A verdadeira história do Conde Drácula







      Se alguém te disser que o famoso Conde Drácula realmente existiu, você acreditaria?
     Na verdade, você vai perceber que a história por trás do verdadeiro "vampiro conde Drácula" é muito pior do que se imagina... se ele fosse um simples vampiro como diz a lenda, não seria tão ruim...


A história por trás do temido "Vampiro": Príncipe Vlad III Drácula (1431-1476)

 


    Vlad III Drácula, também conhecido como Vlad Tepes, nasceu em novembro ou dezembro de 1431, na Transilvânia, Romênia. O pai de Drácula, o príncipe da Valáquia Vlad II Dracul, era um membro de uma ordem fraternal secreta de cavaleiros chamada Ordem do Dragão. Este grupo de guerreiros foi fundado por Sigismund, imperador do Sacro Império Romano, e sua missão era defender o catolicismo e o império contra os muçulmanos, turcos e otomanos. Por causa de sua associação com a Ordem dos Dragões, Vlad II era conhecido como Dracul, o que significa dragão. Mais tarde, o filho de Vlad se tornaria conhecido como Drácula ou "filho do dragão".

       

        O Conde Drácula se envolveu fortemente com política e guerra, primeiro apoiando seu pai, e depois, lutando contra turcos e húngaros. Ao longo desse tempo, Drácula mostrou seus instintos mais perversos com relação a política e a guerra,e com isso, conseguia "a punhos de ferro" resistir aos trucos e otomanos.
 
        A lenda dos vampiros surgiu por conta do famoso e cruel conde Drácula. Não, ele não era um vampiro com caninos pontiagudos como conhecemos nos filmes, mas pra falar a verdade, se ele tivesse mesmo sido "apenas" um vampiro, não teria sido tão terrível como foi sua história real...


 

Drácula, um vampiro?

 

      Drácula era conhecido por sua crueldade extrema com seus inimigos políticos e militares, e seu passatempo era assistir esses "inimigos" sendo torturados enquanto jantava. Ele fez algumas das piores atrocidades do mundo, e depois disso, bebia o sangue dos inimigos enquanto eles morriam. Além disso, sua forma favorita de tortura era o empalamento.





        Segundo contam os livros, Drácula gostava de ver dezenas, centenas e se possível, milhares de pessoas sendo empaladas ao mesmo tempo, e enquanto suas vítimas sofriam miseravelmente, ele brincava e se divertia, bem ao estilo "louco de pedra". Reza a lenda que cerca de 100 mil pessoas foram mortas por Drácula, e por isso ele ficou conhecido como um "vampiro com sede de sangue". Pra falar a verdade, se ele tivesse sido um vampiro de fato, assim como aqueles que vemos em filmes de Hollywood, não teria sido tão ruim...


        Em 1462 o exército de Drácula atacou os turcos em uma tentativa de expulsá-los da região do Vale do Rio Danúbio. O Sultão Mehmet II, o conquistador de Constantinopla, invadiu a Valáquia, mas ficou atordoado quando viu uma cena horrível em Tirgoviste, capital de Drácula: 20.000 prisioneiros turcos foram encontrados empalados, mortos ou morrendo. O local ficou então conhecido como "A Floresta dos Empalados".

   

O castelo do Conde Drácula

 

         O famoso "Castelo do Drácula" é o Castelo de Bran, localizado na vizinhança da cidade de Brașov. Ele é um monumento nacional e marco histórico da Romênia. A fortaleza situa-se na fronteira entre a Transilvânia e a Valáquia, encravado na floresta abaixo do monte Cárpatos.






Atualmente, o castelo funciona como um museu aberto ao público, exibindo peças de arte e mobiliário colecionados pela Rainha Maria. Os turistas podem ver o interior em visitas livres ou guiadas. Ao fundo da colina situa-se um pequeno parque museu ao ar livre, o qual exibe estruturas camponesas tradicionais da Romênia, representando todo o país.



O Fim de Drácula

 

         Alguns anos mais tarde, os turcos finalmente conseguiram prevalecer, e Drácula perdeu o trono, quando foi exilado na Hungria por quase 12 anos. Em 1476, Drácula atacou a Valaquia novamente, numa tentativa de recuperar o trono, mas os turcos conseguiram eliminar Drácula de uma vez por todas.






       O famoso e temido Conde Drácula foi morto em 1476, perto de Bucareste. O Sultão recebeu a cabeça de Drácula (literalmente) como prêmio, e exibiu sua "conquista" no principal parapeito de seu palácio, na nova capital otomana de Constantinopla.

       Ou seja, quando alguém lhe perguntar: O Conde Drácula existiu de verdade? Ele era um vampiro? Você provavelmente vai responder: "Não, ele foi muito, muito pior do que um vampiro"...


Fonte da pesquisa, clique aqui.


       Após um tempo o renomado escritor Bram Stoker publicou sua tão famosa obra "Drácula de Bram Stoker" que revolucionou o mundo literário através dos tempos. Atualmente as editoras Darkside e Zahar lançaram versões belíssimas que mostrarei a seguir:


A coleção Medo Clássico da DarkSide® se consolida a cada mestre que entra em sua casa, fazendo uma homenagem aos grandes nomes da literatura que já causaram pesadelos inenarráveis aos leitores, década após década. Para eternizar a experiência, sempre traz ilustradores convidados e tradutores que respiram e conhecem profundamente as obras originais. De fã para fã. Até o fim. Olha o luxo dessas obras, minha gente, que capas divinas!!! Como sempre a Darkside arrebentando em seus lançamentos. Mais infomações, acesse o site da editora, clicando aqui.



        A editora Zahar, trouxe duas obras sobre Drácula: uma versão comentada e outra no estilo poket, mas ambas muito bonitas e elegantes. Confira:



Essa edição traz o texto integral de Bram Stoker, centenas de notas, apresentação e cronologia de vida e obra do autor, tudo isso no padrão de qualidade dos Clássicos Zahar. A versão impressa apresenta capa dura e acabamento de luxo.





        

 Logo abaixo a versão pocket da obra. A editora Zahar arrasou também!!!



          Mais informações sobre as duas obras, acesse o site da editora, clicando aqui.

       Espero que tenham gostado da matéria. Deixem seus comentário logo abaixo. Até mais pessoal!!!

 

@Gustavo Barberá - 21/10/2018



 

38 comentários:

  1. Nunca parei para ler a história do Dracula, apenas a conheço por ser "conhecimento popular". Mas depois de saber a real história, fiquei apavorada. Vou continuar preferindo a história criada, é bem menos cruel. As capas dos livros são lindas, pensando seriamente em adicionar à minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Gente que medo.. Já pensou tu lá assistindo a pessoa sendo torturada enquanto come??? É ser frio.. De longe eu sabia que a história do enigmático Drácula tinha um Q de verdade.. To chocada

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, esta personagem da história seduz pelo seu mistério. Já ouvi outras versões sobre ele, mas gostei bem mais da sua. Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu acabei de ler um post sobre o Drácula e pouco sabia a seu respeito, justamente por não me chamar muito atenção. Agora lendo sua postagem, deu pra perceber porque sempre foi temido e a crueldade não tinha limites.
    Assistir pessoas sendo assassinadas e se deliciar com isso...definitivamente não teria estômago para ler tais relatos.
    ótima postagem!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei de conhecer a história do famoso conde Dracula, nunca li nenhum livro mas assisti o último filme do Drácula.
    Parabéns pelo post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá! :D
    Essa postagem não poderia ter vindo em momento melhor para mim, pois acabei de assistir ao filme "Drácula de Bram Stoker" e fiquei simplesmente fascinada pelo personagem. Saber que ele foi baseado em um conde real é surpreendente e, realmente, suas atrocidades parecem piores do que se fosse apenas um vampiro. Estou ansiosa para comprar um desses livros do Drácula também, mas eles são todos tão lindos que é uma terrível dúvida saber qual deles escolher. hahaha Amei seu post! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Se não me engano existe um filme sobre o Drácula que você falou no post. É mais histórico e tal.
    o Drácula é meio apaixonante pra mim. Acho que por ter passado parte da minha infância ouvindo história de terror sobre o "vampiro famoso" e na verdade, sinto falta de filmes e histórias de sobre vampiros. Coisa de terror raiz, sem esses invencionismos de vampiros que brilham, nada contra a saga crepúsculo, inclusive assisti e ainda assisto, mas, é que falta alguém como o Drácula no cinema. Gostei dos livros que você mostrou também, parabéns, parecem horripilantes haha

    ResponderExcluir
  8. Olá ..
    Mas que lembrança de quando do personagem que qdo criança todos tinha medo e assim por diante...
    Valeu mesmo pela explanação sobre o Dracula..

