Resenha do livro "Escuridão"





Título Original: Escuridão
Autor: Alexandre Moreira
Ano: 2003
Editora: Papel Virtual
Páginas: 224
Onde comprar: Amazon


Obra gentilmente cedida pelo autor.

Escuridão é um livro que te levará nas entranhas da Amazônia nunca explorada para busca de respostas e vestígios, que nunca sairá daquele local inerte, silencioso e enigmático. Uma vez naquele lugar, você terá que lutar pela sua vida para sair, fato que se torna uma missão impossível. Esse foi um livro de um escritor brasileiro com uma história diferente de todos os nacionais que já li até o momento. E claro que é fantástica!!!

A história se passa em uma área da Floresta Amazônica, no formato de um trapézio no mapa, nunca explorado, denominado pelos índios “Terra da noite que engole”, um local onde as copas das árvores são tão grandes e frondosas que a luz solar não consegue atingir o solo. Aquele pedaço de terra está sempre na escuridão, onde não se consegue enxergar absolutamente nada. 

         Mas como sempre há curiosos, biopiratas começaram a explorar aquela área em busca de riquezas animais e vegetais, mas ao entrarem naquele pedaço de floresta, jamais retornavam. Houve também o desaparecimento de soldados americanos, o que deixou a pensar que o exército brasileiro teriam matado seus homens e mandaram mais soldados no intuito de revanche.







          O exército brasileiro também aterrissou naquela área em busca de respostas e homens que desapareceram, mas nenhum deles (brasileiros e americanos) tinham a noção de quem habitava aquelas terras negras e que devastava tudo o que estava na sua frente.


“Então, ele sentiu algo invisível arranhar as paredes de sua cabeça. Como garras, acariciando – lhe os ossos da face e brincando com os orifícios do crânio”. 


           No início da leitura parece que a trama vai ser chata e arrastada, mas são poucas páginas assim, pois é uma introdução e apresentação da equipe de soldados para que não nos perdermos no meio da narrativa. Depois disso, o escritor não poupou ação e mistério, a história ficou apreensiva, aterrorizante e curiosa até seu epílogo.




 


             Em alguns momentos, antes de descobrir quem eram essas criaturas, conforma elas iam atacando e conforme os soldados descreviam – nas, imaginei estar no enredo dos filmes “O predador” e “Alien”, mas era pior do que imaginava.

 
“Garras afiadas como navalhas penetraram a parte baixa de suas costas, atravessando a musculatura da região lombar como faca passando por um pudim”.


         Narrada em terceira pessoa, a obra traz um enredo muito bem construído com personagens fortes, determinados e sagazes. Alexandre Moreira está de parabéns pela excelente criatividade de criar toda uma estratégia do exército na história, que para mim é algo muito complicado de se fazer e o que ele fez ficou perfeito, bem real.



 




          Quando descobri o que eram realmente esses seres repugnantes, fiquei sem reação, mas comecei a ligar as peças e concluí que só poderiam ser essas aberrações. Outro fato que preciso citar é conforme foi chegando o final da história, o escritor vai fechando os fatos com os personagens e suas vidas. Ficou muito bom. 


“A sombra diminuiu pouco a pouco até desaparecer por completo. Em seu lugar restou apenas a beleza do céu límpido de mais uma manhã de verão amazônica”.


          O livro é bem tranquilo de se ler, não possui palavras e chavões de difícil entendimento e possui mapas no começo, para nos auxiliar, conforme a leitura vai se desenvolvendo. A capa é muito bonita e a diagramação é bem tranquila, não é cansativa.


 




           Agora a pergunta que não se quer calar: quem são essas criaturas? Aí, só lendo para descobrir, pois te garanto que ficará tão surpreso com eu fiquei. Quem curte uma boa história de terror e aventura, esse livro é um prato cheio, será um excelente investimento. Eu recomendo.


@Gustavo Barberá – 10/03/2019.

32 comentários:

  1. oia, despertou meu interesse, essa temática meio "dark" é uma das minhas preferidas

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Eu adorei o livro a temática é ótima, o Alexandre escreve muito bem...

    ResponderExcluir
  3. Olá bom dia para você ...
    O livro me parece um ótima pois o tema é maravailhoso abordando um cenário rico em todos os aspectos.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu AMO suspense, mas não curto muito terror em livros porque me deixam mais impressionada/paranoica do que em filmes.
    Achei sua resenha ótima! Ela aguça a curiosidade em quem está lendo e sempre fico muito feliz quando vejo uma história de autor brasileiro recebendo elogios. Nossa literatura está ganhando espaço e isso é ótimo!
    Parabéns pela resenha!

    https://www.garotasdevorandolivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    vou lhe dizer que senti um alivio em saber que a trama parece ser arrastada só no começo.. Pois a história tem um potencial muito bom!
    Adoro livros que exploram histórias na Amazônia, são ótimos!!!! Ainda mais se envolveu o exército, gente fiquei bem curiosa!!!

    ResponderExcluir
  6. Fico muito feliz com os autores nacionais que conseguem fugir dos clichês literários, mostrando que o Brasil tem sim literatura de qualidade em todos os gêneros. Basta o leitor ter um pouco mais de interesse. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gustavo!
    A capa não chamou muito a minha atenção inicialmente, mas saber que é um livro escrito por um autor nacional e que a história se passa na Floresta Amazônica me pareceu muito interessante. Nunca li nada com esse contexto e fiquei bem curiosa. O fato de demorar um pouco para descobrirmos o quê são essas criaturas me parece emocionante também. Fiquei com muita vontade de ler o livro e amei seu texto! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Gustavo,

    Não conhecia a obra ainda, mas já fiquei bem curiosa com o enredo que tem tudo para me conquistar completamente. A premissa é muito boa e fiquei feliz que só tem poucas páginas "arrastadas" e que logo depois flui muito bem. Já anotei a dica aqui e espero realmente ler em breve, pois esse pano de fundo da Floresta Amazônica me parece bastante promissor. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gustavo, tudo bom?

    Acho impressionante o quanto os autores nacionais têm desenvolvido na literatura. Adorei a resenha, me animou bastante para lê-lo. Fiquei curioso para saber mais sobre essas criaturas, gosto de livros com mistério! xoxo

    ResponderExcluir
  10. Oi Gustavo! Emociono-me ao ver um ato desses... Prova de que somos guerreiros! A literatura é a que mais sofre diante do parâmetro de nossos governantes pela valorização da cultura nacional. O que há, infelizmente, é uma DESVALORIZAÇÃO. Adorei a resenha! Fiquei verdadeiramente curioso para conhecer a obra!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  11. oiêeee
    Fiquei curiosa pra saber que criaturas são essas e logo me lembrei de um livro que estou lendo - a guerra dos mundos.
    Gostei do enredo e gostei de se passar na floresta Amazônica, bem legal.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas me animou saber que diferente do que parece a trama vem cheio de mistérios e ação, claro que eu quero saber o que são as criaturas que assolam esse povo. Então espero ler descobrir e ficar sem reação assim como foi com você. Adorei a sugestão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não sou fã de livros de terror, mas adorei sua resenha e ja encaminhei para uma amiga que curte o tema.

    ResponderExcluir
  14. Eu amo livros de suspense, mas corro de livros de terror, pois sou extremamente medrosa... gostei basntante da sua resenha e fiquei feliz de saber que o autor é nacional, é muito bom ver autores brasileiros conquistando cada vez mais o seu espaço, mesmo quando o livro não faz parte do nosso gênero literário favorito.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, confesso que fiquei tensa só de ler a resenha. Essa coisa de escuridão me sufoca! Kkkk
    Mas a história em si parece bem interessante. Parabéns ao autor pelo livro e tb pra ti pela resenha. Ficou incrível.

    ResponderExcluir
  16. Oi! A história do livro parece digna de série. Da escrita para a televisão é um saltinho. Gostei muito do mistério envolvido.

    ResponderExcluir
  17. Tudo bem? Não conhecia o livro, mas sua resenha e a premissa me despertou certo interesse. Quero ver se consigo conhecer a obra por mim mesma.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Não conhecia o livro ou o autor, mas achei super interessante ele ter ambientado essa história na floresta amazônica, é diferente do que vemos usualmente nos livros nacionais. Essa pegada de mistério e muito terror também é muito atrativa pra mim, e a curiosidade sobre saber o que de fato são essas criaturas e por que elas estão ali e atacam quem chega, é muito bom! Adorei conhecer!


    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  19. Oi Gustavo! Achei mt legal o livro se passar na Amazônia! Acho que nunca tinha visto um filme que valorizasse esse estado. Junto isso com o toque de suspense, com uma mistura de Bird Box e Super Max... e me deixou curiosa. As teorias já vão rolando na mente rs. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Gustavo!
    Eu não conhecia o livro nem o autor, mas achei a trama bem interessante. Ao passar na Amazônia, já deixa a história diferente do que normalmente lemos e ainda com essa pegada de mistério/suspense, melhor ainda!
    Enquanto ia lendo a sua resenha, me lembrei do filme Aniquilação, que é uma adaptação, mas que me trouxe alguns aspectos parecidos.
    Dica anotada!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Minha imaginação foi a mil agora tentando decifrar de onde vieram ou o que seriam essas criaturas. Será que foram vítimas de experiências mal sucedidas? Não sei, só lendo pra saber. Muito bacana a proposta do livro, ainda mais por ter a Floresta Amazônica como pano de fundo. É um cenário nacional riquíssimo que deveria ser mais lembrado em nossa literatura.

    ResponderExcluir
  22. Eu não tinha lido nenhuma resenha desse livro ainda, e achei a premissa incrível. Estou curiosa para saber mais sobre as criaturas. Adorei a resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  23. É a primeira vez que ouço falar desta história e a capa é muito bonita. O livro desperta a curiosidade por conta do mistério envolvendo os desaparecimentos e o que seria esta "coisa" que ataca as pessoas. No entanto, o meu medo fala mais alto e acredito que nunca terei coragem de ler esta história.rs

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu gosto muito do gênero e tenho lido bastante ultimamente. Interessante ver que a trama traz um cenário diferente com criaturas horripilantes e um desenvolvimento que deixa o leitor curioso do início ao fim.
    Com certeza é uma leitura para adicionar na lista de leituras.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  25. Oi Gustavo, amei conhecer esse livro pelo seu post. Gosto muito de histórias que falem sobre a Amazônia e já fiquei curiosa para ler esse livro também. Suas fotos ficaram lindas.

    ResponderExcluir
  26. Olá Gustavo!!!
    Primeiramente não conhecia o autor e nem o livro, mas meio que sair correndo porque é terror e não faz meu gênero.
    Segundo mesmo a história não fazendo meu gênero gostei que a mesma pega noss país e transpõe para esse mundo.
    Não minto que fiquei curiosa com essas criatura o.O

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bom?
    Eu não sou muito de ler histórias de terror e aventura, mas fiquei bem interessada por esta, mesmo com esse início um pouco arrastado. Já fiquei super curiosa para saber o que são estas criaturas e a solução que o autor vai dar a esse mistério tão diferente e que se passa na amazônia! Dica mais que anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que ainda não conhecia esse livro, mas não é meu estilo de leitura. Porém, deu para ver que a trama foi bem construída e parece que o desfecho surpreende e é bem amarrado. Adorei a resenha e acredito que, para quem gosta de histórias de terror e cheias de mistério, deve ser uma ótima leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Não conhecia esse livro, e me deixou bem curiosa, com essas criaturas. Adoro uma boa aventura e já tem tempo que não leio uma. Dica anotada!

    beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oie!!

    Não conhecia esse livro, a capa em si não conseguiu chamar a minha atenção. Amo livros de suspense, mas tenho um sério problema com livros de terror, por isso, acredito que a obra não seja pra mim

    beijos

    ResponderExcluir
  31. Não conhecia a obra, mas gostei bastante do mistério do livro, fiquei bem curiosa para saber mais sobre essas criaturas. Já deixei anotado na minha lista para leituras futuras.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir