Resenha do livro "O escravo de Capela"
Título Original: O escravo de Capela.
Autor: Marcos DeBrito
Ano: 2017
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288
O escravo de Capela é um livro que nos levará à uma viagem insólita e perturbadora, onde História e sobrenatural caminharão juntos, aterrorizando o leitor, mas ao mesmo tempo, instigando a curiosidade para saber mais da trama. Essa foi a melhor obra do escritor que li até o momento, pois retrata bem a cara do Brasil na época da escravidão e suas crenças.
Autor: Marcos DeBrito
Ano: 2017
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288
O escravo de Capela é um livro que nos levará à uma viagem insólita e perturbadora, onde História e sobrenatural caminharão juntos, aterrorizando o leitor, mas ao mesmo tempo, instigando a curiosidade para saber mais da trama. Essa foi a melhor obra do escritor que li até o momento, pois retrata bem a cara do Brasil na época da escravidão e suas crenças.
A história se passa na época do Brasil colônia, onde escravos eram maltratados por seus senhores, donos de lavouras de cana de açúcar, e a crueldade estava presente diariamente entre os negros que eram humilhados e vitimas de agressões físicas com direito a mutilações e até à morte. Mas uma maldição cai na fazenda Capela, após a morte cruel de um dos escravos. Seu corpo desaparece da cova e seu espírito aparecia todas as noites para vingar os responsáveis da tragédia que fizeram com ele. A partir daí o caos estará instalado naquele lugar.
Narrado em terceira pessoa, quem for ler, poderá nas primeiras páginas perguntar onde que estará o terror, mas DeBrito fez essa introdução, para mostrar o que se era feito com os escravos, e caso algum fugisse das regras, como era a punição. Ele também mostra a típica família daquela época e seus problemas enfrentados. É com se fosse um aquecimento para o que virá a seguir, que será de arrepiar.
“O animal mutilado parecia vagar sem rumo, como um espírito errante preso ao limbo da sua morte”.
Com um enredo intenso, surpreendente e agoniante, a narrativa é contada em terceira pessoa e em certos momentos me fez como se eu fosse um dos protagonistas da história, ele te envolve demais quando você menos espera. Em uma história de época, o pai sempre é o monstro da trama, por causa da sua crueldade, mas aqui temos o primogênito Antônio que é pior que seu pai, o rapaz é um demônio e suas atitudes tomadas com os escravos me deixou extremamente estarrecido.
Temas polêmicos como traição, adultério, e mentira estão presentes na história e seus personagens possuem suas características marcantes e acentuadas, nos fazendo simpatizar com alguns e odiar profundamente outros. E a discriminação contra o negro, já vem desde essa época também.
“Pega o negrinho novo e bota para puxar a cana. Mas tira a máscara só pra ele forrar o estômago e já prende de volta. Não quero preto atrevido fuxicando por aí sem ter cabresto”.
Portanto, eu recomendo muito esse livro, foi uma leitura e tanto, se você ainda não leu “O escravo de Capela”, não sabe o que está perdendo, pois verá que os escravos não são tão burros como eram rotulados naquela época. Será uma obra que você lerá em poucos dias, pois ao iniciar, desejará parar somente quando terminar a história.
E como toda boa história, revelações vão aparecendo no decorrer da trama, surpreendendo o leitor, onde quando se pensa que o final é aquele, outro fato aparece nos deixando mais agoniados e querendo saber mais do seu desfecho. E o livro nos mostra que o terror não é apenas baseado nos sobrenatural, mas na crueldade que o ser humano possui dentro de sí. Só o que faziam com os escravos, como DeBrito detalhou as torturas feita com eles e como as mulheres eram tratadas, já é um terror de tirar seu sono.
Portanto, eu recomendo muito esse livro, foi uma leitura e tanto, se você ainda não leu “O escravo de Capela”, não sabe o que está perdendo, pois verá que os escravos não são tão burros como eram rotulados naquela época. Será uma obra que você lerá em poucos dias, pois ao iniciar, desejará parar somente quando terminar a história.
Não consegui ler toda a resenha, desculpa. Achei muito triste e senti que eu poderia estar lá também. Foi muito bem escrita, parabéns pela resenha. Beijo
ResponderExcluirMundo de Nati
Adorei a resenha, amo os livros da Faro Editorial e esse parece ser incrível, adorei a resenha e já entrou na minha lista de leitura.