    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Gustavo,

    Não conhecia essa história sobre o Drácula e achei muito bacana você fazer um post com todas essas informações. Se ele fosse um vampiro, talvez não tivesse feito tanto mal como realmente fez. Me parece que ele é uma pessoa completamente cruel em todos os níveis, isso me assusta.
    Essas edições estão lindas, quero muito essa da Darkside, pois as capas me deixaram babando!

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Sou louco para conhecer o castelo de Bran, já soube que a visitação é permitida, mas que o grande desafio é subir uma grande escadaria. Bem interessante essa "aula" sobre Drácula.

    ResponderExcluir
  11. olá... que postagem bacana. Dracula é um dos meus personagens literários preferidos e por esse motivo eu conhecia a história em que foi baseado... sonho na vida poder visitar o castelo de Bram algum dia... ehehehe

    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Dessas edições eu sou louco para ter a da Darkside, adorei o seu post, conhecer um pouco da história por tras do mito

    ResponderExcluir
  13. Adorei a matéria e vou agorinha mesmo entrar no site da editora.
    Como é bom vir aqui e encontrar sempre boas indicações.

    ResponderExcluir
  14. Sempre acreditei na versão vampiresca do Conde Dracula, não fazia ideia que a história real por trás do épico personagem fosse alguém tão terrível e impiedoso. Quantas atrocidades horríveis foram cometidas, que sangue frio. Assustador!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Só lembrando que na Romênia ele é um herói nacional que resistiu sozinho a invasão Otomana, e que ele aprendeu suas técnicas de terror justamente com os turcos. Adoro as histórias dessa época na Europa são realmente fascinantes

    ResponderExcluir
  16. Nao entendo muito sobre e nem procuro a fundo pq nao me interesso tanto sobre histórias assim, mas achei tão interessante que ate salvei o post pra levar novamente e fazer umas pesquisas a fundo

    ResponderExcluir
  17. O Conde Drácula é um personagem que sempre me impressionou, e que sempre me deu medo, gostei muito de saber mais dessas informações muito lindas as edições, incríveis abraços.

    ResponderExcluir
  18. Adoro leituras do tipo, é encantador, desculpe minha ignorância, não sei se tem haver, mas me lembrou um pouco da época da inquisição católica, só mudaram os personagens.

    ResponderExcluir
  19. Sempre tem uma história por trás, não conhecia a história dele. Essa parte da história fica meio esquecida no meio dos grandes reinos europeus.
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia a verdadeira história, é realmente bem cruel. Mas esse castelo para visitação deve ser incrível!

    ResponderExcluir
  21. Confesso que conhecia a história do verdadeiro Drácula apenas por alto, realmente quando conhecemos mais a fundo, é de dar medo! Quanta maldade em uma pessoa, que horror. O vampiro é mesmo muito menos assustador que o ser humano. Quanto às edições, lindíssimas, super indicadas para colecionadores.

    ResponderExcluir
  22. Eu já conhecia a história de Vlad realmente ele era pior que qualquer vampiro de Hollywood, fico pensando como uma pessoa consegue ser tão maquiavélico? Jantar enquanto ver pessoas sendo torturadas? Deus me livre. Amei a edição da Dark side, vou comprar a edição com a a capa amarela.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem ?

    Nossa eu achei esse post maravilhoso, Parabéns ! Acho toda a fantasia cercando o conde Drácula e suas diversas historias bastante interessantes além de criativas e intrigantes, então encontrar um post tratando exatamente sua história é muito bom.

    ResponderExcluir
  24. Que interessante conhecer a história por trás do famoso Drácula. Nem sabia dos possíveis detalhes do que originou esse famoso personagem. As edições, tanto da Dark quanto da Zarah são de encher os olhos. Quero muito! Muito legal o post.

