Resenha do livro "Suprema"







Título Original: Suprema
Autor: Danilo Morales
Ano: 2020
Editora: Novo Século
Páginas: 192
Onde comprar:
Amazon

*Livro gentilmente cedido pelo escritor.

     Suprema é uma obra que apetecerá muito os amantes de uma boa leitura de terror. Não foi ao menos que ele foi eleito um dos melhores livros brasileiros de horror da década pelo site biblioteca do terror. São páginas que perturba e aterroriza, tirando o sono do leitor pelas cenas sombrias e história astuta que aqui nos apresenta.

     O livro gira em torno de Nina, uma garota que sofre abuso na sua adolescência e resolve se mudar do local onde está morando para procurar novos ares e lá conhece uma moça chamada Angel, que a convida para dividir o aluguel de seu apartamento e nesse convívio, Nina é apresentada ao universo da bruxaria e ocultismo, onde, a partir daí, sua vida nunca mais será a mesma e fenômenos bizarros começarão a acontecer.




     Não tenho palavras para dizer o quanto esse livro me deixou extasiado. É uma história sensacional, muito bem feita, o qual o autor cria eventos sombrios realizados pela protagonista e outros personagens que tira a paz da alma, mas aguça a curiosidade simultaneamente.


“Sabe que a maioria dos nossos problemas é psicossomática, vem de uma série de negatividades que ocorrem em nossas vidas”.


     Mesmo sendo uma história ficcional, ao lermos fica claro que tem pessoas que praticam esses rituais, sendo para vingança ou benefício próprio, nos fazendo refletir sobre essas atitudes que em certos momentos na obra, chegam a ser hediondos. E também ressalto o suspense que consome a ansiedade do leitor, deixando-o paranoico em saber o que irá acontecer posteriormente em determinada cena.


 

     Narrada em terceira pessoa, o livro possui um enredo insólito e muito bem construído, em nenhum momento se torna arrastado ou desinteressante. É uma leitura que se consome em poucas horas de tão boa que é, além do clímax incrível que acontece no decorrer da trama.


“Preciso me alimentar por três dias de carne podre, e a de cão é a melhor, é uma tradição. São considerados os guardiões de Hecate, a deusa grega dos mortos”.


     Ao término da história, há uma bibliografia, onde o escritor mostra a vasta pesquisa realizada para a criação dessa incrível obra. Ela é divida em três partes: a origem da bruxa, ele está entre nós e o legado, com um final surpreendente, que nos deixa com aquela pulga atrás da orelha, que só saberá quem ler o livro por completo.


 

      Portanto, se ficou curioso (a) para ler essa obra, não perca tempo e adquira seu exemplar, pois “Suprema” ficara cravada em sua memória onde você irá pensar várias vezes, antes de revolver querer passar para o outro lado e dar aquela espiadinha básica. Usará primeiro a razão antes da emoção.



Sobre o autor



Danilo Morales nasceu em 1982. É jornalista, cineasta com vários filmes produzidos e criador do Festival Poe de Cinema Fantástico. Escreveu a coletânea ABC da Morte, com 26 contos de horror, roteirizou a HQ Trilogia do Terror, ilustrada por Robson Strobel e tendo como inspiração, clássicos como Cripta do Terror e Dylan Dog, e participou de diversas antologias literárias.

É membro da Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (Aberst) e da Academia Joseense de Letras. Sua paixão pelos mestres H.P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Stephen King, aliada a suas referências cinematográficas, norteia sua fecunda produção artística. Tem um flerte com o sobrenatural, o terror e o fantástico.



@Gustavo Barberá – 22/05/2020.

   




 

16 comentários:

  1. Oi!
    Eu amei a resenha, eu acho que uma história como essa, que te prende e te instiga, faz toda a diferença. Eu já tinha visto a capa, mas não sabia nem que era nacional e nem a tamanha importância no cenário literário brasileiro. Adorei saber mais e entrou na minha lista!

