Resenha do livro "O mistério final"








Título Original: O mistério final
Autora: Paula Barros
Ano: 2019
Editora: Viseu
Páginas: 120
Onde comprar:
Amazon, Editora Viseu

*Livro gentilmente cedido pela autora.
 

     O mistério final é o último livro da série “Mistérios”, da escritora Paula Barros, que traz uma mescla de suspense, romance, romance policial e drama, além, claro de muito mistério. Aqui temos a conclusão da trama que se inicia no livro “Um mistério entre nós” (resenha, clique aqui) e “A volta do mistério” (resenha clique aqui) onde tudo se acerta de forma sensacional.

     Nesse último livro, conhecemos mais a personalidade do detetive Douglas e seus fantasmas que o perturba, impedindo-o de ter um relacionamento amoroso. Nesse meio tempo, o pai de Gustavo começa a adoecer gravemente, de forma que preocupa toda a família e posteriormente uma descoberta de como ele ficou assim, deixa todos impactados. Ainda temos sentimento de revanche dos assassinos de Luísa, que vem desde o primeiro livro, além de mortes misteriosas acontecerem da noite para o dia, deixando como a assinatura do assassino, um cupcacke.

 

     
     Paula Barros sabe escrever um mistério e um suspense perfeitamente. Assim como os outros, essa obra deixa o leitor preso aos acontecimentos, querendo desvendar todos os crimes que aqui acontecem, com uma escrita incrível, envolvente e repleta de pistas que nos fazem participar das investigações conduzidas por Douglas.

 
 
“Gustavo senta-se à mesa e Luísa dá para sentar-se do outro lado, mas vê a gaveta do armário aberta e um papel com uma lista com algumas palavras ticadas e outras a ticar. Ela olha com surpresa ao ler o que está no papel”.
 

     Narrada em terceira pessoa, o enredo da obra é fascinante, muito bem construído, se passando por cidades vizinhas de São Paulo e a própria capital também. Ela mantém os personagens atuais que vêm desde o primeiro livro e insere outros que irão fazer a diferença e irão acrescentar muito à história.



 
     O grau de mistério é tão bem feito, que no decorrer da narrativa tudo nos leva a pensar que seria um certo personagem o assassino, mas quando menos se percebe, o mistério é revelado com um plot twist incrível no final, jamais imaginaríamos o jeito em que a coisa foi direcionada. São momentos de tirar o fôlego. Além disso, o tema família e valores são mantidos na obra, além do conceito de perdoar o próximo.

 
“ -Todo mundo merece ser perdoado. O que importa é você querer mudar e acho que você já está no caminho certo”.  

 
     Portanto se ficou curioso para ler essa obra, mas ainda não leu as anteriores, não deixe de conferir a série “Mistérios”, onde você jamais se arrependerá em obter e ler seus exemplares. São histórias que irão te conquistar e personagens que irão te cativar profundamente. Eu recomendo fielmente!





Sobre a autora




Paula Barros nasceu em São Paulo/SP. Filha de uma família humilde e católica, sempre gostou de estudar e escrever. Desde pequena sonhava em ser escritora.       Casou-se aos 19 anos e teve seis filhos, os quais ama de paixão.

É formada em Pedagogia, Letras e Psicopedagogia. Professora há 16 anos, concursada na cidade de Guarulhos e acredita na transformação das pessoas por meio da educação.     

      É blogueira e youtuber literária, com o canal Vem pra Nárnia. Seus autores preferidos são: Ágatha Christie, Clive Staples Lewis, Antoine de Saint-Exupéry, Rubem Alves e Machado de Assis.           

      Ama livros e gatos.


@Gustavo Barberá – 01/05/2020

 


Um comentário:

  1. Olha, que combinação! Praticamente meus ingredientes preferidos em uma obra! Eu amo ficar brincando de "detetive" seja em livro ou filme, tentando adivinhar as coisas e amo uma reviravolta! Este vai para a lista.

    Abraço

    ResponderExcluir