Resenha do livro "Ed e Lorraine Warren - Demonologistas





Título Original: The Demonologist: The Extraordinary Career of Ed and Lorraine Warren
Autor: Gerald Brittle
Ano: 2016
Editora: Darkside
Páginas: 274
Onde comprar: Amazon, Darkside


Pense em um livro completo sobre bruxaria, rituais, exorcismo, espíritos malignos entre outros assuntos do mesmo estilo. Em “Ed e Lorraine Warren – demonologistas”, você terá um perfil completo de cada um desses assuntos, sem cortes e sem censura de forma totalmente explícita e atormentadora. 

 
            O livro nos traz casos reais registrados dos demonologistas Ed e Lorraine Warren, onde alguns já são conhecidos nas telas de cinema como Amityville e Anabelle, fazendo um paralelo com suas experiências vividas nesses momentos de terror.

 

 

 
           É um livro que se deve ser devagar, pois é muita informação, fruto de muito estudo e pesquisas. Envolve todo um detalhamento sobre a atividade sobrenatural, o passo a passo de um exorcismo e o perigo que é manipular uma tábua ouija, Isso são apenas alguns exemplos de vários que estão no presentes na obra.



  “No pé da escada por um breve instante soou uma risada diabólica”.

 

          Os Warren fazem um paralelo entre possessão e psicologia, onde fica bem claro esses dois momentos, pois são bem parecidos, mas há detalhes mínimos que os diferenciam, além de me deixar boquiaberto ao saber que muitos casos de possessão são de irresponsabilidades de jovens que brincam com a tábua ouija ou de adultos que se convertem para o satanismo e esse número é grande nos Estados Unidos.





 

          Confesso que passei muito medo lendo essa obra. Ela trabalha muito o sobrenatural, mas principalmente os parágrafos em que os Warren explica com detalhes, dando exemplos reais de famílias ou pessoas em que são atormentadas pelo demônio, me deixou de cabelo em pé. Eles também contam a história de Lúcifer e seus seguidores. Sei que existe aquele ditado “Não posso dizer que dessa água nunca mais beberei”, mas esse livro com certeza não lerei mais, Deus me livre!!!

 
 
 
 
          Mesmo assim, o livro em si é extremamente bom. É praticamente um livro didático sobre ocultismo, não tem nenhum exemplo de ritual na obra para invocar espíritos, mas sim estudos feitos e documentados pelos Warren. Só que são experiências diabólicas, tem que ter muita coragem. É uma leitura e tanto.



“O cão se virou para alguma coisa dentro do armário e, então, segundos depois, para minha perplexidade, uma figura totalmente negra – na forma geral de um homem, mas sem feições – saiu correndo do armário, passou por mim e subiu  depressa as escadas, com o Corgi* nos seus calcanhares, a perseguí-lo”.

*Nome do cachorro da casa em que Lorraine Warren estava investigando uma possessão.



          A obra explica bem a diferença entre possessão demoníaca, satanismo e bruxaria, além de contar como realmente foi o caso Anabelle, que é mais sinistro que o filme. Bom, para quem curte assuntos de terror, esse livro é um prato cheio, muito bem escrito e realista, o que nos provoca todo esse medo. Ed Warren não revelou em momento algum conversas com os padres exorcistas, pois segundo ele, são assuntos terríveis.
 
 
 
 
 

          Eu tenho certeza que haverá pessoas muito curiosas para ler essa obra e mais uma vez eu reforço: se você curte esse tipo de assunto, vá fundo, pois o livro é maravilhoso, em momento algum ele se tornou uma leitura arrastada ou que me deixou com tédio, ao contrário, a cada página lida, morria de medo e de curiosidade também. Sem falar que seu interior traz imagens de alguns relatos quando os Warren eram chamados para resolver casos e possui um acabamento tanto interno e externo maravilhosos. Eu recomendo. A tradução foi de Giovanna Louise Libralon.


@Gustavo Barberá – 30/04/2019.

2 comentários:

  1. A resenha ficou ótima! Gosto muito do filme Invocação do Mal, e ainda quero ter em mãos os dois livros do casal lançados pela DarkSide para poder conhecer melhor os dois. Esse assunto muito me interessa, me deixa fascinada e um tantinho apavorada ao mesmo tempo hehe. Fora as edições dos livros em si que são lindas *-*

    ResponderExcluir
  2. Para quem tem curiosidade no tema, eu achei esse livro perfeito. É assustador sim e dá um medo danado pensar que tudo que foi relatado é coisa real que aconteceu e pode acontecer, demonstrando que não é nada saudável mexer com aquilo que não se conhece. Então, dentro desses aspectos o livro cumpriu seu papel e eu considerei uma boa leitura. Agora impressionada eu também fiquei e depois que li procurei não pensar mais a respeito. Graças que não ensinou nenhum ritual, dá medo só de pensar.
    Excelente resenha!

    bjs

    ResponderExcluir