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que gostei mais: A resenha, o tema, a capa ou o fato de ser um autor nacional! Deixa o coração quentinho ver tantos talentos entre nós <3

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que a parte dos rituais deve ser pesada, pela sua descrição de "hediondo" e isso me assusta um pouco, confesso. A leitura deve ser intrigante e até um tanto desafiadora, ótima sugestão nacional para os amantes do gênero terror.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço o autor, mas houve uma época que bruxaria era um tema muito comum para mim. Pesquisei de tudo para compreender o simbolismo e certos rituais. Imagino que a leitura deve ser um tanto intrigante, afinal, é um universo com muitas possibilidades. Fiquei a imaginar se em algum momento da trama, houve uma roda lunar, com uivos e danças. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Uau! Eu não conhecia o livro e fiquei animada mesmo não sendo meu estilo favorito de leitura. sou bem medrosa, mas saber que é uma obra bem escrita e um enredo bem construido me deixa muito animada para conhecer o livro.
    A resenha e as fotos estão incriveis e instigantes.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que capa fantástica! Juro, fiquei muito curiosa para conhecer a história.
    Eu estudo bruxaria natural, então livros que tratam desse tema sempre me deixam curiosa, mesmo quando as bruxinhas e ocultistas são meio malvadinhas. Na verdade, grande parte dessas obras passam uma visão meio distorcida de bruxaria (que é uma prática incrível!), mas já aprendi a abstrair essas coisas hehe.
    Obrigada pela indicação. O nome está guardadinho aqui :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Já tinha visto essa capa, mas não sabia que era um livro de terror. Parece ser uma trama bem bacana, fiquei interessada.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Ooi,
    Pela capa eu nunca diria que o livro é de terror! Ahaha não sou muito fã do gênero, então não conhecia o autor. Mas achei legal as reflexões que você levantou com a história!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Achei o enredo bem interessante, mas confesso que o que mais me chamou a atenção foi a bibliografia. Já quero ler!!!
    Valeu pela dica

    ResponderExcluir
  10. Oi Gustavo!
    Gosto muito de terror, pela capa deu para perceber que é algo obscuro, talvez se tivesse na livraria e ver essa capa não iria me chamar a atenção, mas pela sua resenha fiquei curiosa sobre o enredo e também sobre a personagem, quero saber o que aconteceu com ela. Obrigado pela dica, abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Li poucos livros de terror, mas sou curiosa sobre o gênero! Só que esse quote aí da carne de cão já me desencorajou a leitura num nível kkkk, amei saber que foi feita uma pesquisa pra escrever e foi baseado em fatos assim. Adorei tua resenha!

    ResponderExcluir
  12. É a primeira vez que ouço falar da história e já sei que jeito nenhum leria! Porque se leio um livro assim não consigo dormir!kkkkkk... Este cenário sombrio, de ocultismo me assusta e fico pensando em todas as coisas terríveis que devem acontecer na história.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro e confesso que tenho preconceito com esse genero feito pelos autores nacionais, não desmerecendo mas é porque eu uns livros que Meu Deus do ceu!!!! Mas fiquei muito feliz pela sua resenha e mostra o quanto esse livro foi pesquisado e escrito com vontade e amor, ja deixei a dica anotada e assim que tiver a oportunidade de ler, vou ler sem receio.

    Brubs
    https://quemevcbrubs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas confesso que não é meu estilo de leitura. Não leio terror de jeito nenhum e por isso vou passar a dica. Mas, pelo visto, para quem curte o gênero é uma ótima opção. Parece ter sido bem desenvolvido pelo autor e com um ritmo que prende o leitor. Que bom que gostou tanto da leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Gustavo!!!
    Eu achei a capa desse livro maravilhosa, mas não conhecia a obra e quando vi coisa com bruxa e essas coisas fiquei empolgada.
    Gostei da ideia do autor explicar e o livro parece ser uma ótima dica que irei anotar ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Gustavo, tudo bem?
    Esse livro eu tenho no meu Amazon Kindle, mas a capa é bem diferente.
    Depois dessa resenha, com certeza vou dar uma bela chance a ele, até porque eu conheço o Danilo, no caso pelo grupo do WhatsApp da ABERST, e ele é super boa gente, além de escrever muito.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir