Resenha do livro "Treze"





Título Original: Treze
Autor: FML Pepper
Ano: 2017
Editora: Galera Record
Páginas: 406  

*Ebook gentilmente cedido pela escritora.

Treze é um romance que irá te seduzir de uma forma incrível desde o primeiro capítulo até seu epílogo. Lançado em 2017, a obra vem conquistando e encantando cada vez mais leitores e construindo um universo positivo sobre seu enredo e personagens, um livro digno de virar filme.

        A história se passa quando duas amigas vão a um parque de diversões e uma cartomante chamada Madame Nadeje, onde Rebeca – uma ladra, que junto de sua mãe estão pretendendo fazer o maior roubo de suas vidas - não acredita em videntes e faz de tudo para sua amiga Suzy se safar dela, mas em um determinado momento, a mulher, através de charadas, praticamente constrói o destino de Rebeca, na qual continua desacreditando, até as coisas começarem a acontecer. E dentre essas previsões realizadas, o seu décimo terceiro relacionamento seria o momento em que ela encontraria seu verdadeiro amor. 

   
                      " Sou a cidade com as hora contadas, preste a ser inundada"

 
        Quando comecei ler “Treze”, pensava em um estilo de história, mas fui presenteado com uma linda trama de arrepiar e emocionar, o qual me conquistava a cada capítulo lido, não me deixando querer largar o livro, pois desejava saber o que aconteceria com os personagens e seus destinos. E confesso que fiquei chateado quando o livro terminou, pois queria saber mais da vida dos protagonistas. 

        



 
         Narrado em primeira pessoa, o livro possui um enredo que aos poucos vai mostrando a evolução e o amadurecimento dos personagens, entre eles, Karl, um rapaz que de início tinha uma mentalidade de adolescente e no final da trama ele já se comportava como um rapaz responsável e seguro das suas atitudes, assim como Rebeca, que vai também amadurecendo no decorrer da trama, pois a vida lhe mostra que nada é fácil, que conquistar o que deseja, requer investimento e tempo. 

 
"O futuro nem sempre chega, querida e deixamos de saborear o que temos hoje em detrimento de algo que não sabemos se vivenciaremos amanhã".

 
        Uma característica do livro que me chamou a atenção foram metáforas presentes no texto, o que deixou com mais elegância, combinando com o cenário descrito do momento. E a escritora não abusa quando está detalhando uma determinada cena; ela dosa na medida certa, evitando o cansaço para com o leitor. Isso junto com a magnífica história presente, deixa esse livro perfeito. 

      

 
        E quem ainda não leu “Treze”, não sabe o que está perdendo, é uma obra que mexerá profundamente com sua emoção. Se você for uma pessoa sentimental, prepare o lenço... ou um lençol, pois há vários momentos em que segurar as lágrimas é impossível. E mesmo sendo um romance, não é aqueles estilo água com açúcar, aquela coisa melosa, pelo contrário, é uma trama bem construída, onde podemos até tirar conclusões sobre nossa conduta e forma de pensarmos e agirmos. Recomendo demais essa leitura.

@Gustavo Barberá - 04/12/2018.

29 comentários:

  1. Ainda não tinha ouvido falar do livro mais pelo que li aqui na resenha é um livro incrível que vai conquistar os leitores que gostam de romance, adoro livros que mexe com a emoção, achei a capa bem chamativa e bonita, já fiquei bastante curiosa pelo livro, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eita nossa, eu também sou uma pessoa sentimental então creio que vou chorar muito lendo esse livro, mas quero muito ler!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia a autora, fiquei bem intrigada com a resenha e a capa tá maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gustavo!
    Eu não li esse livro, mas acredito que dificilmente eu leia ele - pelo menos, tão já. Tinha em casa, outro livro da autora: Não Pare!, mas que comprei já faz um tempo e hoje eu já não tenho interesse nenhum nele. Tanto que já até coloquei ele para troca no Skoob.
    Acho que o estilo de história da autora hoje já não me agradam mais.
    Mas que bom que você curtiu.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Eu adorei a dica :D a capa é muito legal, já quero ler este livro fiquei muito curiosa...

    ResponderExcluir
  6. Não curto muitos livros com essa temática, mas sua resenha foi tão boa que me sinto tentada a ler essa obra ♥

    ResponderExcluir
  7. Romance é meu gênero predileto! Estou muito curioso por conhecer esse livro, possui uma premissa maravilhosa por promover nos leitores, além de emoção, uma profunda reflexão. Livros assim merecem ser guardados como tesouro!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  8. Esse livro já me fisgou! Gosto justamente de romances diferentes, nada de água com açúcar e sim algo com intensidade, verdade e emoção, como parece ser essa história. E que capa linda! Delicada e ao mesmo tempo misteriosa, adorei!

