Resenha do livro "O homem de giz"
Título Original: The Chalk Man
Autor: C. J. Tudor
Ano: 2018
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Autor: C. J. Tudor
Ano: 2018
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Com um ar de mistério e suspense, “O homem de giz” é um thriller que irá lhe render momentos de arrepios, aflição e curiosidade em saber como a trama irá se desenrolar até o final, não querendo largar o livro de forma alguma, pois quanto mais se lê, mais descobertas e revelações surpreendentes vão aparecendo.
A história começa em 1986, onde Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes. Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás.
Logo de início eu fiquei um pouco decepcionado porque a leitura estava bem monótona, sem ação alguma, mas parece que a escritora fez propositalmente porque após certo momento não desejava largar a obra de forma alguma de tão bom que ficou a trama e me proporcionou horas de uma leitura contínua e intensa.
“As pessoas sempre vão trapacear, Eddie. E sempre vão mentir. Por isso é muito importante questionar tudo. Sempre tente enxergar além do óbvio”.
Em certos momentos pude associar a história com dois filmes: no início em uma determinada cena, parecia que estava assistindo um dos filmes da série “Premonição”, pois o que foi relatado lá era idêntico. E a história em si, com os personagens crianças que se separam e depois de dez anos voltam para investigar um fato mal resolvido me lembrou muito o filme “It – a coisa”, onde os personagens também seguem esse rumo. E o quarto parágrafo da página 103, a cena relatada me deixou arrepiado, pois achei que ficou bem parecido com uma passagem do filme “O exorcista”.
O enredo é bem construído, intenso e contínuo, seguindo uma lógica bem estruturada para se descobrir os fatos que aconteceram durante a história. Com uma linguagem coerente e de fácil entendimento, mesmo sendo jovens que estão como protagonistas na trama. Há vários personagens, sendo cada um de uma característica própria e bem marcante, para confundir propositalmente o leitor ao querer saber quem era o autor dos desenhos de bonecos de giz desenhados para indicar os crimes cometidos.
Assuntos corriqueiros também estão presentes na história. Problemas familiares é uma delas, onde alguns conflitos são apresentados para quebrar um pouco o clima somente de suspense e mistério, mas em momento algum não fugiu do tema. Outros assuntos polêmicos como bullying e violência entre os jovens também estão inseridos no contexto.
“Para a polícia, éramos apenas crianças brincando no bosque que toparam com um corpo depois de seguirem marcas de giz”.
E se você está querendo saber quais assassinatos ocorreram na trama e quem foi o autor ou autores deles, não deixem de ler essa enigmática história, onde a todo momento fatos escondidos vem a tona, sem menos esperarmos. A tradução é de Alexandre Raposo.
@Gustavo Barberá – 19/08/2018
Menu
@Gustavo Barberá – 19/08/2018
Menu
Olá!
ResponderExcluirAssim que esse livro saiu eu fiquei bem curiosa, adoro thrilers e esse parece ser ótimo, cheio de mistério. Geralmente o começo dos livros são assim rs' monótonos para depois vir aquela explosão né.. espero poder ler em breve!
beijos!
Olá!
ResponderExcluirVi esse livro na bienal e fiquei bem interessado em ler, sua resenha me deu ainda mais vontade!
Adorei as imagens também <3
Uma mistura de Premonição, It e O Exorcista? Uau, deve ser um livro e tanto! Adoro histórias de mistério, fiquei instigada a ler essa obra!
ResponderExcluirAchei bastante interessante o livro.
ResponderExcluirNa verdade vi o anúncio dele na Amazon, mas não cliquei pra ver do que se trata e amei conhecer por aqui. Já quero!
Gosto quando livro trabalha assuntos do nosso dia a dia, quando traz como pano de fundo, outras questões para além da história principal à discussão.
Se eu quero? Não, preciso! Desde o lançamento estou louca por esse livro, não somente por ser essa edição linda de morrer da Intrínseca, como por ser um thriller, suspense tão comentado! Amo esse gênero e cada novo livro pra mim é um paraíso diferente! Gostei de saber que a leitura é empolgante e que os pequenos mistérios se juntam pra revelar o mistério maior, e esse final super chocante. Obrigada pela resenha!
ResponderExcluirBjoxx ~ www.stalker-literaria.com
Po, gosto muito de livros assim, diferentes do usual - especialmente no quesito design! Bem, acho que as páginas pretas são para brincar de giz kkk ou liquid paper, whatever.
ResponderExcluirBem, se você gosta de investigação, talvez curta o romance investigativo que estou escrevendo, também. Mais informações no meu site.
Rapeize Dinâmica < link
Oi Gustavo, tudo bem?
ResponderExcluirEste livro tem dividido a opinião de muitos leitores e preciso lê-lo o quanto antes para ter a minha opinião a respeito. Vejo muitas pessoas o comparando a "It - A Coisa", mas como não o li, sei que na leitura não pegarei as referências. Esse começo monótono é que me deixa preocupada, mas espero ler em breve. Essa edição está maravilhosa!
Beijos!
Oi Gustavo! Eu to muuuuuito doida por esse livro, desde que saiu. Cheguei até a pegar ele, mas acabei dando preferência a um de uma série que tinha começado. Gosto muito de thrillers e esse me ganhou na sinopse e na capa, que conquista.
ResponderExcluirEu achei interessante as comparações que você trouxe. Acho que só sentiria a de Premonição, porque é meu "guilty pleasure". Os outros dois nunca vi ou li, fujo deles haha
Agora, já quero saber do autor dos assassinatos rs. A mente voa nas teorias! Adorei a resenha e as fotos, beijos.
https://almde50tons.wordpress.com
Nossa, eu nunca tinha ouvido falar desse livro. Bem legal saber sobre ele! Sua resenha foi bem completa, achei legal que você foi relacionando o livro a outros livros e filmes, me deu vontade de ler! hahah
ResponderExcluirOie amore,
ResponderExcluirNossa peguei um marcador de páginas desse livro na Bienal e fiquei bem curiosa pra saber do que se tratava a história.
Então amei a resenha rs.
às vezes acontece essa coisa de a leitura ser monótona de iníco, mais que bom que melhorou.
Dica anotadíssima por aqui!
Beijokas!
www.facesdeumacapa.com.br
Olá!
ResponderExcluirEsse foi o livro que caiu no meu clube de leitura mensal, e estou com receio de começar. Seus comentários me fizeram ficar mais animado, e esquecer as semelhanças com IT (que não curto nadinha :s)
Abraço,
http://lupiliteratus.blogspot.com.br/
Fiquei curiosa com esse livro por culpa do stand na Bienal, estava lindo demais! Apesar de não ser uma trama que me chamaria atenção, acho a leitura bem válida pra sair da zona de conforto, pelo jeito vou gostar bastante, obrigada pela dica!
ResponderExcluirOlá Gustavo, como vai?
ResponderExcluirEu já havia ouvido falar desse livro, mas nunca havia lido sobre o mesmo. Mas agora que li quero muito ler, amei o enredo que você destacou e histórias assim me despertam muito interesse, já vou procurar para ler.
Beijão!
Lumusiando
Oi!
ResponderExcluirEu conheço muito pouco o autor, mas tem muita gente falando super bem desse livro. Eu leio poucos suspenses, mas esse me parece ser bom. Inclusive, adoro quando o autor começa com esse ritmo mais monótono, mas depois desperta uma vontade muito insano no leitor em terminaar de ler haha
Anotei a dica!
beijos :D
Olá!
ResponderExcluirDevo admitir já ter visto a capa desse livro por aí, mas não fazia ideia do que se tratava. Não imaginava um livro com mistérios, suspense, assassinatos. Uma pena o começo ser um pouco mais lento, mas realmente deve ser proposital pra o leitor ir se envolvendo aos poucos.
Beijos
www.lendoeapreciando.com
Oiii,
ResponderExcluirNão sou muito do tipo que curte Thrillers porque eu sou altamente impressionável, mas a capa deste livro é bem chamativa pra mim, me remete um enredo cheio de suspenses. Fico feliz que ainda que o início tenha sido meio arrastrado você tenha seguido e sido cativado pela leitura, é sempre bom quando o livro surpreende e causa uma ótima sensação.
Beijinhos...
http://www.paraisoliterario.com
Oi, Gustavo!
ResponderExcluirAchei a premissa desse livro bastante interessante (e thrillers nem são minhas narrativas preferidas haha) e fiquei bastante curiosa depois da parede de lousa que a editora fez na bienal. Pelo o que você comentou na resenha, a autora foi bem esperta ao começar a trama devagar e alterar o ritmo de narrativa no meio do caminho. É muito legal as relações com outras narrativas também, sempre fico bastante empolgada quando consigo fazer paralelos com filmes, como você conseguiu nesse caso.
Beijos!
Esse livro está na minha lista de desejo e saber que ele da uma quinada a ponto de não querer largar a leitura é bom, pois normalmente abandono livros monótonos. As associações aos filmes também me agradam , pois eu gosto dos dois filmes que citou. Sua resenha reforçou minha vontade.
ResponderExcluirAbraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/
Olá!
ResponderExcluirEstou com esse livro para ler e parece ser bem intrigante. Amo suspenses e ver que conseguiu lhe deixar com entusiasmado com a trama, lembrar dos filmes, já me deixa animada para querer conhecer esses personagens.
Beijos!
Camila de Moraes
Oiii tudo bem??
ResponderExcluirTambém achei o inicio bem parado e o enredo lento, mas logo após isso amei de verdade. Acho que o livro é mais um contexto psicológico que puramente o assassinato.
Adorei a resenha.
Bjus Rafa
Oi Gustavo!
ResponderExcluirEu fiquei doida com esse livro por causa da sua edição, que está maravilhosa! Também só ouvi críticas positivas sobre ele.
Lendo a sinopse e pelo comentários que já li dele, me lembrou um pouco Stranger Things, por causa de ser um grupo de crianças, que vão investigar algo - no mesmo estilo de IT, mas como não assisti o filme, a comparação não foi tão imediata.
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/
Não tem sindo muito estilo de leitura das ultimas escolhas literarias que fiz, mas curti em saber que tem trechos que lembram It, que fez sucesso o filme ano passado
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirDesde o lançamento eu quero ler "O Homem de Giz", parece ser de fato uma boa leitura e além do mais é um dos gêneros literários que curto. Parabéns pela publicação, dica anotada!
Abraço!
Oi, Gustavo, tudo bem?
ResponderExcluirEu sou fã do gênero, logo, quero muito ler o livro. Você não é a primeira pessoa a apontar essa semelhança com It, eu vi muita gente falando isso e lendo os resumos dá pra perceber que parece mesmo. Pra mim isso é bom, não li It, mas adorei a adaptação mais recente.
Que bom que as coisas melhoraram após o começo lento, eu particularmente gosto desse ritmo ascendente.
Só não compro o livro no momento porque tenho muita coisa para ler, mas lerei assim que puder!
Beijos
Oi tudo bem?
ResponderExcluirMenino deixa eu te falar que eu sou completamente apaixonada por esse genero!
Tenho esse livro na minha lista de desejados, mas nao tinha lido ate agora nenhuma resenha sobre ele e a sua me deixou ainda mais alucinada pela leitura. Acho que muitos autores fazem de proposito escrever um inicio lento, para depois nos massacrarem no final haha
beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirVou te confessar que eu nunca tive muita curiosidade de ler esse livro, porque não gosto muito do gênero. Lendo a sua resenha eu tive certeza que não é para mim mesmo, especialmente pelas comparações que você fez com filmes como Premonição e It.
Infelizmente, é o tipo de livro que eu não leria. Mas fico feliz que, apesar do começo monótono, a trama tenha melhorado e a leitura se tornado tão envolvente. Para quem gosta do gênero, acho que é uma ótima opção.
Beijos!
Se não me engano cogitei ler esse livro uma vez e depois desisti por ele ser meio cansativosinho. Suas impressões não me fizeram mudar minha opinião, mas me proporcionaram conhecer melhor essa obra. Isso foi muito válido. Bexus @prefirolercomcalma
ResponderExcluirVários elementos deste livro me agradam, a começar do grupo de amigos que sempre agregam bem a trama. Mas o suspense em si é o que mais me instiga a ler o mais rápido possível.
ResponderExcluirbeijos
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirEu estou doida para ler esse livro desde o seu lançamento. Com uma trama que me chama a atenção e uma edição lindíssima da Intrínseca, eu fiquei bem curiosa sobre a história. Porém, ao ler a sua resenha, a minha ansiedade em começar essa leitura logo aumentou, pois eu realmente gosto de enredo intensos e bem construídos. Agora fiquei curiosa para saber quem é o assassino xD
Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
Abraços.
Olá,
ResponderExcluiresse livro tem me chamado bastante atenção desde que foi lançado, uma pena o inicio ser monótono mas saber que conforme evolui a trama ganha ritmo me deixa bem contente, uma vez que tenho pretensão de fazer essa leitura, ainda mais agora sabendo que em alguns momentos ele lembra filmes tão aclamados como os que citou.
Abraços!
Nosso Mundo Literário
Olá! Engraçado como a perspectiva de cada um é diferente, né? Também li o livro esse ano e foi uma das minhas leituras mais decepcionantes. Senti que as referências à It passaram o pouco do limite da homenagem e beiraram ao plágio. Eu, diferente de você, comecei animada e senti o livro ficando morno a ponto do pior twist chegar sem emoção pra mim. Mas o livro tinha muito potencial e estou curiosa para ler outras obras que venham a ser lançadas pela autora.
ResponderExcluirOlá, meu caro...
ResponderExcluirAchei interessante você associar as cenas aos filmes, eu nunca consegui tal coisa ao ler, aliás, entre filme e livro, adivinha, grudo no segundo e deixo para lá a primeira opção. Eu ganhei esse livro de uma amiga, mas ainda não li. É a segunda vez que leio a respeito, mas ainda não me convenci de que vou colocar na minha pilha de leitura do mês. Aliás, a de dezembro ainda nem foi organizada, mas comecei com um livro de poesias de um amigo.
bacio