Resenha do livro "Caixa de pássaros"
Título Original: Bird box
Autor: Josh Malerman
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Quando peguei essa obra para ler ao olhar a capa e ler a sinopse, não imaginava como seria o desenrolar real da trama. Foi completamente diferente o que esperava. Diferente e surpreendente. Foi mais do que tinha em mente, “Caixa de pássaros” é um thriller que te deixará aflito e ansioso o tempo todo, não te dando vontade de sair do lugar e sugando toda sua curiosidade.
Autor: Josh Malerman
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Quando peguei essa obra para ler ao olhar a capa e ler a sinopse, não imaginava como seria o desenrolar real da trama. Foi completamente diferente o que esperava. Diferente e surpreendente. Foi mais do que tinha em mente, “Caixa de pássaros” é um thriller que te deixará aflito e ansioso o tempo todo, não te dando vontade de sair do lugar e sugando toda sua curiosidade.
É uma obra de suspense que conquistou vários leitores mundo afora e também a indústria cinematográfica, pois se transformou em filme que terá sua estreia em dezembro pela Netflix, com um elenco de tirar o fôlego como Sandra Bullock, John Malkovich, Sarah Paulson, entre outros. O roteiro será de Eric Heisserer e a direção de Susanne Bier.
A obra é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
“Ele imagina mãos frias se fechando sobre as dele. A própria garganta cortada. O pescoço quebrado, a mente destruída.”
Em alguns momentos em que estava lendo, me senti na obra “Ensaio sobre a cegueira” de Saramago, pois onde a protagonista se instala há tipo de hierarquia e regras devem ser seguidas. O clima é de constante tensão, pois a sensação é de que alguma coisa está preste a acontecer, seja ela boa ou não. A cada novo relato, uma nova surpresa.
Com um enredo de primeira, Mallerman soube montar momentos de tensão, medo, angústia, raiva e esperança. Com personagens enigmáticos e introspectivos, não conseguimos saber qual é a atitude que eles tomarão quando o conflito está exposto, são tão misteriosos que pensamos que um deles são esses seres que estão no exterior. E o cenário montado nessa obra, é a marca registrada, pois a cada cena apresentada, o lugar combina perfeitamente.
“Uma hora atrás, eles passaram pelo que pareciam leões brigando. Ouviram rugidos. Aves de rapina gritam ameaças do céu”.
O contexto abordado mostra como a vida pode ser cruel em alguns momentos. Sem expectativa de vida, sem esperanças, os filhos da protagonista nem nome possui, são chamados por Garoto e Garota, apenas no final da trama que sua mãe os atribui. São treinados desde recém nascidos para não abrirem os olhos e a forma que a mãe toma para tal comportamento me incomodou, pois achei um pouco cruel, assim como seu tratamento diário.
Tem um momento em que a trama toma uma direção surpreendente, não conseguia parar de ler, queria saber cada vez mais até onde iria determinado momento, ficava atônito em determinadas passagens e pensava que seria um final de arrancar suspiro, mas infelizmente o melhor da festa não foi como esperava, poderia ter sido melhor.
”E, antes mesmo que seus olhos se abram totalmente, ela percebe quem está parado ali, quem está no sótão com ela”.
E quem quiser saber qual final foi esse, não deixe de ler “Caixa de pássaros”e verá que abrir os olhos ás vezes pode ser perigoso. E assistam o filme também, mas leiam o livro primeiro que vale muito a pena ficar com esse frio na barriga de querer saber como será no filme, as emoções serão maiores. A tradução foi de Carolina Selvatici.
@Gustavo Barberá – 19/11/2018
Oiii,
ResponderExcluirEu não sou muito uma pessoa de ler Thrillers, em geral eu sempre fujo deles, mas sempre quis ler este livro é sua resenha me deixou ainda mais curiosa para conferir. Parece ser bem instigante e envolvente, apesar de eu ter certeza de que ficarei alguns dias sem dormir direito por causa dele, com certeza é um leitura que tenho vontade de fazer.
Beijinhos...
http://www.paraisoliterario.com
Olá!
ResponderExcluirAmo a escrita desse autora. Lembro que quando fiz a leitura fiquei ansiosa e não conseguia largar a trama querendo saber o final e Josh tem isso né, deixar uma dupla interpretação, mas sem dúvidas um thriller de dar nó na nossa mente.
Estou bem animada para conferir a adaptação.
Beijos!
Camila de Moraes
Esse livro é daquele que deixa o leitor ansioso do início ao fim da história, é um livro de muito suspense, medo, a capa é bem chamativa, fiquei mega curiosa pra saber o final da história e também pelo filme que deve ser incrível, já que o elenco é maravilhoso, bjs.
ResponderExcluirOlá, Gustavo!
ResponderExcluirEu vejo esse livro em todos os lugares, já vi muita gente fazendo resenha dele, mas tenho medo de acabar me decepcionando. Quem sabe não dou uma chance.
Beijão!
Lumusiando
Olá, amei a resenha, é a primeira que leio sobre, mas já amei! Vou procurar aqui na minha cidade.
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirClaro que precisamos le ro livro antes do filme, assim temos todos os detalhes da trama. Ainda não li o livro, mas tenho curiosidade para conferir essa leitura, acredito que vou me surpreender muito com essa trama.
Bjks!
Histórias sem Fim
Oiiiii,
ResponderExcluirEu também prefiro ler o livro antes do filme, acho que é melhor e no livro contém muito mais coisas que o filme, sobre esse livro eu to conhecendo agora pela sua resenha
Bem misterioso o nome do livro, e pela sua resenha e opinião parece ser uma leitura que vc nao consegue tirar o olho do livro de tão envolvente né? Gostei de conhecer!
ResponderExcluirEu adoro Thrillers, mas acho este bem tenso e enervante. Julgo que a Netflix vai fazer um filme baseado no livro.
ResponderExcluirAliás vi agora que saí 21 de Dezembro o filme nos EUA. Com Sandra Bullock e Sarah Paulson.. Ansiosa xD
ExcluirVai fazer sim, coloquei na resenha, está no segundo parágrafo.
ExcluirOi, Gustavo! Do autor eu li Piano Vermelho e achei a história muito confusa, mas já me falaram que Caixa de Pássaros foi o melhor livro do autor - esse eu ainda não li, mas tenho uma expectativa muito alta sobre ele. Espero ler antes do lançamento do filme, que parece que será tão bom quanto o livro.
ResponderExcluirbjos
Lucy - Por essas páginas
Oi, Gustavo. Li esse livro há algum tempo. Ganhei o livro de presente acompanhado de muitos elogios ao enredo, dessa forma li sem saber o que esperar. Eu consegui mergulhar plenamente na trama e gostei muito. Cheguei a prender a respiração em muitos momentos. Quanto ao final, que muitos criticam, eu gostei. Sabe, penso que qualquer outra explicação poderia tirar a magia do livro e fazer cair em um lugar comum. Sem contar que nada impede que em uma possível sequência, o assunto possa ser mais aprofundado. Ótima resenha. Estou ansioso pelo filme.
ResponderExcluirAinda nao tive a oportunidade de ler este Livro, infelizmente, apesar de já ter lido várias resenhas a respeito dele. Fiquei sabendo do filme e nem preciso dizer que tô ansiosa.
ResponderExcluirParabéns pela escrita e peka resenha, vc sempre arrasa nos posts!
Estou muito curiosa com esse livro já faz algum tempo, só não li ainda por receio de me decepcionar porque criei altas expectativas com ele, então acabo sempre adiando kkkk
ResponderExcluirBeijos!
Só vejo críticas positivas a esse livro, deve ser mesmo uma leitura surpreendente. Adoro suspenses psicológicos, por isso essa trama me chama muito a atenção. Ansiosa desde já pelo filme, espero que atenda às nossas expectativas e seja tão impactante quanto o livro.
ResponderExcluirOi Gustavo, tudo bem?
ResponderExcluirDesde que o livro foi lançado, causou o maior rebuliço na blogosfera. O enredo dele é diferente de tudo o que já vi e estou louca para ler, mas como descobri que viraria filme e estrearia ainda esse ano, preferi ler próximo ao filme mesmo. Agora esse final, todo mundo comentou sobre ele dizendo que ficou aberto. A maioria não gostou, mas mesmo assim, foi unânime em afirmar que vale muito a pena. Adorei sua resenha e estou mai ansiosa pela leitura.
beijinhos.
cila.
Oi Gustavo,
ResponderExcluirEu vi a notícia do filme e fiquei bastante animada com a escolha do elenco. Essa é a primeira resenha que leio do livro e nossa, você me deixou impressionada. É uma leitura com certeza imperdível. Parabéns pela resenha.
Bjs.
Pri.
Estou com esse livro na estante há alguns meses, e preciso ler logo. Gostei bastante do trailer do filme, e fiquei ainda mais empolgada pela leitura. Adoro thriller psicológico. ♥
ResponderExcluirbeijos
Olá!
ResponderExcluirEste livro me prendeu do incio ao fim, eu simplesmente não conseguia largar e estou mega ansiosa pelo filme haha.
Adorei a resenha!
Olá
ResponderExcluirEu amei o livro e quanto ao final sou da mesma opinião que o Evandro, se explicar demais perde a magia, foi o que aconteceu com Piano Vermelho que estava muito interessante até começar as explicações. Quanto ao filme, vi o trailer e para mim faltou aquele medo de abrir os olhos, mas quero ver como vai ficar.