    ResponderExcluir
  9. Estou apaixonada! Achei incrível! As frases são incríveis e intensas.

    ResponderExcluir
  10. Amei sua resenha!li algumas sobre ele, mas ainda não senti a vontade em ler ele, mas tenho bastante curiosidade, não só ele como os outros livros escritos pela a autora!

    ResponderExcluir
  11. Eu realmente quero ler este livro um dia, achei o enredo incrível, com certeza vai me deixar com muitas expectativas, espero que seja tão cativante quanto a resenha.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Nossa você realmente conseguiu me deixar curiosa, já tinha ficado curiosa com a escrita da Pepper quando a conheci pessoalmente, mas depois da sua resenha já vou correndo procurar 13

    ResponderExcluir
  13. O livro é lindo, e adorei saber um pouquinho da história. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  14. A capa é linda e a sua resenha foi ótima! Post muito claro, objetivo, com uma ótima dica de leitura.
    Beijos.

    https://blogmetamorfoses.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adoro a escrita da FML Pepper.
    Achei envolvente o enredo e bem diferente do que estou costumada a ler.
    Vai além do romance, com bons diálogos e ótimas metáforas.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Essa foi a minha primeira experiencia com a autora e eu amei demais, nao conseguia largar a obra de jeito nenhum. Uma mocinha extremamente orgulhosa, um mocinho que é pra morrer de amores, uma receita perfeita pra fazer qualquer leitor se apaixonar.

    ResponderExcluir
  17. Oi Gustavo!!
    Eu acho essa capa linda. Ainda não li nada da Pepper, mas tenho curiosidade por esse por causa da parte mítica. Ótima resenha!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Eu já ouvi falar bastante dessa autora e esbarro em seus livros todos os dias nas Lojas Americanas, sobretudo a trilogia Não Pare. Mas confesso que não me interessei muito pela trama de Treze. Ainda que eu goste dessa coisa meio sobrenatural de vidências e tudo o mais, e também ame metáforas, não creio que leria o livro.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu conheço esse livro só pela capa e para te falar a verdade, eu imagina algo totalmente diferente da história, um romance seria a última coisa que iria pensar, julgando pela capa hahaha Eu fiquei curiosa pela leitura, parece ser bem interessante e ótimo quando o autor sabe dosar as descrições, o livro fica mais instigante.

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  20. Essa história é diferente do que eu pense que era, e confesso que achei a trama bem interessante e original. Saber que a autora desenvolve e evolui os personagens de maneira positiva é algo que atrai ainda mais e aumenta a curiosidade. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    Eu acho essa edição muito bonita, mas só conheço o livro por meio de outros blogs e canais literários. Gostei da sua resenha, ficou bem legal e esse parece ser um livro realmente envolvente.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Ah pronto... olha só essa resenha que maldade no seu coração!!

    Adoro a Pepper, acho ela uma autora incrível e que tem tudo para crescer muito nessa vida, porém, ainda nao tive a oportunidade de ler esse livro e sua resenha acabou com meu coração.

    Desejo!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. oie!

    adoro o número 13 hahahaha
    bem, sobre a obra em si, confesso que o enredo não me atraiu, nao curto romances e mesmo ele não tendo a proposta 'água com açucar' ainda assim não me vi tentada a fazer a leitura... mas fico feliz que vc tenha curtido.. a autora é super simpática, desejo sucesso pra ela...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu sou apaixonada pelos livros da Peper, a trilogia Não Pare! é uma das minhas séries preferidas (incluindo o Máscaras) e estou muito curiosa para ler Treze, acho que vou gostar bastante e adorei ler as suas impressões sobre o livro. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro no começo do ano e foi uma surpresa maravilhosa. Confesso que estava com uma expectativa baixa, porém, a história me conquistou completamente. Adorei o romance e concordo com você que a autora soube dosar bem o livro para não deixar a leitura arrastada.
    Fico feliz que tenha gostado tanto do livro e adorei ler sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá Gustavo,
    Acompanhei o lançamento desse livro e tenho muita vontade de conhecer melhor a história, com certeza deve ser fascinante. Pepper tem o dom para nos fazer entrar em sua mundo com facidade, amo a sua escrita. Espero gostar da história tanto quanto você.
    Bjim!.

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho curiosidade pra ler este livro porque gosto dessa protagonista sem nem ter lido. Já quero ler e gostar tanto quanto você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Conheço esse livro e tenho vontade de ler, assim como a série anterior da autora. Sem contar que a Pepper é muita fofa com os leitores.

    Abraço,
    Diego França | www.vidaeletras.com

    ResponderExcluir