Resenha do livro "O ceifador"




Título Original: Scythe
Autor: Neal Shusterman
Ano: 2017
Editora: Seguinte
Páginas: 448

O ceifador é uma distopia que nos leva a refletir até onde o ser humano é capaz de agir com audácia, premeditação, mentiras e hipocrisias, mesmo no futuro, onde a fome, doenças, guerra miséria e até mesmo a morte serão vencidas. Foi uma leitura que valeu a pena para mim, pois percebi quantos pontos podem ser debatidos e analisados, caso aconteça realmente o que está narrado na obra. E infelizmente as opções não são agradáveis. A corrupção e a chantagem permaneceriam nesse meio. O escritor foi genial ao criar essa história. É um livro com personagens astutos que contradizem os valores dados as pessoas.

      A história é centrada na época em que a humanidade venceu todas as barreiras citadas no parágrafo acima e os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a arte da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais, podem colocar a própria vida em risco.
 





     O livro prendeu minha atenção pelo fato da biotecnologia estar presente e avançando cada vez mais e o escritor parece que fez um paralelo coma atualidade, pois essa ciência está em pleno desenvolvimento e muitas descobertas estão sendo realizadas e pelo andar da carruagem, será possível em um futuro distante poderá existir humanos totalmente modificados ao passo de se auto curar graças a nanitos de cura e opiáceos inseridos em seu sangue para evitarem a dor, assim como ambudrones para ressuscitar uma pessoa que foi mutilada, por exemplo. São fatos em um livro de ficção, mas que, pensando-se bem, poderão se concretizar daqui algum tempo. E ele aborda algo que já foi concluído na atualidade: o mapeamento do genoma humano.


“Tudo acabou em menos de quinze minutos. Enquanto helicópteros sobrevoava o prédio em chamas, os ceifadores saiam pela entrada principal, como quatro cavaleiros do apocalipse pós-mortal”.


     E mesmo estando nesse futuro distante, o livro traz algumas polêmicas que infelizmente irão continuar caminhando juntas através dos tempos: corrupção, mentira, traição, desonestidade, manipulação e chantagem. São fatos presente em nosso meio sócio político e que estão explicitamente expostos nessa história mostrando como o ser humano, continuará com um comportamento asqueroso e audaz, sempre prejudicando o próximo para se autopromover. 

     


 
     O enredo desse livro é muito bem escrito, o escritor se preocupou em apontar todas as falácias e mazelas de uma sociedade que mesmo havendo regras a serem seguidas, sempre haverá aquele que não irá cumpri-las e com isso, no decorrer da história, nos surpreendem com o comportamento dos personagens e pelas suas atitudes tomadas durante a narrativa em terceira pessoa que foi muito bem feita, Shusterman domina bem esse quesito. 


“Nos afastamos da natureza, no momento que vencemos a morte, o ceifador Faraday diria”.


     Em relação ao físico do livro, sua capa é muito bonita. Até o capítulo 22, os anteriores são curtos e rápidos de se ler e a diagramação é bem confortável, não dando cansaço ao leitor e confeccionado com um material de qualidade.
 

     O livro será uma trilogia, onde o segundo volume chamado “A nuvem” já está à venda no Brasil e o terceiro ainda em fase de escrita. E caso esteja interessado nessa história, não deixe de ler “O ceifador”, pois será uma excelente escolha e poderá refletir até onde o ser humano é audaz em suas atitudes tomadas. A tradução foi de Guilherme Miranda.

@Gustavo Barberá – 20/09/2018.

28 comentários:

  1. É muito bom quando lemos um livro e o livro prende a nossa atenção, o livro mostra muitos elementos que faz o homem refletir quando o homem se torna audacioso nas suas escolhas, excelente indicação de livro, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gustavo, tudo bem?
    Adorei sua resenha, incrível que essa semana li a resenha do segundo livro, e me encantei pela história. E lendo sua resenha agora, sobre o primeiro, fiquei com mais vontade ainda de ler essa trilogia.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gosto muito de séries distópicas que geram boas discussões sobre o comportamento humano, fiquei interessado pra ler essa obra

    ResponderExcluir
  4. Acho fantástico a abordagem distópia, os autores podem usar toda a sua criatividade e imaginar um mundo futurista com muitos elementos surpreendentes. Pena que mesmo no futuro o comportamento humano continue o mesmo do passado: mesquinho e cruel. Adorei a indicação, o livro aguça a curiosidade!

    ResponderExcluir
  5. Parece bem interessante essa história e fiquei na curiosidade se Citra e Rowan vão se adequar à nova função prometida. No mais, um livro que nos faz refletir e discutir as ações no mundo de hoje já têm valor fundamental para mim.

    ResponderExcluir
  6. Já havia lido uma outra resenha sobre essa obra com ótimas recomendações. O enredo com temas polêmicos e reflexivos parece muito interessante. Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh eu amei a resenha, vou procurar uma promo pra comprar o livro. bjos
    blogeuamo.com

    ResponderExcluir
  8. É um livro com um enredo sensacional, imaginar um mundo no qual todos os problemas foram cessados e o ser humano é autossuficiente é quase impossível, mas como o autor anotou, isso pode aumentar as mazelas de uma sociedade composta por homens perversos, infelizmente corrompidos em sua essência, que talvez digam desejar o bem de todos, mas não querem ninguém melhor que eles. Nem o mais perfeito dos paraísos agradaria aos corações devassos...
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante a história abordada neste livro. Muitos assuntos atuais como vc mesmo disse! Gosto de livros de ficção científica assim e imagino que muitas coisas citadas um dia até pode ser realidade sim.A biotecnologia tem avançado muito.

    ResponderExcluir
  10. Olá!Este livro me parece incrível é uma ficção mas nos mostra o lado real dos tempos atuais onde regras não são respeitadas e etc...creio que o livro é bem reflexivo também.
    Adorei conhecer o livro e um pouco da história que me pareceu bem interessante.Obrigada pela indicação!Bjss

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de distopias e realmente muitas delas nos levam a refletir as atitudes que temos por aqui no mundo real. Seus enredos servem como críticas ao extremismos. Essa trilogia O ceifador, principalmente esse primeiro volume da resenha parece ser bastante interessante. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha visto, nem ouvido falar sobre esse livro, mas parece ser uma boa dica de leitura. Anotei aqui para procurar para mim. Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Não é o meu estilo de leitura preferido, mas parece ser uma história que prende o leitor.
    Apesar de ser uma distopia, é sempre bom quando esses livros trazem temas e características da sociedade em que vivemos como um chamado a mudança. Corrupção, mentiras etc...
    Parabéns pela resenha.

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. OMG! Estou para morrer! Mas que livro é este?? Céus eu preciso de o ler! Porque é que as coisas maravilhosas e intrigantes só existem no Brasil?! Vou mudar-me para aí e ponto final!

    Adorei mas um livro que adorava ler e que adorava que houvesse em Portugal!

    Beijinhos,
    A Alfacinha
    www.aalfacinha.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa que leitura hein!A sua resenha sobre esse livro já nos da uma previa sensacional do que vamos encontrar no instante que começarmos!Me lembou muito uma serie que asiste há um tempo atrás, que tratava quase o mesmo assunto!

    ResponderExcluir
  16. Não lembro de já ter lido distopias, não é um dos meus gêneros favoritos, mas admiro demais a criatividade dos autores que escrevem estórias fundamentadas neste estilo. Tua resenha faz despertar a curiosidade em relação aos personagens escolhidos para serem os próximos ceifadores... Abraçaram eles está missão? Acho que vou ter de ler pra saber Né?
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  17. Este foi um livro fascinante que me fez pensar muito mais profundamente sobre a morte.Em um mundo futuro, a mortalidade, a guerra, a doença e a fome foram erradicadas. As lesões são curadas rapidamente pelas propriedades curativas do próprio corpo.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Eu gosto muito da escrita do Neal Shusterman, mas essa série ainda não li e quero muito ler. Parece ser um livro fascinante. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Adorei o enredo desse livro, me pareceu muito interessante a ideia, um pouco diferente do que estamos acostumados a ver. E se a resenha ja prendeu bastante a minha atenção, então vou buscar esse livro e espero que valha a pena para mim também

    ResponderExcluir
  20. Oi Gustavo!!
    Eu gosto muito desses enredos distópicos ou futuristas, mas confesso que não leio historias assim. Acabo preferindo em filmes e pela sua resenha O Ceifador ficaria incrível no cinema.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. O livro parece interessante e ao mesmo tempo que a historia traz mais uma vez o lado podre da humanidade.
    É triste imaginar que no futuro poderemos ter a cura das doenças, sem curar o lado asqueroso da humanidade.
    A trilogia parece ser toda de uma leitura maravilhosa.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Gustavo. Que livro interessante. O quanto eu gostaria de ler esse livro Realmente o avanço da tecnologia nos leva a que num futuro, talvez ainda muito distante, a morte deixe de existir, mas sim, acredito que se formará o caos.
    Um bom livro (me parece) e um ótima resenha.

    ResponderExcluir
  23. OI Gustavo, tudo bem?
    Eu gosto muito desse gênero em especial, justamente por expor a natureza do ser humano quando colocado em situações limítrofes. Mas pelo visto, esse é mais assustador, pois aqui não há mais guerras, fome, doenças, e mesmo assim, o lado ruim de cada um continua prevalecendo. Não vejo a hora de poder ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Esse livro está na minha lista de leitura desde quando foi lançado, eu ainda não o adquiri, mas pretendo fazer isso o mais rápido possível, pois sua resenha voltou a despertar o interesse que eu tinha nele. Eu amo distopias e esse eu achei bem original.

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  25. Ola,Gustavo! Adorei teu blog, e principalmente esse livro MARAAA.
    Gosta muito de leitura que me prende do começo ao fim, acredito que vai ser o caso desse livro. Já quero! Rsrs

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu amo um livro de futuros alternativos (alô The Walking Dead, haha) e eu amei a criatividade deste enredo, realmente a tecnologia esta avançando em níveis “assustadores” e tem de fato muitas variáveis para o futuro desse planeta. Despertou muito minha curiosidade, obrigada pela dica.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem? Comecei a me interessar por essa trilogia desde quando a Bruna do Um oceano de histórias começou a falar dela, a narrativa me parece ser o ponto alto, né? Tudo é extremamente bem escrito e colocado de um modo que prende a atenção do leitor, espero ler assim que possível.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Gustavo!

    Eu tenho muito medo de ler essa história.rsrs Essa coisa de ceifadores me dá arrepios. Fico pensando nos carrascos que executavam as pessoas em épocas anteriores. Isso me dá verdadeiro pavor.

    Realmente não importa o quanto o ser humano venha a evoluir e as condições se tornem melhores sempre existirá corrupção, maldade, traições. Porque os seres humanos preferem a crueldade, infelizmente. O interesse por si mesmo é maior que tudo. Um egoísmo que anda lado a lado com a maldade.

    Bjs!

    ResponderExcluir