Leituras de Fevereiro









          O mês de fevereiro foi bem produtivo, realizei várias leituras, as quais me agradaram demais. Agradeço ao escritor M. Pattal por me enviar sua obra. Vamos a lista. As leituras estão na ordem do texto e não da foto.





Livro: "Adelphos - A revelação" - M. Pattal

Sinopse: Enzo, Mila e Dan são três adolescentes com deficiência que acreditam ser possível competir em iguais condições com os demais Atletas Olímpicos. Enzo é surdo e treina na modalidade Tiro com Arco. Mila tem glaucoma de nascença e treina na Ginástica Artística, enquanto Dan usa uma prótese na perna esquerda para treinar no Atletismo.

De uma forma inesperada, após o contato com uma luz misteriosa, eles são transportados para um mundo fantástico chamado Oykos, parcialmente dominado pelo Dragão Ponéros.

Enquanto tentam encontrar as respostas e o caminho de volta para casa, eles precisarão enfrentar os perigos que surgem durante a jornada. Seres das trevas, chamados Éktros tentarão impedi-los de chegarem ao único local capaz de fornecer as respostas que precisam: a Terra de Adelphia.

Em Oykos os preparativos para os Jogos da Liberdade estão a todo vapor. Apesar do nome positivo, os Jogos são mortais e o seu resultado pode alterar o destino de todos os habitantes daquele mundo. Enquanto isso, os rumores de que um evento chamado “A Revelação” estaria prestes a acontecer e acabar com o domínio do dragão, tornam o cotidiano dos Oykanos tenso, gerando grande instabilidade entre as Terras.

Adelphos é uma saga de tirar o fôlego, repleta de aventuras, surpresas, reviravoltas e mistérios que prendem o leitor da primeira à última página, ao mesmo tempo em que o leva a refletir sobre dilemas e conflitos do mundo real.





Livro: "A poção secreta" - Amy Alward

Sinopse: A Princesa do Reino de Nova toma acidentalmente uma poção do amor, e se apaixona por si mesma! Para encontrar o antídoto que possa curá-la, o rei mobiliza todos numa expedição chamada Caçada Selvagem. Competidores do mundo todo saem em busca dos mais raros ingredientes em florestas mágicas e montanhas geladas, enfrentando perigos e encarando a morte para encontrar a fórmula da poção secreta. Dentre eles, está Samantha, uma garota comum que herdou dos seus ancestrais alquimistas o talento para preparar poções. Esta pode ser a oportunidade para reerguer a decadente loja de poções da família, afinal o mundo todo estará acompanhando a Caçada nas mídias sociais. Será que ela conseguirá descobrir a cura e salvar a Princesa?
   
 




Livro: "Sobrevivendo entre lobos" - Bruno Apitz

Sinopse: Sobrevivendo entre lobos, best-seller internacional com mais de 2 milhões de exemplares vendidos e tradução para dezenas de idiomas. Em fins de março de 1945, a organização comunista secreta do campo de concentração de Buchenwald é abalada pela chegada de um garotinho de apenas três anos, trazido dentro da mala de um judeu polonês. Agora, Bochow, Krämer, Höfel, Pippig e seus camaradas do Comitê Internacional do Campo precisam enfrentar um dilema cruel – e também as consequências de suas escolhas. Qual seria, então, a opção mais sensata: esconder a criança, arriscando todo o grupo ou enviá-la no próximo comboio com destino à morte iminente? Esse é o emocionante relato de uma história eletrizante e humana ambientada na dura realidade da Segunda Guerra Mundial.

 





Livro: "Amityville" - Jay Anson

Sinopse: Depois de passar algumas décadas fechada, a propriedade no número 112 da Ocean Avenue no subúrbio de Nova York finalmente abre as portas para os leitores da DarkSide Books. Cercada pela natureza, com janelas amplas e uma sacada espaçosa, ela poderia ser uma casa de bairro tranquila como todas as outras, não fosse seu passado devastador e sangrento. Em 1975, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. 

Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa. Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, em especial nos jornais e nas revistas da época, muitas vezes de maneira sensacionalista, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes — até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não-ficção em um dos relatos paranormais mais importantes e conhecidos de todos os tempos. 
  




Livro: "Quincas Borba" - Machado de Assis.

Sinopse: Publicado pela primeira vez em livro em 1891, depois portanto de Memórias póstumas de Brás Cubas (1881) e antes de Dom Casmurro (1899), Quincas Borba é uma das obras mais marcantes da fase realista de Machado de Assis. Talvez por se situar justamente entre esses dois monumentos da obra machadiana, o romance muitas vezes foi considerado uma realização menor, uma espécie de mera continuação das Memórias póstumas - para irritação de seu autor, que em um raro comentário sobre a própria ficção afirmou que a presença do personagem Quincas Borba era “o único vínculo” entre os dois livros.

Mais do que ao marco inaugural do Realismo no Brasil, porém, Quincas Borba remete ao Machado contista que começava a abordar temas historicamente mais próximos de sua época e a explorar os conflitos psicológicos de seus personagens com sua sofisticada e irônica narrativa em terceira pessoa presente em contos clássicos como “A cartomante” e “A causa secreta”. Neste romance da maturidade do autor, a história do provinciano Rubião - herdeiro da fortuna do idiossincrático filósofo Quincas Borba - e dos tipos urbanos da corte que o levam à ruína é narrada com o distanciamento, o ceticismo e o senso de humor implacável de que só Machado de Assis era capaz. 

Esta edição de Quincas Borba, além de mais uma centena de notas explicativas, traz uma extensa e abrangente introdução do britânico John Gledson, estudioso da obra machadiana e tradutor de Dom Casmurro para o inglês. 

11 comentários:

  1. Olá!!

    Mês de ótimas leitura e bem produtivo. Eu gostaria de ler também Amityville. Está na minha lista.
    Adorei a carinha nova do blog!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as suas leituras de fevereiro. O primeiro, Adelphos, eu já tinha lido a sua resenha e fiquei bem curiosa pra ler. Amityville é um livro que quero ler faz um tempão, mas admito que me falta coragem. Esse e O Exorcista são dois livros que estão na minha lista há vários anos, mas sempre bate um medinho e deixo pra depois. E olha que eu gosto bastante de livros de terror/horror. Quincas Borba eu li na época de escola, mas me lembro bem pouco.

    ResponderExcluir
  3. Excelentes leituras de fevereiro! A minha preferência recai sobre Quincas Borba, que já li e reli tantas vezes e que sempre me impressiona pela genialidade de Machado de Assis. Gostaria de ler Amityville, gosto muito de livros de terror e, por se basear em fatos reais, fica ainda mais impactante.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, Gustavo! Adorei o seu mês de fevereiro! Super produtivo! Daí, eu li "A Poção Secreta" no ano passado. Tem resenha do livro que saiu atrasada (rsrsr), esses dias, no "Café".
    Adelphos era leitura para fevereiro também, mas infelizmente não consegui e, como te disse, comecei hoje. Estou amando! "Quincas Borba" e "Sobrevivendo entre Lobos" são dois que quero muito!
    Parabéns e que venham mais belas leituras em março!

    ResponderExcluir
  5. Olá Gustavo... sabe que eu ganhei Amityville, mas ao ler as primeiras linhas, não me interessou? E eu estava bem empolgada com o livro, mas não 'rolou afeto' entre nós dois. Deixei de lado para tentar em um novo momento (sabe-se lá quando).
    Machado de Assis eu li em outra vida... faz muito tempo, mas gostei da história, não tanto da escrita. Ele é um autor romantico, escrita lenta... o processo não evolui. Mas a história é bem legal. rs
    Em fevereiro eu li mais poesia... tenho imenso apreço por versos
    bacio

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    De fato um mês belo para você, amei a diversidade, peguei alguns títulos que me chamaram atenção.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  7. Ótimas leituras, eu nunca li livro de terror, mas quando assistir ao filme de amityville senti muito medo, mas nunca passei pela experiência ao ler um livro assim, e Machado de Assis sempre e uma boa escolha, sempre vamos aprender muito com os costumes do passado

    ResponderExcluir
  8. Fevereiro bem produtivo, o meu foi meio fracassado rs.
    Dos livros citados só li Amityville...e eu era praticamente uma criança, passei dias dormindo com a minha mãe e meu pai kkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Nossa, fevereiro rendeu bastante e muitas leituras interessantes! Estou super curiosa por A Poção Secreta e Amityville, quero tudo que é da DarkSide! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  10. Eis algo que preciso criar hábito, pois como leitor preguiçoso preciso de metas e escolher alguns livros por mês seria um bom início. Me interesso bastante sobre sobrevivência em períodos de guerra e "Sobrevivendo entre lobos" chamou minha atenção.

    Abraço :)

    ResponderExcluir
  11. Por aqui fevereiro também foi satisfatorio, literalmente falando...
    Ainda não li nenhum desses que mencionou!!! O tempo sempre é curto para lermos tudo o que queremos...
    abraços

    ResponderExcluir