Eu sou apaixonada por filmes de terror, mas nunca cheguei a ler um livro do gênero. Mas eu concordo que primeiro se deve assistir o filme antes de ler o livro porque o livro é sempre melhor que o filme. Eu me interessei muito por esse livro, mas acho que pela capa eu nunca ia me interessar por ele. Mas a sua resenha me fez ficar mto ansiosa para ler. Eu amo historias que me fazem ter medo e me sentir nelas.
ResponderExcluirTerminei de ler sua resenha e fui na hora colocar este livro no meu carrinho da amazon! É o tipo de história que eu amo e estou bem animada para conhecer. Eu sabia que teria o filme mas não sabia que seria já em dezembro, quer dizer que tenho que ler este livro bem rápido pois vou querer assistir o filme só depois. Adorei sua resenha.
ResponderExcluirhttp://www.anneandcia.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu já vi muitos comentários positivos sobre esse livro e tenho muita vontade de ler, embora confesse que não é um gênero que eu leia com frequência. Enfim, fico feliz em ver que você curtiu a leitura, acredito que eu também iria gostar bastante, por isso espero ler algum dia.
Beijos :*
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Gustavo. Eu tenho esse livro há um tempinho e não peguei pra ler. Escuto maravilhas dele, mas sempre criticam tanto o final, que isso me desanima. Adoro o gênero, então é algo que leria "de olhos fechados" (oh o trocadilho haha), mas tenho medo da decepção. Só que com a estreia iminente do filme na Netflix, não tenho outra saída. Espero gostar tanto quanto você. Beijos
ResponderExcluirhttps://almde50tons.wordpress.com/
Quero muito encaixar estra leitura antes da adaptação do filme estar disponível na Netflix, mas ainda não consegui. Acho essa premissa muito importante.
ResponderExcluirBeijos
Amei você ter colocado o pássaro na última foto. Eu até tenho curiosidade de ler esse livro, parece super tenso isso de não poderem ver ou correrão sérios riscos, mas confesso que tenho receio desse final tão polêmico.
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirEsse livro é demais mesmo. Eu fiquei tensa e angustiada, é complicado isso de não poder ver nada e teve uma hora que eu também fiquei ansiosa para saber o que iria acontecer.
Única coisa é que o final, fiquei com uma sensação que queria mais, saber mais. Mesmo assim, uma excelente leitura.
ABraços,
Eu li esse livro também e gostei bastante, realmente o final não era o que esperava. Quem sabe tem uma continuação.
ResponderExcluirOlá. Eu já li Caixa de Pássaro há uns anos e gostei muito da história no início, mas depois fui ficando incomodada porque eles não revelavam o que estava lá fora aterrorizando todo mundo e, assim como você, também não gostava de como a protagonista tratava os filhos. Achei bem legal a ideia do livro e de como a história foi desenvolvida mesmo eles estando com os olhos fechados.
ResponderExcluirNão gostei do final, acho que faltou explicar mais sobre o que aconteceu antes e o que aconteceria no futuro deles, mas, ainda assim, é um ótimo livro, vale a leitura. Estou ansiosa para o filme, espero que ele não nos decepciono como já aconteceu com outras adaptações.
Já li esse livro tem um bom tempo, mas vira e mexe fico pensando nele. Você disse muito bem, é uma história cheia de tensão,de angústia. O autor sobre construir a história de modo que a todo momento parece que estamos na iminência de uma tragédia e ao mesmo tempo ficamos curiosos para saber mais, tanto sobre o que levou aquela situação quanto ao que acontecerá dali pra frente. Apesar de eu ser aquelas pessoas chatas que raramente acha que os filmes fazem jus aos livros, admito que estou ansiosa para ver o filme.
ResponderExcluirOi.
ResponderExcluirJá li esse livro, mas não gostei tanto quanto todo mundo. A premissa e Boa, a leitura foi bem legal, mas não senti o que pensava que sentiria. Estou até ansiosa pela adaptação, espero gostar muito do filme.
Oi Gustavo, eu dei esse livro para uma amiga minha e ela gostou bastante e me recomendou que lesse, mas eu sou um pouco medrosa e sempre fico adiando kkk. Beijos.
ResponderExcluirhttps://escrevendoerabiscando.blogspot.com
Oi Gustavo!
ResponderExcluirEu li esse livro esse ano, e por dividir muitas opiniões, estava com um pé atrás em relação a ele. Porém, li e adorei! Facilmente se tornou uma das melhores leituras do ano.
A tensão que o autor consegue colocar na história, passa muito fácil para o leitor. Eu até achei o final digno. Eu não sabia o que esperar e gostei. Mas entendo quem não gostou. Pode ser decepcionante.
Sobre o filme, sei não. Primeiro que não gosto da Sandra Bullock e segundo que essa é uma história que não sei como pode ser passada para o cinema. Não vejo funcionando.
Mas estou torcendo para ser bom e quando sair na Netflix, com certeza vou assistir.
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/