Resenha do livro "03:33 e outras histórias de suspense"





Título Original: 03:33 e outras histórias de suspense
Autor: Waldick Garrett
Ano: 2012
Editora: Draco
Páginas: 200

Uma casa amaldiçoada, uma nevasca misteriosa, o apocalipse revelado, uma nova doença causada pelos raios solares e uma cidade enigmática na França são algumas situações encontradas na obra “03:33”, uma obra que traz uma coletânea de contos sobrenaturais que irão te surpreender e lhe deixar perturbado com o que eles tem a lhe dizer.
 
        No livro, o escritor Waldick Garrett convida o leitor a uma série de contos protagonizados pelo suspense e o terror, ligados por um momento da madrugada, quando o relógio marca 3:33. É quando as estreitas portas do sobrenatural se abrem para dar passagem a sete histórias sombrias, que percorrem o sinuoso e quase imperceptível liame entre a realidade e a loucura. 

 


 

        Com uma linguagem misteriosa e sombria, Garrett, ao mesmo tempo em que alucina e aterroriza o leitor, ele aguça a curiosidade para saber qual será o desfecho final do conto em questão, fazendo com que não se consiga parar a leitura. O cenário descrito nas histórias, as ações dos personagens e a fobia causada pelas atitudes tomadas pelos protagonistas tornam as tramas impecáveis e merecedoras de serem aplaudidas.

“Fragmentos agruparam-se como um quebra cabeça e vi a imponente praça circular, como vira nas fotos de papai, em meio às chamas, fumaça e desespero. Demônios grasnando como corvos malditos invadindo a praça, devorando pedaços de seres humanos”. 


        Com um enredo bem construído e as histórias contadas em primeira e terceira pessoas, algumas passagens são muito bem estruturadas, dando impressão que estamos participando daquele momento. É uma leitura intensa e surpreendente que conquistará a empatia de quem gosta de ficar impressionado com o sobrenatural.

 
 

 
 
        E claro que depois de ter lido a obra toda, você irá ter os seus contos prediletos. Irei comentar alguns que me fizeram associar a alguns filmes de terror, livros do mesmo gênero ou lendas urbanas. Em “Revelação”, a história se passa no futuro (século XVII), onde a tecnologia está bem avançada e a morte não é mais problemas para a humanidade, mas pessoas precisam ser eliminadas, pois a superpopulação está cada vez pior. Isso fez me lembrar do livro “O ceifador”. E também gostei do jeito que o enredo é colocado, pois se assemelha com o apocalipse.


“Despertei aflito, agonizando como um cão ferido”.


        Passando para o conto “03:33”, Abel, um contador de uma grande empresa não tem paz em seus sonhos, sempre que dorme é atormentado por pesadelos terríveis que o está consumindo aos poucos. Ele fez me lembrar do filme “A hora do pesadelo”. Já o conto “Condenados”, o qual um advogado aluga uma casa repleta de espíritos que aos poucos vão consumindo tanto fisicamente quanto espiritualmente e psicologicamente sua vida e que seu final é aterrorizante, levando o enredo ao auge do sobrenatural e o leitor ao clímax do espanto. Esse é o meu conto preferido, que história.

 
 
 
 
 
       O livro traz uma diagramação tranquila, os contos não são cansativos e no final da obra, o escritor colocou uma nota, relatando como foi escrito cada conto, sendo alguns baseados em fatos reais do seu cotidiano. É muito curioso como foi criado cada história e achei fantástica essa escolha.


“Não notei, quando da passagem do meu pai pela sala, o crucifixo despencar girando, oscilando de ponta cabeça, preso por um único prego”.


        E se você ainda não conhecia ou não leu essa obra e quer mergulhar nas profundezas do terror e da perturbação, não deixe de ler esse livro que tirará algumas horas de sono, pois talvez você irá sonhar com o que lerá aqui e garanto que seus sonhos não serão nada agradáveis, mas para quem gosta disso, é um prato cheio e eu recomendo. Você não irá se arrepender.


@Gustavo Barberá – 01/11/2018.

26 comentários:

  1. Gosto muito de contos e esses contos são recheados de terror e suspense, pela sua resenha o livro é emocionante, a capa é bem chamativa, o livro faz com que o leitor fique ligado na história, ainda não conhecia essa obra mais achei fantástica, super curiosa, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro contos principalmente de terror, recentemente li zumbis Vs Unicornios, e gostei muito. Gostei muito da capa, me lembra aquelas logo capas de mangas gores

    Com carinho Renata Prado | LuArtico |

    ResponderExcluir
  3. Que livro lindo! Já quero ler haha beijos

    ResponderExcluir
  4. Meu gênero literário favorito é poesia,mas esse livro me chamou atenção. Adorei o post! Vou pesquisar mais sobre ele.

    ResponderExcluir
  5. Por acaso não conheço o livro! Mas se diz que transmite tranquilidade… Acredito em você e, irei tentar chegar a ele :) Com o seu artigo apeteceu-me ler :)

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu amo resenhas literárias e você arrasou na sua! Apesar de não gostar muito desse gênero fiquei seduzida pela sua resenha e com certeza esse livro foi adicionado na minha lista de livros para ler. Parabéns <3

    www.blogoiamadx.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Uau! Tacada de mestre a começar pelo título super original e essa capa tão bem trabalhada. Um verdadeiro combo para atrair o leitor. Mas o melhor mesmo é o conteúdo, apesar de não ser meu gênero predileto fiquei tentado a me aventurar por esses contos, não há como negar que a premissa é super interessante.
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  8. Fiquei fascinada pela obra ao ler a resenha. Gosto muito de suspense e esses contos ainda contêm terror! O que me chamou a atenção foi o fato de alguns contos serem baseados em histórias reais do cotidiano do autor. Obrigada pela indicação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Tem como esse livro ser ruim? Contos e o universo sobrenatural juntos. Claro que não! Adorei o título que o autor deu para a sua obra. Uma dúvida que me ficou: esse autor é nacional? Pelo nome creio que não, mas vou pesquisar. Parabéns pelo bom gosto, brother; muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é nacional sim, Rob. Escritor de Curitiba. Tem a biografia dele no link de parceiros do blog.

      Excluir
  10. E a foto do livro com aquelas aranhas? rs rs que medooo.
    Eu tenho muito medo de literaturas de terror.Mas com certeza, quem gosta vai ser uma ótima sugestao de leitura!

    ResponderExcluir
  11. Olá!O título do livro é bem significativo,pois mostra a hora exata do início de um surpreendente terror,mas tem um certo fascínio.
    Não sou fã deste gênero,mas de certa forma estes contos sobrenaturais nos dão oportunidade de poder decifrar muitos enigmas.
    Excelente resenha!Abraços

    ResponderExcluir
  12. O enredo parece bem interessante. Há muito tempo que não leio este género, espicaçou-me a curiosidade!

    ResponderExcluir
  13. Amei a capa do livro, a ideia é muito boa, fora que o interior parece acompanhar também. Não gosto muito do gênero, mas acredito que deva ser uma ótima obra para quem aprecia.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia o livro, gosto muito de ler um suspense.
    Pelo que li na sua resenha, vou amar a leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Já estou curiosa para ler esse livro, parece que é muito boa essa história. Vou procurar para comprar aqui.

    ResponderExcluir
  16. Só de ler sua resenha já fiquei cheia de medo. Eu gosto muito deste tipo de contos, mas confesso que sou do tipo que fica uma semana cheia de pesadelos.
    Não conhecia o livro. Nunca tinha ouvido falar, mas fiquei muito interessada.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi Gustavo, tudo bem?
    OMG!!! Eu sou medrosa, daquelas que sonha (ou tem pesadelos) mesmo, risos...Achei o máximo essa questão do horário conectar todos os contos e com um texto tão intenso como esse realmente deve ser difícil de largar. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Gustavo!
    O que eu mais gosto neste blog é que você me apresenta a livros que com certeza passariam despercebidos por mim. Eu gosto de um suspense, mas eles nunca são meu foco quando entro na livraria, mas depois dessa resenha onde eu encontrar esse livro eu vou ter que levar. Que enredo incrível, sinceramente fiquei com um pouco de medo, mas minha curiosidade ta falando mais alto, haha.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  19. Olá, me parece um excelente livro, além de ser mais uma opção de suspense, pois, é difícil descobrir autores do gênero.
    Emerson Lemes

    ResponderExcluir
  20. Fiquei completamente rendida! Também quero ler! Vou pesquisar se há cá em Portugal para ler.

    Beijinhos,
    www.aalfacinha.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Gustavo!
    Eu tenho esse livro em casa, mas eu ainda não li. Mas acho a capa linda e a ideia muito legal, de todos os contos se ligarem por causa do momento em que se passam: 3:33.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Uaaaaaau. Não conhecia esse livro, nem o autor, mas já adorei a premissa!! As histórias parecem ser muito legais =D
    Dica anotada!!

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?

    Amo indicação de leituras e essa me chamou muito a atenção, pois além de manter contos sempre nas minhas listas de leituras , ainda não conhecia este livro e autor. Posso afirmar que toda a proposta está bastante atrativa. Quem não gosta daquela história de terror rápida, bem escrita, com nevasca, enigmática e de madruga ? Com toda certeza é uma ótima dica de leitura.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Caramba esses contos devem ser muito bons. Gosto de leituras rápidas e aquele suspense que dá medinho.
    Não conhecia essa obra, mas achei a capa muito bonita.
    Vou procurar pra ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  25. Eu não gosto muito de contos, porque sempre fico querendo mais de cada história e elas simplesmente acabam ali. Gosto do teor dos contos, terror, suspense, sobrenatural, gosto da proposta de cada um estar voltado pra essa hora em especial. Não conhecia o autor ou o livro. Obrigada pela dica.

    www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir