Resenha do livro "A forma da água"



Título Original: The shape of water
Autores: Guillermo Del Toro e Daniel Kraus
Ano: 2018
Editora: Intrínseca
Páginas: 352

A forma de água nos conta a história de Richard Strickland, um oficial do governo dos Estados Unidos enviado à Amazônia para capturar um ser mítico e misterioso cujos poderes inimagináveis seriam utilizados para aumentar a potência militar do país, em plena Guerra Fria. Dezessete meses depois, o homem enfim retorna à pátria, levando consigo o deus Brânquia, o deus de guelras, um homem-peixe que representa para Strickland a selvageria, a insipidez, o calor — o homem que ele próprio se tornou, e quem detesta ser. 

      Para Elisa Esposito, uma das faxineiras do centro de pesquisas para o qual o deus Brânquia é levado, a criatura representa a esperança, a salvação para sua vida sem graça cercada de silêncio e invisibilidade. Richard e Elisa travam uma batalha tácita e perigosa. Enquanto para um o homem-peixe é só objeto a ser dissecado, subjugado e exterminado, para a outra ele é um amigo, um companheiro que a escuta quando ninguém mais o faz, alguém cuja existência deve ser preservada. Narrado em terceira pessoa, o livro se divide em quatro partes: primordium, mulheres ignorantes, taxidermia criativa e não preocupe mais seu coração. 
 
 
 

      A obra foi um sucesso tanto no meio literário, quanto no mundo cinematográfico. A história se transformou em filme, dirigido pelo próprio Guillermo Del Toro e com um elenco muito bem selecionado como Sally Hawkins, Dony Jones, Michael Shannon e Octavio Spencer que agradou muito aos críticos e foi indicado a treze estatuetas do Oscar, sendo vencedora de quatro, dentre elas os mais cobiçados “melhor direção” e “melhor filme”. 

      Eu não gosto de assistir um filme ou uma série baseado em um livro antes de ler o mesmo porque sei que a diferença será gritante. A obra em si possui um enredo um pouco cansativo em boa parte dela, prendendo minha atenção e sentindo que a história começaria a fluir a partir do final da terceira parte do livro. Antes disso a história oscilava em poucos momentos interessantes, o restante parecia que estavam apenas enchendo as páginas com algo sem sentido e cansativo. Só não o larguei porque ele aborda temas da Biologia, tema que gosto muito.
 
 
 

      Já nos personagens, Del Toro mandou bem. Houve uma explosão de sentimentos em suas personalidades e cada um deles passou muito bem suas características psicológicas, como o sentimento de solidão, de insegurança, de poder e de medo. Peças chaves e essenciais para poder levar o enredo adiante. A paixão de Elisa pelo Devoniano é muito linda e autêntica, surgindo sentimentos verdadeiros e puros.

“Aprenda a respirar o meu ar para que possamos ficar juntos para sempre”.
 
Um aspecto muito bom no livro foram os capítulos que são curtos e nos ajudam a levar a leitura adiante. Com poucas, mas belas ilustrações, o livro tem um acabamento muito bonito e uma diagramação agradável. Houve muita descrição do cenário durante a história que cansou a leitora, algo desnecessário na obra. Mas valeu o esforço e a insistência de continuar, pois a última parte foi muito boa, o desenrolar da história teve uma reviravolta e se tornou dinâmica e chamativa com um final surpreendente, triste e mística, fechando a história com chave de ouro. Quem não leu, leia. Quem sabe o que não me agradou agradará o próximo. Eu recomendo a obra pelo fato já dito acima (o final). A tradução ficou por conta de Edmundo Barreiros.


@Gustavo Barberá - 06/07/2018


31 comentários:

  1. Olá!!

    Eu também prefiro ler o livro primeiro para depois assistir o filme, mas esse eu acabei assistindo primeiro. Ainda não li, mas já vi que tem suas diferenças. Vou tentar ler em breve.

    Abraços,
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ruim de ler a obra primeiro é o fato de ficarmos indignados com as modificações que fazem no filme, mas faz parte. Eu sempre leio primeiro...

      Excluir
  2. Nem sabia que tinha o livro, eu vi o filme, sinceramente não gostei da história, me deu arrepios, aquele bicho feio kkk. Mas achei a produção do filme muito bem feita,o figurino,a interpretação, a fotografia etc, quanto ao roteiro não sei, mas nunca seguem fielmente o livro ne, mas gostei da tua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente ler o livro, porque tem muita coisa que tiraram dele no filme.

      Excluir
  3. Também não sabia que havia o livro, somente o filme. É um bom caminho para quem gostou do filme e quer se aprofundar mais na história. Apesar de quase sempre as produções cinematográficas apresentarem algumas modificações, acredito que a essência da trama continue lá, é uma história muito peculiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peço para quem assistiu o filme que leia a obra, porque teve coisas que foram tiradas do livro e cenas acrescentadas no filme que não tem no livro.

      Excluir
  4. Apesar do sucesso da obra, eu a desconhecia. Só ouvi falar do filme na entrega do Oscar. Como ainda não o assisti, vou seguir sua dica e ler antes a obra. Fiquei bastante curiosa!!

    Cidália,
    https://contosdacabana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a melhor opção, Cidália. Leia primeiro para depois assistir. Recomendo.

      Excluir
  5. Sou bastante eclético, mas esses livros com uma pegada mística sempre me empolgam na leitura. Vou dar uma chance, só não sei se vou assistir o filme primeiro, talvez seja mais viável pela falta de tempo kkk
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos são maravilhosos, mas aconselho a leitura primeiro.

      Excluir
  6. Eu achei bem legal sua indicação! Nao sabia do filme. É bom ler a obra antes mesmo e assistir ao filme com o olhar do livro né? Muito bom! Eu desconhecia esse livro!

    ResponderExcluir
  7. Eu ja assisti o filme, e me baseando só pelo o que voce escreveu, o livro é muito melhor do que o filme (o que nao é uma coisa muito incomum)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, o livro é mais completo e tem cenas no filme que não tem no livro, por isso ler primeiro é mais aconselhável.

      Excluir
  8. Só conheci essa história através do cinema, mas ainda não assisti, mas acho que no livro a história deve ser bem melhor, pois no livro a história é mais contada com todos os detalhes, a capa do livro chama muito a atenção, muito boa a indicação do livro, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A obra tem a história original, já o filme como sempre fazem, trocam algumas coisas.

      Excluir
  9. Quando leio um livro, não gosto de ver o filme, foi o que aconteceu, adorei o livro.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não assisti este filme!
    Irei pesquisar para assistir , fiquei curiosa!
    No livro, a história deve ser bem melhor, com mais detalhes ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, o livro é completo, já o filme eles modificaram alguma coisa.

      Excluir
  11. Bela sugestão de livro, valeu mesmo pela indicação! História muito interessante. Parece valer bastante a leitura, fiquei bem intrigada =)

    ResponderExcluir
  12. Fiquei com muita vontade de ler esse livro agora.
    Está na minha lista.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li o livro, somente vi o filme. Também prefiro sempre ler a obra antes, mas dessa vez não foi possível. Quanto ao filme, eu gostei também, mas tive a mesma sensação que você teve ao ler, algumas partes pareciam apenas preencher o espaço e ocupar tempo. Embora tenha gostado, não achei nada tão excepcional que justificasse tantas referências na mídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, teve aspectos que exageraram na mídia.

      Excluir
  14. Não conhecia o livro e não vi o filme, mas concordo com você que o melhor modo é sempre ler primeiro o livro.
    A historia parece ser muito interessante, outra coisa que me chamou bastante atenção foi a capa que tem uma imagem linda.
    Gosto desse temas com misturas místicas, além disso parece ter um pouco de suspense e romance que muito me agrada.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem um pouco de ficção também para deixar o enredo mais atraente!!!

      Excluir
  15. Eu sou apressadinha, eu gosto de assistir o filme primeiro. Mas o que importa se nós gostamos, quando eu gosto eu vejo um filme 10 vezes, mas eu não posso ler o livro, mas uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia agora a obra para fazer a comparação com o filme. Você irá gostar.

      Excluir
  16. Oiii,
    o livro eu não cheguei a ler, mas eu conheço pelos cinemas eu ia ver o filme mas ainda não vi. Sempre assisto primeiro o filme rsrs mas amo ler o livro depois. Mas concordo que o melhor é ler o livro sim

    ResponderExcluir