ResponderExcluirRealmente, a forma cruel como os escravos eram tratados já era por si só o pior dos terrores, mais assustadora que qualquer fenômeno sobrenatural. Imagino que seja mesmo uma leitura muito intensa, dessas que só nos deixam parar o livro quando chega na última página.
ResponderExcluirÉ a primeira vez que leio algo sobre este livro. Gosto de blogs que divulgam livros não muito conhecidos, pois assim eu conheço novos livros e novos escritores.
ResponderExcluirPela resenha já deu pra notar que a história deste livro é um tanto quanto pesada, até por se tratar de um período que infelizmente foi real. Acho que o fato de ter sido baseado numa época que realmente aconteceu, a leitura acaba sendo ainda mais assombrosa.
Gosto ce blogs literários que divulgam novas obras.
ResponderExcluirTexto bem escrito
Para apreciadores
Olá
ResponderExcluirAdoro livros de terror, e sempre bato nessa teclar, o horror não precisa ser sobrenatural, dá para se terror com tudo e o sobrenatural também pode aparecer em outros gêneros.
Eu gostei demais da premissa, e agora tenho mais um livro do autor na lista
É um livro que deixa a gente com o coração bem pequeno, quando lemos histórias de maltrato com os escravos parece que estamos vivendo naquele tempo, aonde os senhores eram cruéis com os escravos, sua resenha ficou muito boa, gostei muito de conhecer esse livro, fiquei bastante curiosa pelo livro abraços.
ResponderExcluirQue interessante trazer uma história de terror para o nosso passado histórico no Brasil. Bem criativo. Melhor ainda por tratar de assuntos polêmicos como os que você elencou no texto. Bateu curiosidade para ler.
ResponderExcluirJá devo ter comentado por aqui que amo os livros que trazem aspectos históricos no enredo, são os melhores! Esse é ainda mais especial por retratar a escravidão, um período sangrento da história nacional. As reviravoltas que surgem por certo nos deixam com gosto ainda maior por terminar a leitura. Só essa resenha já é intrigante ao extremo!
ResponderExcluirÓtima sugestão!
Abraços! 😊
Nossa, esse livro parece bem forte mesmo! Tem uma temática mais pesada, intensa e com isso imagino que tendo começado a leitura eu não iria conseguir parar por ser do tipo que prende a atenção!
ResponderExcluirEssa alteração de clima também um importante, faz o livro manter o efeito que mantém minha atenção, se fosse o clima 100% logo de cara depois de algumas páginas poderia acabar perdendo o 'efeito'
Obrigada pela recomendação!
Beijos!
Oi Gustavo. Sabe, ainda que doa o coração e seja triste, acho que conseguiria lidar muito mais com esse livro do que um terror sobrenatural. E vou dizer porque. Acredito que vendo essas duras realidades que já passamos, como o sofrimento dos escravos, vamos aprendendo e tentando evoluir como seres humanos. Achei a premissa perfeita para arrasar meu coração, mas fiquei com muita vontade de ler. Parabéns. Beijos
ResponderExcluirhttps://almde50tons.wordpress.com/
Podemos até pensar no terror do sobrenatural que o livro aborda, mas não é mais aterrorizante que as torturas e o coração mal e decaído do homem como você bem disse e pontuou.
ResponderExcluirGustavo, quero muito ler esse livro. Conheci o autor na bienal do livro em SP e ele é bastante simpático e me falou um pouco sobre seus livros. Esse enredo parece ser muito interessante e assustador. Se não bastante todos os maus tratos com os escravos, esse espírito que volta para vingar é mesmo assustador (mas bem que o vilão mereceu). Ótima resenha.
ResponderExcluirNunca ouvi falar do livro, é a primeira vez. Não leria ele, não conseguiria mas parebens pela resenha.
ResponderExcluirO escravo da capela "é um livro com um enredo forte e chocante hey? Parece que o autor deixou o enredo com um ar de suspense.No final do século XVIII Durante a era escrava cruel do Brasil.Quando a tortura foi realizada contra os escravos.
ResponderExcluirEu não li ainda, mas vou ver se acho o livro fácil.
O ser humano consegue ser mesmo horrível quando quer...
ResponderExcluirVai para a minha lista de livros a ler.
Parece-me bem intenso e não sei se não me vai fazer ensopar as páginas de tanto chorar!
Resenha espetacular como sempre!
Beijinhos
www.aalfacinha.com
Oi Gustavo, tudo bem?