    ResponderExcluir
  25. Oiiii,

    Mas gente do céu eu nunca ia imaginar isso!!!! Eu jurava que era só mais uma obra de fantasia!! Nunca ia imaginar que o Drácula foi real e fez tudo isto, estou bem chocada e já quero conhecer esse museu que é no castelo dele rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Definitivamente, ele foi muito pior do que o personagem, mas devo confessar que nada mais me surpreende quando se trata de guerras na história e reis loucos kkkkk
    Drácula é um livro que gosto muito e prefiro da forma como foi escrita, mesmo que baseado em uma pessoa real. Mas fiquei pensando, já imaginou se tivessem escrito uma história dele com essa coisa de "filho do dragão"? kkkk

    Beijinhos
    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá, Gustavo!

    Eu fiquei apavorada.kkkkkkkk... Sério! Eu sabia do tal Vlad e que o Bram Stoker tinha se inspirado nas maldades desse homem para criar seu personagem, mas nunca tinha parado para pesquisar e não sabia nem metade do que você contou neste post. Nossa! A crueldade dele não teve limite! Morreu tarde! Tinha que ter deixado o mundo mais cedo, pois era um monstro vindo das profundezas do inferno mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Uma coisa é certa, no entanto: ao contrário do Conde Drácula... Apenas os contos angustiantes de seus anos como governante da Valáquia continuam a assombrar o mundo moderno.

    ResponderExcluir
  29. Oi Gustavo, tudo bem?
    Eu sempre fui fã de sobrenatural, e adoro vampiros, mas a versão mais romantizada deles, risos... Fiquei completamente espantada com a história de Drácula, não sabia nada disso e estou assustada com o que ele fez. Fui muito além de ser cruel e desumano, acho que nem existe uma palavra para sua atitude. Amei o seu post. Traga mais!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Gustavo! Já tinha lido sobre o Drácula há algum tempo. Gosto de reler de vez em quando e também já li o livro de Bram Stocker. É um clássico que merece ser lido e relido.
    Sobre o verdadeiro Drácula, a gente fica surpresa com a capacidade humana de ser cruel).
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  31. Que post legal! Nunca tive curiosidade de ir atrás da história do Drácula, é um personagens que sempre existiu, mas nunca despertou minha curiosidade. Isso mudou esse ano, quero ler o livro e vou optar por essa edição nova da Darkside que está linda demais!

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  32. Oi Gustavo, eu já sabia um pouco sobre a verdadeira história do Drácula, mas não tão afundo. E fiquei um pouco apavorada ao saber o que esse monstro fez. Um ser desse nem tem como ser chamado de humano. Achei esse livro da Darkside maravilhoso. Fiquei bem curiosa para ler ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bom?
    Adorei demais seu post, repleto de cultura <3 Eu conhecia a história do Drácula, porque fizemos um trabalho na escola uma vez, mas é bizarro você pensar que o cara jantava vendo alguém ser torturado e tomava o sangue da pessoa depois né? Era um verdadeiro monstro. Parabéns por esse post fascinante ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Oi Gustavo,
    o drácula é tão antigo que acredito, todo mundo já ouviu falar dele, já viu algum file, série ou leu livros baseados nele, mas nunca ouvi falar da história real por trás dele e fiquei impressionada. Adorei seu texto, traga mais curiosidades como essa.
    bjs.
    Pri.
    https://nastuaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Olá, amei saber um pouco sobre a verdadeira história do temível Conde Drácula, já vi um filme onde a história dele era contada de forma mais romanceada. As edições do livro sobre ele está bem bonitas, a última da Zahar foi a que mais gostei.

    ResponderExcluir
  36. Já conhecia a história verdadeira por trás do mitico vampiro. Na verdade eu acho ela bem mais aterrorizante!
    Vi filmes incríveis sobre o Dracula. Tão informativos quanto o teu post! Muito bom!!

    ResponderExcluir
  37. Realmente esse tipo de enredo não é pra mim. Fiquei imaginando essa tortura só de ler sobre o enredo e já passei mal. Passo... rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Olá, tudo bem?

    Muito boa a sua publicação, eu já li em outras oportunidades a história de Drácula, pois gosto muito de história. Parabéns pelo post!
    Abraço!

    ResponderExcluir