Projeto #12MesesComClarice2019





          Hoje é dia de mais uma etapa do projeto #12MesesComClarice2019, onde estou participando com três blogs parceiros, o “Café com leitura” da Ana Cláudia, o “Sobre a leitura” da Amanda e o “Conduta literária” da Fernanda.

          O conto desse mês é “história interrompida”, uma história bem curtinha, mas surpreendente. Vamos saber mais sobre ele...





          Em “história interrompida” temos um casal, onde ele é fechado e melancólico. Já a moça é o oposto: intensa, feliz e mente aberta. Logo de início a moça já faz uma análise do rapaz e nos passa suas características totalmente pessimistas.



“Ele era triste e alto. Jamais falava comigo que não desse a entender que seu maior defeito consistia na sua tendência para a destruição”.


          A narradora é uma jovem loira, apaixonada, cheia de vida que deseja o amor de W. que é um rapaz triste e alto que constantemente alisava seu cabelo direto e não tinha como criticá-lo, pois ele mesmo apontava seus defeitos o que deixava a sua colega sem condições de cometer tal ação. Ele é muito introspectivo e fechado, mas adora café com muito açúcar.

“Ás vezes eu mandava buscar uma xícara de café, que ele bebia com muito açúcar e gulosamente”.


          Narrada em primeira pessoa, o conto mostra um antagonismo entre os personagens, seus pensamentos e modo de agir, o que cria um conflito, mas ao mesmo tempo há uma aproximação sentimental entre eles. Como na maioria dos contos de Clarice, o narrador personagem não possui nome, dando mais emoção na narrativa e o final desse conto é tão impactante que me surpreendeu. 
 
 
 
 

          Confesso que esse conto, mesmo sendo bem curto de se ler, foi bem difícil para eu escrever a resenha, pois a escritora o deixou bem subjetivo e emotivo, mas lindo e comovente. E se você ainda não leu, tenho certeza que irá gostar, pois ele te envolverá de uma forma fantástica que só Clarice sabe fazer.

 
@Gustavo Barberá – 01/06/2019.

 


Um comentário:

  1. Meu conto favorito de Clarice, Gustavo.
    Adoro os mistérios nessa trama curta e a maneira como usou o mito de Narciso ao contrário. Gosto imenso do código que representa o nome do personagem W., e da namorada não ter um nome. Ele se conhece, ela nada sabe, nem sobre si ou sobre o homem que ela pensa amar. Maravilhoso esse conto.

    bacio

    ResponderExcluir