livro ta ótima!
Oi Gu, tudo bem?
ResponderExcluirAcho que já falei aqui algumas vezes como eu sou medrosa e to sempre correndo desse tipo de leitura, porque pra dormir a noite é um verdadeiro sufoco hahaha. Ainda assim, achei a premissa da obra bastante interessante, pra quem curte o gênero é um verdadeiro prato cheio.
Olá,
ResponderExcluirConfesso que esse livro não me atrai, e esse não é um tipo de historia que eu queira me arriscar a ler no momento, infelizmente terror não é meu gênero e só pela resenha deu para perceber que esse livro tem assassinatos e momentos de muito horror eu dispenso a leitura
Esta ai um tipo de leitura que não me chama atenção. Na verdade acho que no fundo eu sou bem medrosa! Hahahahahahaha.
ResponderExcluirMas a sua resenha ficou maravilhosa, muito bem escrita. Concordo com vc em relação a sempre ter um personagem que sempre nos irrita sendo idiota como vc relatou do Beto.
Olá!
ResponderExcluirEsse livro deve ser daqueles que deixa a gente super ligado e sedento por mais informações para descobrirmos que fim levarão os personagens. Sua resenha me deixou instigada e com vontade de ler.
Beijos!
Camila de Moraes
Oi Gustavo,
ResponderExcluirJá li um livro do autor e me encantei completamente com sua escrita e forma como ele consegue envolver o leitor em suas histórias. Fiquei intrigada para ler esse, pois ADORO palhaços. Acho interessante a história se passar em três tempos/momentos e fiquei intrigada para conhecer o final.
Que bom que apenas um dos personagens não tenha te agradado tanto.
Acho que esse livro é uma ótima pedida para se ler esse mês.
Beijos
Oi Gustavo,
ResponderExcluirGostei de saber que o livro te prendeu até o término da leitura. Não conhecia o livro nem o filme que já saiu em DVD pelo que pude ver na foto. Vou procurar por ambos. Ótima pedida para o mês do Dia das Bruxas.
Abraços.
Ola Gustavo, tudo bem?
ResponderExcluirEu gosto muito das resenhas que voce trás pois to podendo perceber que temos um gosto bem semelhante. Não conhecia essa obra, mas confesso que me chamou a atenção. Entretanto, o unico problema para mim seria em decorrencia que eu tive a impressao de o livro ser mais terror do que suspense, e eu morro de medo haha
beijos
O título e a capa já me mentem bem distante de ler. Não tenho estômago e nem estrutura para ler terror e ainda mais que você falou que as cenas são bem descritas. Mas é uma excelente dica para presentear os amigos que custem o gênero.
ResponderExcluirbeijos
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro "Condado Macabro" deve ser bem legal, eu gosto muito desse gênero literário, mas confesso que ainda não solicitei o livro na editora, vou fazer isso em dezembro. Parabéns pela resenha!
Abraço!
Olá,
ResponderExcluirAcompanho o Marcus através do Instagram, porém ainda não li nada dele, por falta de oportunidade mesmo, porque interesse eu tenho. Li bastante críticas positivas a obra e acho uma excelente dica para o mês do terror.
Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/