Resenha do livro "Um de nós está mentindo"



Título Original: One of us are lying
Autor: Karen M. McManus
Ano: 2018
Editora: Record
Páginas: 384

Quebrando as regras e paradigmas tradicionais das escolas americanas, “Um de nós está mentindo” relata as neuroses que um ser humano possa cometer por não se destacar no meio em que se relaciona. É um livro tranquilo de se ler, com uma boa história, bem sequenciada e interessante. Mas é bem fraquinho no quesito investigação e suspense, sendo que esse último aparece somente no final da trama.

      A história conta o que acontece em uma tarde de segunda-feira, onde cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras, Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera, Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas, Cooper, o atleta, astro do time de beisebol e Simon, o pária, criador do “Falando Nisso”, o mais famoso aplicativo de fofocas da escola.    






      Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato, só que no decorrer dessa investigação fatos inesperados e surpreendentes vão aparecendo e mostra que a história apurada não é bem assim como parece ser.


“É, mas eu estava lá quando você conseguiu ajudar Simon. Teria que ser um ator muito bom para fingir aquilo”.


      Narrada em terceira pessoa, o livro se divide em três partes: parte um “Lá vem o textão do Simon”, parte dois “Pique esconde” e parte três “Verdade ou consequência”. É um livro bem gostoso de se ler, me senti em uma trama da Tela quente em uma segunda feira a noite. O livro possui uma sequência coerente e bem feita, mas se quiser esperar por uma história repleta de ação e suspense, sinto de informar que não há.






      O enredo é bem adolescente, pois retrata a vida de adolescentes na fase escolar e prestes a entrar na faculdade, sendo também abordados os valores, a honestidade e o desequilíbrio emocional que levam as pessoas a tomarem atitudes bizarras, como Simon.

Gostei muito dos personagens dessa obra. Cada um com suas características próprias, com sua família típica e com seus problemas diários. Temos desde a rica sendo pressionada a entrar na faculdade em primeiro lugar para manter a tradição dos pais, até o pobre e marginalizado rapaz que vende drogas. A traição, a humilhação, a vingança, a desilusão e a paixão não correspondida estão no meio deles que alimentam mais a história, deixando-a propícia para o título do livro.


             “O que eu estava dizendo? Ah, sim. Traição. Isso é uma escolha, Coop”.


      O papel da família também fala forte aqui, pois a maioria dos personagens vem de uma família desestruturada, com pais separados, pai alcóolatra, mãe drogada, mãe com pensamentos impuros e pais interesseiros, que é no caso se Cooper, onde ele sente que o pai ama o filho jogador de beisebol, cobiçado pelos olheiros e pelos grandes times que o querem contratá-lo e não pelo Cooper filho. Chega até ser triste a realidade desses adolescentes e dá para associarmos à nossa realidade, onde vários jovens sofrem com essa carência de afeto da família. É triste algumas passagens relatadas no livro.

 
 

      Como já disse a obra no quesito suspense e mistério é fraca, mas ela tem muitas coisas para contar e nos fazer refletir sobre com é o ser humano. O livro é bem tranquilo de se ler com uma diagramação confortável para nossas vistas. Eu recomendo sim esse livro para todos e se você ainda não leu, está perdendo uma história bem comovente e em alguns momentos surpreendentes, pois conforme a investigação vai caminhando, mentiras pessoais de cada personagem vão aparecendo e nos deixando surpresos. Podem ler sem receio porque a autora soube dar sequência na trama muito bem feita. A tradução foi de André Gordirro.

@Gustavo Barberá - 15/07/2018

21 comentários:

  1. Parceiro, sua resenha está linda!!! Gostei da forma como colocou a sua opinião sobre esse livro incrível! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Leitura Enigmática agradece sua visita, de coração!!!

      Excluir
  2. Olá!
    Eu achava que a investigação em si seria mais intensa... Não li este livro ainda,mas vou pensar um pouco mais. Gostei da sua resenha, mas o livro não seria bem o que eu esperava enquanto suspense.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suspense, só no finalzinho mesmo. O restante dele é o dia a dia dessa moçada que está sendo investigada.

      Excluir
  3. Ai que eu tô doida pra ler esse livro e, a cada resenha que leio sobre ele, essa vontade só cresce. Pena que o mistério e o suspense são fracos. Eu amo livro com essa pegada, mas mesmo assim a vontade de ler esse livro permanece. Parabéns pela resenha!
    P.S.: acho que você quis dizer "Tela Quente" no filme de segunda à noite rs. (sorry, não resisti)

    Grande beijos,
    Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ainda bem que você me avisou aqui, é que estava em dúvida de colocar Tela quente ou Temperatura máxima... kkkk Mas já corrigi. Obrigadão.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Sempre vejo muitas pessoas falando desse livro, que inclusive estava na minha listinha a muito tempo. Confesso que saber que o suspense é fraco me desanima bastante, pois sempre me incomoda isto em livros do gênero. Ser voltado para adolescentes, com este núcleo, me interessa.
    Espero poder ler em breve, mas vou sem expectativas!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sendo fraco de suspense, o enredo é muito bem bolado e nos faz ficarmos presos na história.

      Excluir
  5. Eu ganhei esse livro de presente..Eu ainda não li,pois ainda tem outros dois na fila,mas claramente ansioso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando chegar a vez dele, você não irá querer parar mais de ler...

      Excluir
  6. Eu já quero ler esse livro faz muito tempo. Já está na minha lista para eu poder adquirir ele, adorei a resenha, fez minha curiosidade aumentar haha.
    Confesso que achei que teria mais suspense, mas mesmo assim darei uma chance haha
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esperava mais suspense também, mas o desenrolar da trama é muito bom que valeu a carência do já dito.

      Excluir
  7. Eu ja vi bastante resenha desse livro e quero muito ler ele.

    ResponderExcluir
  8. Meus amigos amaram esse livro, mas eu não sinto um pingo de interesse pra ler :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. olha, eu ja tinha ouvido falar desse livro antes e ja estava com muita vontade de ler
    mas realmente , ja soube que de suspense ele é fraco
    porém sigo com vontade de ler hahah
    vou ver se compro ele
    origada pela resenha

    ResponderExcluir
  10. Ahhh, que pena que é pouco suspense, eu gosto bastante , pois me envolve ainda mais na leitura... me prende mais , faz eu viajar mais heheh
    Mas eu vou ver se leio , deve ser bomm
    Abraço..

    ResponderExcluir
  11. Olá Gustavo, como vai?
    Eu já havia lido sobre este livro, mas nunca havia dado muita atenção, mas depois da sua resenha eu realmente estou com vontade de ler.
    Amei o post, sempre com dicas incríveis .

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Ahhh esse livro, minha última leitura e como eu amei! sério. Fiquei com aquela cara de trouxa no final, mas foi uma leitura maravilhosa. Adorei cada protagonista, a narrativa da autora é super fluida. Adorei!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu tinha uma outra ideia do livro. Desde que soube do lançamento dele fiquei muito empolgada para ler acreditando que se tratava de um suspense. Agora percebo que estava fazendo uma ideia errada e criando expectativas que depois apenas me deixariam frustrada.

    Sigo desejando ler o livro, mas agora não esperarei mais suspense dele. Lerei pelos demais assuntos abordados.

    Bjs!

    ResponderExcluir