ResponderExcluirNão poderia concordar mais com você, o que um ser humano é capaz de fazer ao outro é muito mais aterrorizante do que algo sobrenatural. Eu amei o fato do autor usar uma parte da nossa história que nunca deveria ser esquecida para que não se repita, como a escravidão, para criar seu enredo. Você me deixou tão animada para ler esse livro, e olha que sou medrosa, risos...Não conseguirei resistir. Sua resenha ficou ótima!!!!
beijinhos.
cila.
Olá, tudo bem? Sua resenha me deixou bastante curiosa para ler toda a história! Não existe um melhor momento que este, da política que estamos vivendo, para vermos que o ser humano é sim capaz de coisas abominantes e inimagináveis!
ResponderExcluirBeijos
www.cheiadeassunto.com
Olá, Gustavo!
ResponderExcluirEu gosto de livros que trazem assuntos polêmicos e de períodos históricos, mas não aprecio livros de terror. E nem sei se tenho estômago para suportar uma história como essa, que traz uma realidade tão cruel da nossa História. Um período que nunca deveria ter existido, mas que existiu por causa da maldade e ambição dos seres humanos.
Oi Gustavo!
ResponderExcluirEu tenho esse livro aqui em casa e tenho bastante curiosidade em ler, pois, além de tratar de uma época cruel do nosso país e de ser um livro de terror, o autor parece conseguir nos mostrar que o horror muitas vezes não está nas assombrações, e sim nas atitudes humanas.
Sem falar dessa edição maravilhosa!
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/
Olá! Não tenho costume de ler livros sobre escravidão, principalmente empregados em um contexto de terror, por isso o livro chamou minha atenção. Marcos foi criativo ao inserir uma lenda brasileira em meio a verdades cruas e duras e, com certeza, isso conta muito a favor do enredo. É uma obra para nos fazer encarar a realidade brutal que faz parte da nossa história e assim que possível quero ter o prazer de conhece-la. Obrigada pela resenha!
ResponderExcluirBjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥
ja vi muita gente falar sobre esse livro e todos os comentarios sobre o livro são positivos pretendo ler
ResponderExcluirEssa não é a primeira vez que vejo a resenha desse livro e sempre que vi sempre falaram que esse livro tem uma leitura pesada e retrata bastante tudo que aconteceu naquela época.
ResponderExcluirSempre tive curiosidade para ler ele, nunca li nada sobre o tema e eu fiquei muito curiosa desde então. Achei bem interessante os estrofes que vc separou para mostrar um pouco da história.
Curti bastante a sua resenha, um beijão!
Olá!
ResponderExcluirCaramba, parece ser daqueles tipos de histórias que trazem um misto de sensações ao longo dos capítulos.
A realidade nua e crua que envolveu esse período é impactante, acho que apesar da sua resenha bem desenvolvida, não seria um livro que teria estomago para ler.
Beijos!
Camila de Moraes
Amei saber mais sobre o livro pelo seu post. Achei super interessante essa ambientação no passado do Brasil. É um livro que estou bem curiosa para ler.
ResponderExcluirOlá amoreca,
ResponderExcluirSendo bem sincera não é um livro que tenha me atraído não.
Não curto esse gênero, por isso passo a dica.
Essa coisa de ver como era a punição dos escravos não me deixaria bem sabe!
Adorei a Resenha!
Beijokas!
www.facesdeumacapa.com.br
Eu ainda não conhecia o livor e fiquei instigada pelos temas que você falou que o enredo aborda: traição, adultério e mentiras sempre dão um toque interessante a qualquer narrativa. Já quero ler.
ResponderExcluirBeijos
Olá,
ResponderExcluirainda não li nada do autor mas pretendo mudar isso em breve. O DeBrito é bem popular no instagram e eu acabei lendo incontáveis elogios as suas histórias e a sua escrita, o que alimentou consideravelmente minha curiosidade a respeito das mesmas, sua resenha só confirmou o que eu já sabia. Espero poder lê-lo logo.
Abraços!
Nosso Mundo Literário
Oi.
ResponderExcluirApesar de ser um enredo que desperta bastante meu interesse, ainda não tive coragem de ler por causa da carga de terror. E o assunto é bem pesado, né?
Mas ainda quero tomar coragem e ler, principalmente por conta dessa carga histórica.
Beijos.
Eu particularmente adoro livros que abordam temas polêmicos... Mas esse de alguma forma me pareceu pesado de mais, o que não é um defeito de forma alguma, na verdade foi o que de fato me fez coloca-lo na lista de desejados... quero muito poder ler o livro em breve e espero apreciar a leitura...
ResponderExcluir