Resenha do livro "Versão a verdade: denúncias anônimas"



Título Original: Versão a verdade: denúncias anônimas – livro I
Autor: São vários com nomes não revelados por enquanto.
Ano: 2018
Editora: Time CoInspiração
Páginas: 132

Quando iniciei a leitura desse livro, confesso que não estava botando muita fé nessa história, mas segundo o velho ditado “nunca julgue o livro pela capa”, me enganei completamente. “Versão a verdade – denúncias anônimas” nos traz quatro histórias que se desenvolvem simultaneamente com mistério, suspense, enigmas, mentiras e surpresas.


       As histórias são dividas pelos naipes do baralho da seguinte ordem: copas (o clero), espada (forças amadas), paus (o povo) e ouros (a realeza). A primeira conta a história de um escritor que viaja com sua esposa para o exterior e é vítima de uma profecia de uma cigana, onde quase perde sua vida. No hospital, ele recebe via e-mail um enigma para decifrar. A segunda fala sobre a investigação de um assassinato onde um missionário está fazendo ajudando a polícia e possivelmente ele seja o assassino. A terceira conta sobre uma moça chamada Fernanda que passa por um ritual (muito sinistro por acaso) de um determinado grupo religioso e a prende em um local onde diz ser o purgatório e de lá depende dela ir para o céu, para o inferno ou voltar para a Terra. Só que a história não é bem assim... E finalmente a quarta, relata sobre a vida de Francisco, um homem que é possuído por uma entidade e tenta descobrir do que se trata a lenda das sete cidades que vê em suas visões.

      Preciso destacar as passagens sobrenaturais e enigmáticas que o livro possui, o que me fez lê-lo com muita curiosidade de saber o desenrolar da história e me fez simpatizar com o mesmo. O ritual em que Fernanda passou para entrar em sua nova vida foi arrepiante e macabra. Quem a escreveu está de parabéns pela criatividade.


"A água benta da pia batismal pula cada vez mais alto, tal qual atiçada por um subwoofer. As gotas sobem redondas e refletes os rostos dos presentes. Então param no ar, indecisas, até serem dragadas novamente pela gravidade".


       Esses relatos das histórias feitas acima estão bem resumidas, é só para ter uma ideia. Por trás tem muita coisa envolvida, portanto para saber o que acontece, só lendo a obra na íntegra. E podem ficar tranquilo que mesmo sendo quatro histórias diferentes, não irão confundir o leitor, pois o enredo está bem distinto e claro, não deixando a leitura confusa.


       Os escritores utilizaram uma estratégia formidável na construção e elaboração das histórias de forma que ao terminar um capítulo, não conseguimos largar o livro porque a curiosidade de saber o que acontece nos demais é enorme e no final a sensação de que há algo incompleto, por trás dos bastidores nos aguçam em querer uma continuação. Portanto, se você se interessou pela obra, ela está disponível somente na forma digital, à venda no site da amazon.


@Gustavo Barberá 01/06/2018


24 comentários:

  1. Oi Gustavo, parabéns pela resenha! Fiquei bastante interessada, mas não gosto de ler em e-book😔, então tomara que saia em um livro impresso porque estou louca para saber a respeito do ritual de Fernanda! Beijos.

    https://escrevendoerabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca.

      Então, o escritor disse que dependendo do interesse no ebook, talvez ele lançará o físico. Eu também não curto livros digitais, mas quando um escritor brasileiro me apresenta seu trabalho, não aguento de curiosidade porque temos muitas pessoas talentosas em nosso país e eu apoio muito seus trabalhos.

      Excluir
  2. Gostei da estratégia do livro, mas não sei se leria. Como tenho ansiedade (e ultimamente tenho tido alguns episódios) tenho evitado histórias mais suspense e terror.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara

      Então será meio complicado, porque minha ansiedade foi a mil!!! Mas o blog tem outras dicas de livros com gêneros diferentes desses. Confira... =)

      Excluir
  3. Olá!!!

    Eu também já iniciei uma leitura não esperado por muita coisa e me surpreendi. É muito bom quando acontece isso.
    Gostei do formato do livro e como sou muito fã de um suspense já me interesse. Fiquei bem curiosa com esse tal ritual macabro.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, esse ritual foi sinistro!!! Sem comentários... Se fosse comigo, teria um infarto... rsrsss

      Excluir
  4. Olá Gustavo, como vai?
    Suas resenhas sempre bem detalhadas e escritas atiçam meu lado curioso (que é bem grande por sinal, haha).
    Amei a forma como as histórias são distintas, mas contém pontos em comum. Amo livros de “coisas sobrenaturais” e esse, de fato, parece ser muito interessante. Já adicionei a minha listinha.

    Beijão!
    http://luumusiando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Eduarda, tudo bem e você?

      Se você gosta de suspense, esse livro será um prato cheio para sua lista. Recomendo!!!

      Excluir
  5. Oie, vou ser sincera, achei a história confusa, até procurei no skoob para tentar entender melhor.
    Quando é assim nem procuro o livro para ler.
    E olha que é meio de suspense né? Coisa que adoro ♥

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Realmente nao podemos julgar o livro pela capa, pois eu confesso que pela capa eu não me interessaria.
    Mas a sua resenha me deixoi curiosa pea saber sobre as histórias e percebi q sempre deixa aquele gostinho de quero mais!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. A estratégia de organização da obra realmente chama a atenção. Seguindo a Suzzy, vou tentar não julgar o livro pela capa porque essa realmente não me conquistou, mas já a sua resenha, me deixou extremamente curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Que interessante! Gostei muito de todo o suspense que colocaram na organização das histórias, e de como dividiram bem. Achei muito interessante toda essa pegada sobrenatural e e do modo como você foi surpreendido deixa claro que são boas histórias. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gustavo.
    Valeu pela dica.
    Por enquanto ainda não estou numa fase para suspenses assim, mas quero ver se pego alguns livros nesse estilo para fazer uma maratona!! Bom saber que esse vale a pena!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Oiii,

    Achei interesante a dica e apesar de não ser muito o meu tipo de leitura eu realmente achei interessante a divisão ser de acordo com o naipe do baralho, acho que é algo que eu nunca tinha visto e fiquei curiosa para saber qual a ligação disso com o enredo.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Apesar de achar a narrativa interessante, não me atraiu... as histórias em si não me chamaram muito a atenção, então, passo a dica...

    ResponderExcluir
  12. Gente....
    Cada história mais louca que a outra, fiquei curiosa com o enredo confesso e se te surpreendeu então deve ser uma leitura muito boa. Adorei conhecer a obra

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ainda não consegui decidir se daria uma chance pra essa leitura. Apesar de gostar muito de suspenses, mistérios, ainda sim me pareceu um enredo bem confuso.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Olá, pela capa eu não daria muita atenção a esse livro, mas lendo o seu post já fiquei bem curiosa para conferir o desfecho dessas histórias sinistras.

    ResponderExcluir
  15. Uau,que livrinho interessante! Adorei conhecê-lo. Adoro ler enredos assim, repletos de enigmas e eventos sobrenaturais. Vou anotar o nome dessa obra para não esquecer. Grata pela dica! Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  16. Olá Gustavo,
    Curto esse estilo de livro e acho muito legal quando instiga um leitor a ler mais. No entanto, confesso que a proposta dele não despertou tanto a minha curiosidade. Acho que faltou algo para eu achá-lo realmente interessante, mas fiquei contente que você tenha gostado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Estou em uma fase de ler e-books assim, de autores que não conheço, mas tem boas indicações e acho que já vou acrescentar esse. Valeu pela dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Adoro livros que nos prendem e que apresentam histórias enigmáticas assim.Fiquei bem curiosa em relação ao conto que trouxe a experiência de quase morte após a profecia da cigana e que o homem vai ter que desvendar o enigma. Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oii

    Nossa, não conhecia esse livro e confesso que quando vi a capa já pensei em correr, pois sou extremamente medrosa mesmo pra determinados tipos de livro, porem, adoro um bom suspense!
    Adorei a sua resenha! Você conseguiu me prender a atenção e me deixar curiosa.
    Dica anotada!

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Ola, ainda não tinha visto nada sobre este livro, mas fiquei bem curioso pela maneira como os contos são conduzidos e que os temas são sobrenaturais e com personagens e autores enigmáticos. Belíssima resenhas e pretendo sim ler este livro

    ResponderExcluir