A curiosa origem do Dia das Bruxas






        O Dia das Bruxas é conhecido mundialmente como um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Halloween.

        Mas hoje em dia é celebrado em diversos outros países do mundo, inclusive o Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços "assustadores" e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.

        Sua origem pouco tem a ver com o senso comum atual sobre esta festa popular. Entenda a seguir como ela surgiu.


De onde vem o nome?


        O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

      Só que uma coisa é a etimologia de seu nome, outra completamente diferente é a origem do Halloween moderno.


Como a festa começou?

 

 

Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão").
 O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos". Estudos recentes destacam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas as fogueiras e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.

          O problema com esta teoria é que ela se baseia em poucas evidências além da época do ano em que os festivais eram realizados.

        A comemoração, a linguagem e o significado do festival de outubro mudavam conforme a região. Os galeses celebravam, por exemplo, o "Calan Gaeaf". Há pontos em comum entre este festival realizado no País de Gales e a celebração do Samhain, predominantemente irlandesa e escocesa, mas há muitas diferenças também.

        Em meados do século 8, o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio - a data do festival romano dos mortos - para 1º de novembro, a data do Samhain.
Não se tem certeza se Gregório 3º ou seu sucessor, Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de "cristianizar" o Samhain.

       Mas, quaisquer que fossem seus motivos, a nova data para este dia fez com que a celebração cristã dos santos e de Samhain fossem unidos. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.



Quando surgiu o Dia das Bruxas?



O Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800. Fogueiras tornaram-se especialmente populares a partir no Halloween. Elas eram usadas na queima do joio (que celebrava o fim da colheita no Samhain), como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir bruxaria e a peste negra.

Outro costume de Halloween era o de prever o futuro - previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome do futuro marido ou mulher. Em seu poema Halloween, escrito em 1786, o escocês Robert Burns descreve formas com as quais uma pessoa jovem podia descobrir quem seria seu grande amor.
Muitos destes rituais de adivinhação envolviam a agricultura. Por exemplo, uma pessoa puxava uma couve ou um repolho do solo por acreditar que seu formato e sabor forneciam pistas cruciais sobre a profissão e a personalidade do futuro cônjuge.

        Outros incluíam pescar com a boca maçãs marcadas com as iniciais de diversos candidatos e a leitura de cascas de noz ou olhar um espelho e pedir ao diabo para revelar a face da pessoa amada. Comer era um componente importante do Halloween, assim como de muitos outros festivais. Um dos hábitos mais característicos envolvia crianças, que iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.

        Igrejas de paróquias costumavam tocar seus sinos, às vezes por toda a noite. A prática era tão incômoda que o rei Henrique 3º e a rainha Elizabeth tentaram bani-la, mas não conseguiram. Este ritual prosseguiu, apesar das multas regularmente aplicadas a quem fizesse isso.



Como o festival chegou à América?



Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome", 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto sua história e tradições. Não é coincidência que as primeiras referências ao Halloween apareceram na América pouco depois disso. Em 1870, por exemplo, uma revista feminina americana publicou uma reportagem em que o descrevia como feriado "inglês".

A princípio, as tradições do Dia das Bruxas nos Estados Unidos uniam brincadeiras comuns no Reino Unido rural com rituais de colheita americanos. As maçãs usadas para prever o futuro pelos britânicos viraram cidra, servida junto com rosquinhas, ou "doughnuts" em inglês.O milho era uma cultura importante da agricultura americana - e acabou entrando com tudo na simbologia característica do Halloween americano. Tanto que, no início do século 20, espantalhos - típicos de colheitas de milho - eram muito usados em decorações do Dia das Bruxas.

          Foi na América que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween. No Reino Unido, o legume mais "entalhado" ou esculpido era o turnip, um tipo de nabo. Uma lenda sobre um ferreiro chamado Jack que conseguiu ser mais esperto que o diabo e vagava como um morto-vivo deu origem às luminárias feitas com abóboras que se tornaram uma marca do Halloween americano, marcado pelas cores laranja e preta.

       Foi nos Estados Unidos que surgiu a tradição moderna de "doces ou travessuras". Há indícios disso em brincadeiras medievais que usavam repolhos, mas pregar peças tornou-se um hábito nesta época do ano entre os americanos a partir dos anos 1920. As brincadeiras podiam acabar ficando violentas, como ocorreu durante a Grande Depressão, e se popularizaram de vez após a Segunda Guerra Mundial, quando o racionamento de alimentos acabou e doces podiam ser comprados facilmente. Mas a tradição mais popular do Halloween, de usar fantasias e pregar sustos, não tem qualquer relação com doces.

       Ele veio após a transmissão pelo rádio de Guerra do Mundos, do escritor inglês H.G. Wells, gerou uma grande confusão quando foi ao ar, em 30 de outubro de 1938. Ao concluí-la, o ator e diretor americano Orson Wells deixou de lado seu personagem para dizer aos ouvintes que tudo não passava de uma pegadinha de Halloween e comparou seu papel ao ato de se vestir com um lençol para imitar um fantasma e dar um susto nas pessoas.


E quanto ao Halloween moderno?



Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. Em 2010, superou tanto o Dia dos Namorados e a Páscoa como a data em que mais se vende chocolates. Ao longo dos anos, foi "exportado" para outros países, entre eles o Brasil. Por aqui, desde 2003, também se celebra neste mesma data o Dia do Saci, fruto de um projeto de lei que busca resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.

        Em sua "era moderna", o Halloween continuou a criar sua própria mitologia. Em 1964, uma dona de casa de Nova York chamada Helen Pfeil decidiu distribuir palha de aço, biscoito para cachorro e inseticida contra formigas para crianças que ela considerava velhas demais para brincar de "doces ou travessuras". Logo, espalharam-se lendas urbanas de maçãs recheadas com lâminas de barbear e doces embebidos em arsênico ou drogas alucinógenas.

        Atualmente, o festival tem diferentes finalidades: celebra os mortos ou a época de colheita e marca o fim do verão e o início do outono no hemisfério norte. Ao mesmo tempo, vem ganhando novas formas e dado a oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias de uma forma socialmente aceitável.

       Ele permite subverter normais sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado negro do comportamento humano. Une religião, natureza, morte e romance. Talvez seja este o motivo de sua grande popularidade.

Fonte da pesquisa, clique aqui.


@Gustavo Barberá 14/10/2018. 

 

14 comentários:

  1. O que eu acho muito legal é que nos EUA mesmo tendo predominância Cristã sabe separar muito bem as coisas. Entendem que é apenas uma festa. No Brasil ainda há uma paranoia com o dia de São Cosme e Damião, mesmo que o doce não seja dado por Centros de Umbanda ou Candomblé. Temos que aprender mais com eles.

    ResponderExcluir
  2. Interessante saber mais sobre a origem dessa festa que encanta a muitos países, aqui no Brasil ainda não é uma festa muito conhecida, comemorada, mais essa festa é bastante divertida, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o seu post onde descreve todo o mistério e história do Halloween. Tinha uma pequena localidade americana ao pé da minha casa (partilhei a história no meu blog sobre esse evento). Mas tudo para dizer-lhe que fez-me saber o porquê do Halloween, que por acaso ainda não tinha pesquisado o porquê da comemoração ☺

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Muito boa a iniciativa de trazer para o blog a história do halloween, o Halloween moderno virou o samba do consumismo doido, mas muita coisa se mantém como a tradição, eu gosto dessa época do ano principalmente por posso consumir terror de uma forma constante, com novos filmes, séries e livros sendo lançados.

    ResponderExcluir
  5. Adoro a história do Halloween. Fiz um post parecido lá no meu blog tbm e, é incrível que pesquisando a gente tbm descobre que ainda rola um preconceito com relação a festa em pleno século XXI. Sobre o dia 31 tbm ser o dia do Saci para nós, acho que o problema não é o folclore brasileiro em si, ele poderia sim se tornar o nosso dia das bruxas mas acho que falta investimento na nossa própria cultura sabe? Na minha cidade infelizmente não se comemora ndinha nesse dia =/ super completo seu post, curti bastante ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Gustavo, tudo bem?

    Nossa, que post interessante. Nunca tinha parado para pensar como surgiu o Dia das Bruxas e adorei conhecer as histórias do seu surgimento. Sempre pensei que fosse algo criado nos Estados Unidos e me surpreendi com a sua criação tão antiga. Realmente queria que no Brasil tivéssemos a tradição do "Doces ou Travessuras?", iria ter adorado. Post maravilhoso!

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que interessante toda essa explicação sobre a origem do Halloween. Podemos perceber que foi uma fusão de várias crenças e culturas que através do tempo ficaram muito populares. A criação do Dia do Saci foi louvável, apesar de gostar muito do Dia das Bruxas, acredito que valorizar a nossa cultura tb é importante.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que legal!
    Eu amo tanto o Halloween mas nem sabia da história dele. Acho que é um dia muito bom, porque eu sempre amei as bruxas e tudo o mais e fico tremendamente triste porque na minha cidade o pessoal aqui é bem religioso e acha que comemorar esse dia dá azar, uma pena..

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu amo uma história com bases históricas, não esses mitos que temos no nosso país. Amei seu post, além de muito informativo é sobre um feriado que amo. Simplesmente amei.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  10. olá!
    Não conhecia a origem do Halloween, muito interessante.... Realmente hoje em dia aqui no Brasil, muita gente gosta e participa de festas assim, as crianças amam!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ai eu amo o Halloween. Confesso que sempre foi uma das minhas tristezas não ter aqui no Brasil toda a tradição que tem nos EUA.
    Acho que deve ser incrível, ter as casas enfeitadas e crianças fantasiadas nas ruas pedindo doce.
    Hoje em dia isso tem mais aqui no Brasil, mas nada como nos EUA. Espero que um dia cheguemos a esse nível rs
    Adorei saber mais sobre essa data. Tudo muito interessante!!!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Que interessante toda essa explicação sobre a origem do Halloween eu ainda não tinha lido nada sobre,o post foi muito útil,principalmente nesse mês.Viva doces e travessuras haha

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post com as curiosidade por esta data que tanto adoramos!

    ResponderExcluir
  14. Oiiie, Parabéns pela construção do post, achei muito interessante o tema e toda a pesquisa que você fez sobre ele.
    É uma pena que nós brasileiros não comemoramos o Halloween como lá fora, seria bem legal. :)

    ResponderExcluir